Sábado, 16 de Setembro de 2000   

Internet & Cia 

Empresas utilizam intranets na relação com funcionários

Conceito de business-to-employee cresce com vantagens da Web

Giselle Andrade

As vantagens trazidas pela Internet começam a alcançar também a relação entre empresas e funcionários. A política, conhecida atualmente como business-to-employee, começou a ser adotada por volta de 1995. Com a disseminação das intranets - redes locais baseada em tecnologias Web -, os empresários descobriram que era possível transportar a gestão dos recursos humanos para dentro dos computadores, com otimização do tempo, transparência na comunicação, aumento da satisfação do funcionário e redução do uso de papéis.

No início, havia resistência do usuário, mas aos poucos a velocidade na troca de informações convenceu as empresas do valor das intranets. "Antes, era impossível o funcionário acessar seus dados pessoais. Hoje, isso é feito através da Web. É uma porta que se abriu," comenta Arquimedes Amaral, programador da Reduc. "A intranet é um canal eficiente e barato, que a empresa pode utilizar para manter o funcionário bem informado sobre qualquer assunto, de decisões importantes a listas de ramais e formulários de reembolso", completa Rodrigo Azevedo, diretor da FSB Comunicação.

Troca de informações

A velocidade é apontada como uma das maiores vantagens do business-to-employee. "Qualquer dado da empresa pode ser disponibilizado. Programas como Word, Excel e Access já estão sendo convertidos para o ambiente Web. Isso agiliza a troca de informações pelos setores", diz Amaral.

A utilização da intranet na relação com o empregado pode significar ainda ganhos operacionais para as empresas. Procedimentos manuais, como requisições de verba e comunicação interna, são automatizados. Com isso, o ambiente Web torna-se instrumento eficaz na organização e redução da circulação de papel.

Dependendo da necessidade da empresa, é possível incorporar à intranet links para acesso à Internet e recursos para criação de seções personalizadas. "Nossa rede possui e-mail, forum para discussão e um mecanismo de chat que possibilita participar de reuniões estando fora da empresa", exemplifica Alexandre Ribenboim, vice-presidente da MLab.

Cada empresa, ao implantar uma intranet, cria uma maneira de chamar a atenção dos funcionários para o uso da rede. Informações diárias, classificados e listas de aniversariantes são utilizados para aumentar a participação dos empregados.

Segundo o gerente de recursos humanos da ATL, Celso Cunha, a rede gerou na empresa velocidade e transparência na comunicação. "A empresa que não estiver na intranet estará fadada ao risco da comunicação truncada", afirma.

Mas é importante ressaltar que, para entrar no mundo informatizado, é necessário que a empresa tenha uma cultura de uso da Internet. "A necessidade de lucro rápido pode fazer com que a intranet traga prejuízos. Para implantar o sistema, a empresa tem que estruturar-se, mecanizar-se e depois criar a rede. Primeiro, tem que funcionar no papel, para depois ser implantada", ensina o consultor de empresas Antônio César Oliveira. "As grandes empresas não raciocinam em nível local e sim global. Há uma demanda maior de informação para difundir entre os funcionários.

Essas empresas já possuem a primeira etapa. Elas sabem o que querem, por que querem e como querem. Por isso, estão na frente das pequenas e médias", comenta.

Atualização do conteúdo

Na adoção de uma estratégia bem-sucedida de business-to-employee, é preciso também que sejam definidos os responsáveis pela atualização do conteúdo. "Na nossa empresa cada um ficou responsável por uma parte. Se uma informação está desatualizada no campo dos ramais, por exemplo, todos sabem a quem procurar", diz Amábile Regina de Oliveira, gerente de Marketing da DMi.

Segundo Amábile, a criação de um nome para a rede foi fundamental para que todos na empresa se interessassem pelo que surgia de novo. "Decidimos que a rede se chamaria zapnet. Fizemos um lançamento e constantemente estamos lembrando aos funcionários que tudo que precisam pode ser encontrado na rede. O projeto zap é constituído da zapnet, de um cibercafé e do correio eletrônico. O nosso único problema, hoje, é ligar os funcionários que trabalham na rua à rede interna. Tudo é feito através da colaboração e conscientização dos empregados, por isso deu certo", diz.


Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios, e na seção Novidades vários Estudos Setoriais da ACOMP.


Para mais informações, Clique Aqui  !

Veja alguns Depoimentos de Clientes da ACOMP !

Venha nos visitar,

ou nos convide para uma visita sem compromisso à sua Empresa.

ACOMP Planejando o Sucesso do seu Empreendimento !

Para obter mais informações sobre nossos Serviços, entre em contato pelo Tel. (21) 2445-5444, no horário comercial, de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas. Visite também o nosso site, www.acomp.com.br nas seções Apresentação, Serviços, Treinamento, e Perguntas e Respostas.

Links relacionados:

- Transformação Digital - Como implantar e obter sucesso com poucos recursos

- Pesquisa Anual da ACOMP - Os 10 Melhores Negócios para o ano de 2020

- O Globo - Depois do WhatsApp, teles miram no cliente pós-pago

- ACOMP desenvolveu Novas Palestras sobre Internet e Tecnologia

- Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), a ACOMP esteve no ASSERJ Conecta 2018

- Estudo da ACOMP - Gestão e Vendas de Lojas Virtuais

- Inovação - Estivemos no Museu do Amanhã e no MAR - Veja Fotos e Vídeos

- Dicas e Serviços da ACOMP sobre TI

- Conheça o Manual de Compliance da ACOMP

- Band News TV - Gastos com tecnologia chegam a 15% do orçamento da população - Assista ao Vídeo

- Automação do Pequeno e Médio Varejo e Aumentando as Vendas e a Lucratividade das Empresas

- Jornal do Commercio - Site

- Kit Microsoft - ACOMP - Clique aqui !

- Jornal do Commercio - Empresas utilizam Intranets na relação com funcionários

- Jornal do Commercio - Os desafios do comércio na Web

- Revista ACRJ - ACIJA prepara seu lançamento na Internet

- Jornal do Commércio - Tecnologia gera bons dividendos

- Conheça a Campanha da ACOMP sobre Meio Ambiente

- Geografia Econômica - Um pouco mais da História do Brasil

- Veja na seção Novidades, mais Estudos e Pesquisas da ACOMP !

- Veja na seção Notícias, entrevistas e reportagens sobre a ACOMP !


Para ver Depoimentos de quem já contratou nossos Serviços, e veja também mais de 280 (duzentas e oitenta) Reportagens, Entrevistas e Artigos do Eng.° e Prof. Antônio César sobre a ACOMP e seus Serviços, são matérias recheadas de Dicas de Negócios para sua empresa, projeto ou empreendimento, e aí Você vai entender porque somos Notícia - Nossos Serviços são de Qualidade superior.

Nós desenvolvemos "Soluções em Negóciós" para que os Empresários, Executivos e Empreendedores Brasileiros tenham Sucesso em suas atividades, o que se traduz em mais oportunidades de trabalho e renda, melhorando a Economia em nosso País e a Sociedade como um todo, com Segurança, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e respeito ao Meio Ambiente.

Outro diferencial relevante - Nossos Serviços são acessíveis às Pequenas e Médias Empresas.

Fique com Deus, e sucesso em suas atividades !

Cordialmente


Eng.° e Prof. Antônio César

Descubra porque quem nos contrata, recontrata !

Conheça www.acomp.com.br , ou ligue + 55 (21) 2445-5444, no horário comercial.

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 


Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Por que contratar uma consultoria ?

> Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja aqui o Perfil do Eng e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre os Serviços da ACOMP

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Clique aqui e veja vários Depoimentos de Clientes atendidos pela ACOMP e plenamente satisfeitos

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.