Quando comecei a trabalhar em home office pouco antes de montar a ACOMP, lá por 1992, portanto, há 28 anos, muitos achavam estranho, alguns menosprezavam ou questionavam, diziam que não daria certo. Esse é o preço que se paga por estar à frente do seu tempo. Hoje não se fala em outra coisa no meio corporativo, além da COVID-19. Há empresas principalmente as de Tecnologia em que todo o seu efetivo está em home office. Outras com a maioria do seu efetivo administrativo trabalhando nessa modalidade. Outras definiram que vão continuar assim mesmo após a pandemia terminar. Outras optaram por mesclar alguns dias no escritório para reuniões, treinamento e interação presencial, outros dias da semana em home office conforme critério do profissional. Há alguns dias estava navegando no site de uma revista de negócios, e na seção das 10 matérias mais lidas, 4 eram sobre home office. É interessante como esse assunto ou modo de trabalho ganhou visibilidade com a pandemia da COVID-19, obviamente no início por necessidade, mas agora a discussão é por opção, assim como a sua continuidade após a pandemia para diversas funções. Como são justamente as atividades administrativas, financeiras, de tecnologia, governamentais, de mídia, jornalismo, entretenimento, consultoria médica, jurídica, de moda, educação, etc., que possuem mais visibilidade e empregam um contigente relevante, o assunto ganhou força, e com certeza já começa a impactar o mercado de trabalho ao ponto de certas vagas serem oferecidas para trabalhos 100% em home office. Começam a surgir até outras alternativas com um viés de mobilidade, para trabalhar em locais prazerozos ou pelo menos variados, como o lançamento por uma montadora de um carro-escritório. Em primeiro lugar somente algumas atividades têm a possibilidade de optar por um trabalho presencial ou em home office, outras não têm alternativa, o trabalho tem que ser presencial. Considerando-se apenas as atividades que realmente possam optar pelo presencial ou home office, não temos por objetivo aqui esgotar o assunto que é bem amplo, mas sim fornecer algumas Dicas da ACOMP, que são as seguintes: 1- Cada caso é um caso - Generalizar a solução home office pode levar a sérios problemas de Gestão, Produtividade, Saúde e até mesmo Trabalhistas. Há situações em que um modelo híbrido pode ser o mais adequado; 2- É importante a ajuda da Empresa - Na adequação do ambiente home office dos seus Funcionários, e no acompanhamento psicológico, para mitigar riscos de saúde, conectividade, trabalhistas, integração, etc.; 3- Checar a adequação ao Formato Home office - Nem todas as pessoas se adaptam perfeitamente a este formato por uma série de motivos, e isso inclui a gerência ou chefia imediata, além dos profissionais que executam as tarefas, e até mesmo seus Clientes. É preciso avaliar em um contexto mais amplo, para não perder bons profissionais ou arrumar problema onde não existia; 4- Resistência - Muitas lideranças ou chefias trabalharam por muitos anos no modelo Comando - Controle, e com certeza vão resistir a esse formato home office tão logo a situação se normalize, pois se sentem mais confortáveis no formato ao qual estão acostumadas. Assim também, muitos Profissionais sentem necessidade de receber feedback da chefia presencialmente e com mais frequência, ou seja, não estão habituados a assumir certos riscos ou ter total liberdade para desenvolver suas atividades; 5- Poderão ser necessários alguns investimentos por parte das Empresas - Em consultoria, conectividade, treinamento, softwares e mobiliário, entre outros. Alguns gestores e profissionais precisam ser capacitados e treinados para uma Gestão de Equipes orientada para a Entrega de Resultados e Produtividade Geral; 6- Normalmente são obtidos ganhos consideráveis por parte das Empresas - Redução nos custos de locação, manutenção, impostos, consumíveis, viagens e deslocamentos, energia, limpeza, etc. Portanto, com certeza é algo a ser considerado com a devida atenção. Faça como os Clientes do Plano ACOMP Shopping e do Plano ACOMP Empresa, prepare-se para o melhor. Ter um Planejamento Estratégico bem elaborado, um Acompanhamento Profissional da Operação, Treinar, Capacitar e Motivar sua Equipe se aplica em qualquer momento da economia, principalmente quando a concorrência só faz aumentar, e para competir é preciso ser o melhor no que se faz. Temos clientes que muito antes da pandemia já implantaram a Transformação Digital em suas Empresas, alguns ao ponto de não ter mais operação física. Outros estavam no digital e sentiram a necessidade de uma presença física no varejo para melhorar o relacionamento com seus clientes. Veja como podemos ajudar >> Acesse as seguintes seções de nosso site: >>> Serviços da ACOMP a longa distância >>> Nossa Empresa >>> Depoimentos de Clientes atendidos >>> Contatos Mais informações, é só visitar nosso site https://www.acomp.com.br e navegar pelas seções para conhecer as Soluções em Negócios da ACOMP. Você quer saber primeiro, ter uma vantagem competitiva para sua Empresa ou Empreendimento, ter qualidade de vida, seja cliente da ACOMP e chegue na frente. Desejamos Sucesso e Bons Negócios para Você, e conte sempre com a ACOMP ! Eng.° e Prof. Antônio
César Carvalho de Oliveira
Mais algumas Dicas da ACOMP para este momento: - Planejamento Estratégico – Sua empresa já deveria ter feito ou atualizado o mesmo. Se sua Empresa não tem um Planejamento Estratégico ou ele foi feito há muito tempo, esta é a hora de fazê-lo ou atualizá-lo. Isto é fundamental e indispensável, ok ? Nós podemos lhe ajudar, consulte-nos ! - Pense e Planeje Globalmente, mas Aja Localmente - Em tempos de economia globalizada e internet, é muito comum imaginar o potencial dos negócios globais, mas é importante que suas ações sejam vitoriosas primeiramente em seu bairro, cidade, estado e país, para depois evoluir para outros mercados internacionais, ainda mais em uma situação como esta; - Use e abuse da Criatividade – Em momentos como este, a criatividade pode fazer toda a diferença. Novos formatos de venda, novos produtos e serviços, novas formas de atendimento, podem levar seu negócio a um outro estágio bem mais interessante; - Fluxo de Caixa – Atenção especial neste momento deve ser dada ao Fluxo de Caixa, para garantir a operação, ainda que em menor escala; - Cooperação e Parcerias - Essa é uma atitude importante. Sozinho você pode até ir mais rápido, mas juntos, com certeza você irá mais longe e de forma mais sustentável; - Procure ajuda em fontes confiáveis – Muitas medidas e alterações estão sendo divulgadas, algumas já regulamentadas outras ainda na fase de propostas, solicitações ou em estudo; Atenção aos aspectos técnicos, de gestão, econômicos, financeiros, tributários e jurídicos. Se você não está em nosso site, vá em https://www.acomp.com.br e veja mais Dicas de Negócios. Conte com a Consultoria em Gestão Empresarial, Assessoria Comercial e a experiência comprovada de mais de 25 anos da ACOMP !
Dúvidas, nós podemos lhe ajudar inclusive remotamente, entre em contato com a ACOMP !
Alguns assuntos relacionados e mais Dicas do Eng.° e Prof. Antônio César - Homenagem da ACOMP aos Engenheiros Brasileiros - Estudo da ACOMP - Inovações no Varejo e nos Shopping Centers para a próxima década - Estudo ACOMP sobre Minimercados e Lojas de Conveniência - Logística Integrada: Um bom Planejamento é fundamental - Planos ACOMP passam a incluir o InovACOMP - Transformação Digital - Como implantar e obter sucesso com poucos recursos - ACOMP acerta mais uma vez sobre as melhores ações para Shopping Centers e o Varejo - ACOMP cria a Campanha: Compre Local, Compre Made in Brazil - Pesquisa Anual da ACOMP - Os 10 Melhores Negócios para o ano de 2020 - O Globo - Depois do WhatsApp, teles miram no cliente pós-pago - ACOMP desenvolveu Novas Palestras sobre Internet e Tecnologia - Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), a ACOMP esteve no ASSERJ Conecta 2018 - Estudo da ACOMP - Gestão e Vendas de Lojas Virtuais - Inovação - Estivemos no Museu do Amanhã e no MAR - Veja Fotos e Vídeos - Dicas e Serviços da ACOMP sobre TI - Conheça o Manual de Compliance da ACOMP - Band News TV - Gastos com tecnologia chegam a 15% do orçamento da população - Assista ao Vídeo - Automação do Pequeno e Médio Varejo e Aumentando as Vendas e a Lucratividade das Empresas - Kit Microsoft - ACOMP - Clique aqui ! - Jornal do Commercio - Empresas utilizam Intranets na relação com funcionários - Jornal do Commercio - Os desafios do comércio na Web - Revista ACRJ - ACIJA prepara seu lançamento na Internet - Jornal do Commércio - Tecnologia gera bons dividendos - Conheça a Campanha da ACOMP sobre Meio Ambiente - Geografia Econômica - Um pouco mais da História do Brasil - Veja na seção Novidades, mais Estudos e Pesquisas da ACOMP ! - Veja na seção Notícias, entrevistas e reportagens sobre a ACOMP !
Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:
Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento, Novidades e Notícias. São mais de 300 (trezentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, e vários serviços gratuitos disponíveis on-line. Contamos com a sua preferência, quando necessitar de algum dos nossos Serviços, ok ?
Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP Campanha ACOMP - Meio Ambiente Fale com a gente - Contatos Contrate a ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos e a Operação. Com a expertise da ACOMP, suas vendas e o lucro aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor. Visite o site da ACOMP
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2023 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|