Pesquisa Anual da ACOMP
Os 10 Melhores Negócios para o ano de 2020

ACOMP Consultoria e Treinamento


Planejamento, Projetos, Estudos de Viabilidade, Pesquisas de Mercado,
Educação Corporativa, Assessoria Comercial e Gerenciamento.

Mantendo nossa tradição, há 25 (vinte e cinco) anos consecutivos e ininterruptos a ACOMP disponibiliza gratuitamente o Resultado de sua Pesquisa sobre as 10 Melhores Oportunidades de Negócios para o ano, no Estado do Rio de Janeiro e também para o Brasil. Este é mais um de nossos Serviços de Utilidade Pública, prova incontestável da Responsabilidade Social e Sustentabilidade de nossos Serviços.

Em nosso portal na internet www.acomp.com.br você encontrará também outras Dicas para o seu sucesso empresarial. A ACOMP é uma empresa de Engenharia Consultiva, Ensino e Pesquisa, que desenvolve Soluções em Gestão Empresarial, Marketing, Varejo, Engenharia e Educação Corporativa do mais elevado nível tecnológico, possibilitando aos seus Clientes ganhos operacionais e qualitativos, que resultam normalmente na liderança de suas áreas de atuação.

Agora você também pode acessar do seu smartphone ou tablet o portal ACOMP com toda Segurança, e navegar com maior mobilidade, sem a necessidade de nenhuma senha ou download de aplicativo. É só acessar. Contudo, nosso site é um portal de conteúdo, por isso é mais confortável acessá-lo com um notebook, desktop ou tablet. Além disso, nosso site também tem certificação https - conexão segura, ssl blindado, onde o acesso e a transmissão dos dados é criptografada, para maior segurança de nossos Clientes e dos Visitantes de nosso portal.

A ACOMP Consultoria e Treinamento é a primeira e única Consultoria Empresarial e de Educação Corporativa no mundo, que com recursos próprios e muito esforço, disponibiliza Serviços úteis e gratuitos on-line em seu site, além de dezenas de Dicas de Negócios de excelente qualidade, e que por isso foram e continuam sendo reportagens e matérias espontâneas em vários jornais, revistas, livros, rádios, tvs e sites, há mais de 20 (vinte) anos consecutivos e ininterruptos, para ajudar Micro, Pequenas e Médias Empresas, às Startups, aos Empresários, Executivos e Empreendedores em suas atividades.

Com essa iniciativa inovadora, incentivamos várias outras empresas e instituições a fazerem o mesmo, contribuindo para o empreendedorismo consciente e a geração de trabalho e renda em nosso país. Ao mesmo tempo, dessa forma contamos um pouco da história do mercado brasileiro e dos negócios nos seus mais diversos formatos, o que também tem servido de referência e fonte de consulta para inúmeras Instituições de Ensino, seus Professores e Alunos no Brasil e no mundo todo, prova irrefutável de nossa Responsabilidade Social e da Sustentabilidade de nossos Serviços.

Contamos com a sua preferência, na hora de você contratar um Estudo de Viabilidade, o Planejamento Estratégico, Estudos e Pesquisas de Mercado, Projetos, Consultoria Empresarial, Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial, Palestras e Treinamentos ou mesmo uma Mentoria ou Coaching. Afinal, que outra empresa de consultoria e treinamento oferece dicas de negócios tão úteis e importantes para você ?

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

Ressaltamos que as indicações desta Pesquisa da ACOMP, não dispensam a necessidade de elaborar um “Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira” específico sobre o Negócio a ser estabelecido, definindo o formato, investimento, custos, rentabilidade, ponto de equilíbrio - breakeven point, prazo de retorno do capital investido - payback, mark-up médio, capital de giro, entre outras premissas básicas, indispensáveis para o sucesso do negócio.

A execução de uma pesquisa de mercado junto ao público alvo no local pode ser necessária, dependendo do tipo de negócio. Cuidados devem ser tomados também na Avaliação do Ponto Comercial, e quanto ao Modelo de Negócio. Quando o Estudo de Viabilidade é executado pela ACOMP Consultoria e Treinamento, todos esses aspectos são avaliados, além de você receber assessoria comercial personalizada e completa. Atenção, nem todas as consultorias ou instituições têm por hábito elaborar uma análise tão detalhada quanto à da ACOMP, ou possuem a devida expertise para tal.

Pesquisas de Mercado da ACOMP, Clique Aqui para mais informações !

Portanto, na hora de buscar ajuda, quer seja uma simples orientação comercial, um estudo de viabilidade, consultoria empresarial, mentoria ou coaching empresarial, avalie com bastante cautela, veja o site da empresa, os depoimentos sobre os serviços prestados, peça referências, analise criteriosamente o currículo da empresa e do profissional que irá lhe atender, tem muita gente que “está consultor”, mas nunca foi consultor na vida.

Ou seja, seu empreendimento não pode servir para experiências e tentativas de erros e acertos, pois o custo de capital e tempo é elevado. Com a concorrência estabelecida no mercado atualmente, não há mais espaço para amadores e aventureiros, ou se faz a coisa certa, ou é melhor aplicar o seu tempo e capital em outro investimento.

Por que contratar uma Consultoria ?

Para ver os Resultados de anos anteriores, vá a seção Novidades de nosso site.

A divulgação da Pesquisa Anual da ACOMP é feita pelo nosso portal, nas seções tradicionais, Novidades e Notícias, como é praxe, além dos mecanismos de busca da internet, que tem dado um destaque especial.

Agradecemos aos portais de busca, e especialmente ao Google, pela indicação em suas primeiras páginas de buscas. É importante que estas Dicas de Negócios da ACOMP cheguem a quem realmente necessita delas, pois o objetivo é ajudar aos que empreendem honestamente em nosso País, e gerar mais empregos, renda e desenvolvimento para o Brasil.

Mais uma vez agradecemos a habitual colaboração da Imprensa Brasileira, Rádios, Jornais e Emissoras de TV que divulgaram nossa pesquisa, principalmente à Rádio CBN e ao Jornal O Globo e seus Editores, Jornalistas e Repórteres.

A ACOMP Consultoria e Treinamento pode ajudar Você a ter sucesso no seu novo Empreendimento, ou melhorar produtividade e a competitividade de seu Shopping Center, Empresa, Rede de Lojas, Franquia, Instituição ou Associação. Consulte-nos !

Clique aqui para mais informações !

Agora em 2020, esperamos também que o sucesso se repita como nos anos anteriores.

A seguir uma breve análise do momento atual, que reforça a necessidade de contratação de um Estudo de Viabilidade, para aqueles que vão empreender um novo negócio, promover expansões ou desenvolver um novo projeto.

>> Sinopse do Estudo Anual da ACOMP

O que há de bom neste ano, em termos de perspectivas:

>> A consistente redução da Taxa Básica de Juro SELIC e o seu nível atual, apesar de ainda um pouco elevado em relação às economias desenvolvidas, as quais chegam a praticar juros reais negativos, vai forçar quem tem recursos aplicados em renda fixa, títulos públicos e etc., a correr riscos, quer seja mudando seus investimentos e para muitos empreendendo, se quiser remunerar melhor o seu capital. Além disso, viabiliza novos investimentos por parte dos empresários que já estão no mercado.

Acertamos novamente, quando previmos taxa básica de juro de um dígito. Este é sem dúvida o item mais importante no momento para a retomada dos investimentos. Como não há espaço neste momento para grandes incentivos e reduções na política fiscal, pois o governo não pode gastar mais ou tributar menos, a política monetária se tornou a principal saída, e ela é fundamental para os investimentos privados poderem operar, pois sem isso não haverá recuperação dos empregos e da economia como um todo.

>> De uma forma geral, não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe. Portanto, após alguns anos recessivos consecutivos, parece que há um empenho mais objetivo tanto da classe política, bem como da sociedade, de pôr um fim nessa carestia. A preocupação externa vem das discussões comerciais entre EUA e China que estão melhorando, o bristish exit - "Brexit", a crise financeira na Argentina, e agora a crise do Coronavírus na China, que já impactou o mercado de commodities.

>> Os Recordes nas Safras Agrícolas no Brasil, sinalizam uma grande safra neste ano, pois o setor está capitalizado e o clima tem estado favorável, ajudando a segurar a inflação dos alimentos. Temos ainda os sinais de recuperação da economia na Europa, a baixa taxa de desemprego no EUA, e o desempenho dos Tigres Asiáticos somados, criam uma tendência de aumento de compra de commodities, o que beneficia nossas exportações, traz divisas para o País e segura em parte o dólar.

>> A questão dos Royalties do Petróleo é um caso tão importante para o País, que merece várias considerações complementares, e a forte queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional, mas que começa a se recuperar. Se você desejar saber mais sobre este assunto, veja nossa análise e os comentários no Relatório da Pesquisa Anual da ACOMP de 2013, na seção Novidades do site da ACOMP. A distribuição e o seu valor estão em análise pelos órgãos competentes, o que pode gerar receita considerável para vários estados, principalmente para o Rio de Janeiro, maior produtor nacional.

As perspectivas de negócios para este ano no Brasil só não são excelentes, em face do quadro Político, Governos recentemente eleitos, ano de eleições municipais, e necessidade da aprovação das Reformas Tributária e Política. Contudo, é preciso considerar que crises ou adversidades, sempre geram oportunidades. A questão principal é a inércia que normalmente o brasileiro tem frente aos eventos. Coisas do tipo: “- O país só funciona depois do carnaval. Ah, este ano tem muitos feriados, e por aí vai".

E daí ? O País não vai parar. Mais um motivo para pisar no acelerador, ter um planejamento estratégico bem elaborado, organizar a empresa internamente, treinar suas equipes, melhorar seus métodos e processos, realocar custos com propriedade, aproveitar as oportunidades e principalmente aproveitar a inércia dos outros. É preciso considerar também que estão sendo feitos vários investimentos simultaneamente. Receberemos mais turistas estrangeiros (este ano a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Unesco a capital mundial da arquitetura, e irá sediar o 27° Congresso Mundial de Arquitetos, além da Rio Oil & Gas e vários outros eventos importantes), os brasileiros também vão viajar e gastar mais pelo país, o governo federal atual entendeu que precisa privatizar alguns setores, ainda que chame isso de concessões ou “leilões”, o que tende a melhorar o gargalo da infraestrutura de nosso país.

Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

Contudo, o Varejo vai ter que trabalhar melhor, investir em conhecer mais as demandas de seus potenciais clientes, através de estudos e pesquisas de mercado, pesquisas de satisfação de clientes, auditorias operacionais, treinamento de suas equipes, logística e gestão empresarial para aperfeiçoar suas operações comerciais, afinal a concorrência aumentou consideravelmente. O Consumidor está endividado por aquisições anteriores e retraído em função do cenário atual. Vai ser preciso melhorar a gestão do negócio como um todo, para assegurar margens mínimas, e motivar as equipes para vencer a concorrência, incluídos aqui os shopping centers e supermercados.

Esperamos também uma melhor gestão da máquina pública, mais enxuta e eficaz, de tal forma que tenhamos os recursos arrecadados (leia-se IMPOSTOS) mais bem aplicados, o que melhorou sensivelmente no último ano. A quantidade de ministérios foi reduzida, e agora precisamos acompanhar a eficência e eficácia no desempenho das atividades. Esperamos que a Educação e a Saúde Pública sejam priorizadas.

São muitos políticos sem competência técnica e administrativa, palpitando sobre o dinheiro dos impostos arrecadados com o suor do povo, e por vezes legislando em causa própria. É preciso menos propaganda e mais gestão, métodos e técnica, mais seriedade com a coisa pública, melhor qualidade na aplicação dos recursos dos cidadãos, redução da corrupção, taxas de juros de primeiro mundo – ou simplesmente normais, erradicação da miséria em nosso País, estabelecimento de um ambiente menos hostil aos empreendimentos e às empresas, justiça tributária no Simples Nacional, e prioridade de verdade, e não de propaganda, para educação, saúde, segurança, infraestrutura e transportes.

Os desafios são grandes, mas, todos factíveis para governos competentes e sérios. A continuidade na política de infraestrutura, deixa a expectativa de dias melhores, com menos obras inacabadas, e um entrosamento maior dos ministérios e órgãos públicos, que juntamente com promessas de campanha, apontam para uma maior eficiência da máquina pública e a desoneração da produção.

Contudo, nossas dimensões continentais, somadas as riquezas naturais, ao quantitativo da população, e ao sistema político - democracia, nos oferecem várias oportunidades de crescimento sustentável.

Esperamos ainda que os desafios não desviem os Governos e o Congresso de seus compromissos para com o Povo Brasileiro. O que precisa urgentemente é desonerar a classe média que empreende, micro e pequenas empresas, sem a qual o País não vai sair dessa inércia.

É muito importante lembrar a todos os Cidadãos e aos Governos, que levamos anos para atrair a atenção e os investimentos para o Brasil. Veja a seção Geografia Econômica em nosso portal. Os holofotes do mundo ainda estão voltados para nós, e continuarão assim por mais alguns anos. Agora, a bola está com a gente, e só dependemos de nós mesmos. Precisamos fazer a nossa parte bem feita! O restante será uma consequência ! Por favor, não vamos desperdiçar esta oportunidade única, e fazer feio, ok ?

Uma Análise completa Macroeconômica e de Tendências da Economia no Brasil e mais especificamente no Estado do Rio de Janeiro, também foi estabelecida pela ACOMP, e será utilizada nos Estudos Setoriais que fazemos para os nossos Clientes, na Assessoria Comercial e Consultoria aos Empresários, Executivos e Empreendedores, quando da contratação de nossos Serviços, aumentando sensivelmente suas chances de sucesso.

Para mais informações, Clique Aqui  !

Novamente não nos foi fornecido nenhum patrocínio, quer seja de Instituições Públicas, Órgãos, ou Empresas Privadas, voltados ou não para Micro e Pequenas Empresas. Tivemos que arcar sozinhos com todos os custos desta Pesquisa e também do Estudo Anual da ACOMP.

Permanecemos com o intuito de ampliar as informações gratuitas o mais breve possível, mas para isto dependemos de uma maior contratação de nossos serviços, ou de patrocínio, pois os custos de um Estudo deste porte, qualidade e confiabilidade, são muitos altos.

Temos persistido em nosso objetivo há 25 (vinte e cinco) anos consecutivos, pois acreditamos que ninguém ganha nada se um Pequeno Empreendimento der errado. Perdem os Empreendedores suas economias, perdem os Funcionários seus empregos, o Governo em impostos, a Sociedade como um todo em opções, preços e serviços.

Muitos desprezam ou dão pouca atenção aos Pequenos empreendimentos, mas foi assim que começaram a maioria das multinacionais que aí estão, e hoje geram milhares de empregos e pagam milhões em impostos, desenvolvendo tecnologia e servindo à Sociedade. Várias destas empresas iniciaram suas atividades em garagens ou no caso do Brasil, no fundo do quintal.

Esperamos que o Estudo e esta Pesquisa sejam úteis para Você, aumentando suas chances de Sucesso, a partir da sinalização de demandas e perspectivas em nosso País.

Vale ressaltar que a concorrência nos dias de hoje é muito grande, a ponto de surgirem de uma hora para outra, várias Empresas ou Negócios do mesmo Segmento e por vezes com o mesmo Formato. Por este e outros motivos, o Planejamento Estratégico necessita ser feito por quem realmente possui expertise e know-how para isto, pois às vezes um único detalhe ou ponderação, poderá alterar significativamente os resultados. Mais do que nunca a “Experiência” faz a diferença, pois o papel aceita qualquer coisa.

Ao longo desses 25 anos, tivemos centenas de Clientes que fizeram com a ACOMP o Estudo de Viabilidade de seu Novo Empreendimento, e alguns casos interessantes: Um Pequeno Empresário que em apenas 6 (seis) anos, já está com 8 (oito) Lojas em operação, outro queria ser Franqueado e hoje é ele o Franqueador, outro que adequou sua ideia a um novo Modelo de Negócio a partir da assessoria da ACOMP, e hoje tem uma empresa consolidada e lucrativa, e muitos outros que cresceram e alguns que operam até no exterior.

Contudo, também tivemos alguns poucos casos, de quem ao receber o Estudo de Viabilidade da ACOMP, resolveu investir em outro Negócio, poupando assim muito capital, tempo, e evitando desilusões. Confira em nosso site, www.acomp.com.br , na seção Depoimentos.

Negócio não é jogo. Você pode ter sorte, mas, na maioria dos casos muitos outros requisitos são necessários, para se obter Sucesso em Negócios. Durante o Estudo da ACOMP, avaliamos também o seu perfil como Empreendedor, seu conhecimento sobre o negócio, além de outros indicadores muito importantes, e orientamos Você adequadamente. Quanto melhor orientado Você estiver, mais chance terá de superar os primeiros e mais difíceis anos de uma Empresa. Faça a coisa certa, pois o sucesso nos Negócios depende de dedicação, mas também de conhecimento e de ações corretas e perfeitamente adequadas.

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !


"Não confunda disponibilidade e fácil acesso às informações, com Experiência e Conhecimento".


Lembre-se de consultar a ACOMP, quando necessitar de um Planejamento Estratégico, Estudos de Viabilidade, Pesquisas de Mercado, Assessoria Comercial, Consultoria Empresarial e Treinamento.

 

Pesquisa Anual da ACOMP
Os 10 Melhores Negócios para o ano de 2020

1- Sistemas de Produção para a Indústria 4.0
2- Venda de Móveis, Computadores e Eletrodomésticos
3- Alimentação Alternativa e Saudável *
4- Manutenção em Geral, Reparos e Reformas *
5- Geração de Energias Limpas Renováveis *
6- Integração entre Lojas Físicas e Digitais *
7- Turismo interno - por todo o Brasil *
8- Estações Modulares de Tratamento de Água e Esgoto
9- Data Science e Proteção de Dados Cadastrais *
10- Marketing Político off-line e on-line.

 

Para saber mais informações sobre esta Pesquisa e o Estudo anual da ACOMP, ligue no horário comercial e fale com o Eng.° e Prof. Antônio César.

 

 

Pesquisas de Mercado da ACOMP, Clique Aqui para mais informações !

 

Notas:

1- * Itens que foram identificados também na Pesquisa Anual da ACOMP do ano passado. Contudo, esses itens apareceram agora em posições diferentes em relação ao ano anterior.

2- Os itens acima se aplicam em todo o País. Em alguns estados, a ordem dos setores de negócios listados acima será diferente. Consulte-nos para mais informações.

3- Foram excluídos desta Pesquisa Anual da ACOMP, Negócios somente acessíveis às Grandes empresas ou Grupos de investimento, como: Negócios Financeiros (Bancos), Prospecção e Exploração de Petróleo, e etc., os quais obviamente são bons negócios, porém inacessíveis aos novos empreendedores de micro, pequenas ou médias empresas.

4- O Resultado desta Pesquisa é válido para todo o ano de 2020, até Fevereiro de 2021, quando a ACOMP divulgará a Nova Pesquisa para 2021.

Contudo, caso sejam verificadas em Janeiro de 2021 alterações significativas em Leis Brasileiras, Medidas Governamentais, Eleições, ou qualquer outro fator interno ou externo recente, que possa impactar significativamente no resultado da Pesquisa Anual da ACOMP, a divulgação do resultado poderá ser postergada para os meses de Fevereiro ou Março, pois o mesmo terá que ser ajustado levando-se em consideração as respectivas mudanças.

5- Também em 2020, o Estudo Anual da ACOMP voltou a identificar outros Indicadores Específicos. São eles:

A- Os Negócios que fazem parte da lista dos 10 Melhores para o Rio de Janeiro, e que têm abrangência ou alcance Nacional. Ou seja, que se aplicam também a outros Estados do Brasil, e os consolidou na lista acima.

B- Os 10 Negócios com menos chances de sucesso, ou que são desaconselháveis, devido às poucas perspectivas de serem bem-sucedidos, frente ao cenário Estadual, Nacional e Internacional.

C- Os Negócios com "Maior Vida Útil Assegurada". São Negócios que estarão por mais tempo entre os Melhores ou mais indicados, devido às suas especificidades.

OBS: Estes Serviços, orientações ou indicadores mais específicos são objeto de uma Consultoria da ACOMP, ou poderão ser apresentados através das Palestras da ACOMP com o Eng.° e Prof. Antônio César, mas terão um valor a ser estabelecido, objetivando viabilizar parte dos custos deste Estudo e da Pesquisa.

Para obter mais informações sobre esta Pesquisa da ACOMP, ou sobre os outros dados levantados durante o Estudo Anual, entre em contato com a ACOMP, no Horário Comercial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, pelo Tel.+ 55 (21) 2445-5444.

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Nos negócios atualmente não basta a informação, é preciso conhecimento !

Eng. e Prof. Antônio César

Eng.° e Prof. Antônio César Carvalho de Oliveira
Sócio-Diretor

 

Esperamos que a exemplo dos anos anteriores, possamos contar com a habitual colaboração da Imprensa, possibilitando que mais Pessoas Físicas, futuros Empreendedores e também Empresários já estabelecidos, possam ter acesso aos resultados desta Pesquisa, através de uma ampla divulgação espontânea.

Nos anos anteriores, tivemos entrevistas concedidas à Rádio CBN, Rádio Nacional, TV Brasil (TV Educativa) e Agência Brasil, além de matérias publicadas em diversos veículos de grande circulação, como no Jornal O Globo - matéria de página inteira no caderno Boa Chance, Gazeta Mercantil (matéria de primeira página), Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Revista TUDO (matéria de página inteira), Revista Sistema Fecomércio, Revista da ACIJA, Jornal A Gazeta - ES, Diário da Manhã - Goiás, Jornal do Commercio, Jornal O Dia, Jornal do Brasil. Todas essas Reportagens e Entrevistas estão disponíveis on-line na seção Reportagens do site da ACOMP, em ordem cronológica de divulgação e publicação.

Se Você quiser ver o resultado de Pesquisas Anteriores da ACOMP, basta acessar a seção Novidades de nosso site www.acomp.com.br, e clicar sobre o Link resp
ectivo. Para ver as Reportagens e Notícias sobre a ACOMP, com Dicas de Negócios sobre Gestão Empresarial, Varejo e Shopping Centers, basta acessar as seções Notícias ou Depoimentos de nosso site www.acomp.com.br, e clicar sobre o Link respectivo. 


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.