O GLOBO

Economia - Quarta-feira - 28.04.2021

Entenda por que união entre Americanas e dona do Submarino acirra disputa no comércio eletrônico

Bruno Rosa e Stephanie Tondo

28/04/2021 - 21:10 / Atualizado em 29/04/2021 - 08:33

Grupo terá ações nos EUA. Analistas esperam forte valorização da B2W na Bolsa de SP nesta quinta. Varejista on-line absorve a rede de lojas físicas

 

Loja da rede Americanas em Copacabana, na Zona Sul do Rio Foto: Leo Martins / Agência O Globo / 3-4-2021

RIO - As Lojas Americanas S.A. e a B2W anunciaram na noite desta quarta-feira a fusão das suas operações, que dará origem à nova empresa americanas s.a. A informação foi adiantada pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim. Numa segunda etapa, a controladora do grupo varejista terá ações negociadas nos Estados Unidos.

De acordo com analistas de varejo, a união das duas empresas é vital para crescer em um segmento que vem ganhando cada vez mais competição, com o avanço de rivais como Amazon, Magazine Luiza e centenas de sites de comércio eletrônico.

A fusão já foi aprovada pelos conselhos de administração das duas empresas e será votada nas assembleias gerais extraordinárias no dia 10 de junho.

De acordo com o comunicado enviado pelas companhias à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a união das duas empresas, que têm ações negociadas na Bolsa de Valores (B3), será dividida em duas fases. Na primeira, os ativos operacionais das Lojas Americanas serão incorporados pela B2W.

A Americanas é atualmente a controladora da B2W. Sua incorporação pela varejista on-line reflete o crescimento da importância do comércio eletrônico para o grupo.

Fusão da Lojas Americanas S.A. e da B2W, dona do Submarino, já foi aprovada pelos conselhos de administração das duas empresas Foto: Divulgação

Como a atual B2W, a nova empresa seguirá listada no Novo Mercado, nível de maior governança da Bolsa de São Paulo (B3), e vai reunir as operações de varejo físico e digital, além dos ativos de logística e soluções financeiras. A ação da B2W (BTWO3) passa a ser AMER3.

Listagem nos EUA a partir da Lojas Americanas

Além da nova empresa americanas s.a., a antiga Lojas Americanas vai continuar existindo. A partir dela, na segunda etapa da operação, será criada um veículo de investimentos no exterior para listagem nos Estados Unidos, que se chamará Americanas Inc.

Isso porque é na antiga Lojas Americanas que estão as participações acionárias do trio de investidores que controla o grupo varejista: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Uma fonte do setor lembrou que a combinação das duas empresas vai permitir que a nova companhia consiga ter fôlego para aquisições, a exemplo do que vem sendo feito pela Magazine Luiza desde o ano passado.

Em comunicado, o grupo disse que a ida ao exterior tem como "objetivo elevar a história de investimento da companhia para um patamar global e promover o alinhamento estratégico de longo prazo com os acionistas".

Jorge Paulo Lemann tem participação acionária na antiga Lojas Americanas Foto: Ana Paula Paiva / Agência O Globo

Fabio Abrate, diretor Financeiro e de Relações com Investidores, disse que a combinação dos negócios cria um "poderoso" motor de fusão e aquisição.

— Vamos listar a Lojas Americanas nos Estados Unidos na Nyse ou na Nasdaq como veículo de investimento para atrair investidores com cabeça de mais longo prazo.

Segundo ele, o objetivo das companhias combinadas é conseguir atender ao cliente de forma mais rápida e conveniente. Ele citou ainda o apetite por fusões e aquisições:

— Com os dois negócios combinados, esse motor de fusões ganha celeridade maior. Fica mais fácil de mapear potenciais ativos e integrar esses ativos numa companhia combinada. Um dos objetivos da combinação é acelerar a frente de fusões e aquisições.

Além de formar uma varejista com forte presença física e on-line, capaz de enfrentar a concorrência de gigantes como Magalu e Via Varejo, a possibilidade de ter a holding Americanas Inc listada nas bolsas dos Estados Unidos é outro ponto positivo da fusão, na avaliação de Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos.

Segundo ele, o mercado norte-americano vem pagando prêmios elevados e com frequência “até estável” para empresas de e-commerce, tecnologia e fintechs, que é o que o grupo vai apresentar.

Americanas já controlava B2W

A B2W é atualmente controlada pelas Americanas, com 62,5%. A varejista on-line vem ganhando maior importância com a digitalização do setor, acelerada pela pandemia.

Ativos operacionais das Lojas Americanas serão incorporados pela B2W Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Juntas, as empresas possuem uma rede de cerca de 1.700 lojas físicas em 750 cidades do país e um marketplace online com mais de 87 mil vendedores.

O consultor Antônio César Carvalho, sócio-diretor da ACOMP Consultoria e Treinamento, destacou que a união vai gerar muitas sinergias devido ao modelo de gestão e negócios das empresas, permitindo redução de custos, aumento da capilaridade, melhorias na logística, no marketing e na experiência do consumidor.

— Além disso, facilita a captação de novos recursos na Bolsa, ao encorpar a empresa principal, permitindo fazer frente de forma mais ostensiva à concorrência. Como se tudo isso fosse pouco, é uma tendência atual e que temos implantado nos nossos clientes, com a integração do comércio físico com o virtual — disse Carvalho.

Ulysses Reis, da Fundação Getulio Vargas (FGV), reforça que a união das empresas vai melhorar a produtividade e reduzir os custos de gestão e distribuição. Segundo ele, a pandemia do coronavírus acelerou o processo de digitalização das empresas, uma vez que o consumidor, que passou a ficar mais tempo em casa, exige hoje uma entrega mais rápida.

— E esse movimento de digitalização por conta da pandemia continua neste ano. As empresas precisam ser mais eficientes para atender ao consumidor mais exigente. A tecnologia hoje permite que todas as operações de lojas físicas e virtuais operem juntas, aumentando o controle da operação. Essa combinação permite soluções logísticas como comprar na internet e pegar na loja, por exemplo — citou Reis.

Papéis podem subir na quinta-feira

Para Esteter, os efeitos da fusão deverão ser sentidos nesta quinta-feira na Bolsa, com a possibilidade de altas acima de dois dígitos. Segundo ele, o mercado vê com bons olhos a operação, que pode elevar a eficiência da companhia, com redução de custos para as empresas na integração das operações, além de ganho de escala em diferentes frentes.

— Quando saiu a notícia de que havia a possibilidade de união dos negócios, em fevereiro, a gente viu os papéis disparando duplos dígitos. E hoje vimos uma performance sólida, com a B2W subindo 2%, a Americanas subindo entre 2% e 3%, mas é difícil dizer que houve uma antecipação, apesar de ter sido um dia positivo. Talvez na quinta-feira a gente veja um movimento mais agressivo.

Bruno Ozelame, sócio e estrategista de alocação da Ável Investimentos, ressalta que como o movimento não foi exatamente uma surpresa para o mercado, dificilmente as ações das empresas irão repetir a alta de mais de 20% que foi observada na Hering (HGTX3) nesta semana, após o anúncio da incorporação pelo Grupo Soma (BVMF), que não era esperada.

— Deve gerar valor, sim, mas a princípio não deve ter um impacto tão forte, já que a notícia já havia sido antecipada pelo mercado — afirma.

Além do acordo desta quarta-feira, as Lojas Americanas também já vêm acelerando processos de fusões e aquisições. A rede celebrou um acordo com a BR Distribuidora para operar as lojas nos postos de combustíveis. As duas empresas estão criando uma nova companhia. Há alguns dias, a Americanas anunciou a compra de 70% das ações do Grupo Uni.co, dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands.

=================================================

Notas da ACOMP:

O Comércio Eletrônico, e-commerce, assim como os Serviços on-line tiveram suas demandas aceleradas pela atual pandemia, influenciados diretamente pelas necessidades e novos hábitos dos consumidores. Esse movimento gera novas oportunidades de negócios para as empresas que estiverem adequadas às novas demandas do mercado.

A ACOMP Digital, nossa divisão de Serviços Digitais pode ajudar sua empresa ou empreendimento na Integração do seu Varejo físico com o On-line, desde a implantação de uma loja virtual, até um marketplace, assim como na elaboração de um Planejamento Estratégico eficiente e eficaz, perfeitamente adequado ao seu público-alvo, a este momento e ao que está por vir.

> Consulte a ACOMP e saiba como podemos ajudar, a melhorar a performance da sua Empresa ou Empreendimento.

> Clique aqui para conhecer os nossos Serviços de Consultoria, Assessoria e Mentoria.

> Para ver Depoimentos de Empresas, Shopping Centers e Instituições que já contrataram os Serviços da ACOMP, clique aqui

> O comportamento atual dos consumidores está demandando uma análise muito mais complexa, dos seus anseios e necessidades. Esse assunto é tema de uma das minhas Palestras sobre Tendências e Estratégias de Negócios.

Se você se interessa por Inovação, Tecnologia e os Novos rumos do Varejo, veja os links a seguir:

- Transformação Digital - Como implantar e obter sucesso com poucos recursos

- Pesquisa Anual da ACOMP - Os 10 Melhores Negócios para o ano de 2021

- ACOMP desenvolveu Novas Palestras sobre Internet e Tecnologia

- Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), a ACOMP esteve no ASSERJ Conecta 2018

- Estudo da ACOMP - Gestão e Vendas de Lojas Virtuais

- Inovação - Estivemos no Museu do Amanhã e no MAR - Veja Fotos e Vídeos

- Dicas e Serviços da ACOMP sobre TI

- Band News TV - Gastos com tecnologia chegam a 15% do orçamento da população - Assista ao Vídeo

- Automação do Pequeno e Médio Varejo e Aumentando as Vendas e a Lucratividade das Empresas

- Jornal do Commercio - Site

- Kit Microsoft - ACOMP - Clique aqui !

- Jornal do Commercio - Empresas utilizam Intranets na relação com funcionários

- Jornal do Commercio - Os desafios do comércio na Web

- Revista ACRJ - ACIJA prepara seu lançamento na Internet

- Jornal do Commércio - Tecnologia gera bons dividendos

Tem muito mais on-line em nosso site, acesse www.acomp.com.br

 

Para mais informações, Clique Aqui  !

 

=================================================

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

É muito importante destacar que, com a recuperação gradual da economia do país, surgem grandes Oportunidades de Negócios. Mas é preciso inovar, e "pensar fora da caixa". Conte com a ACOMP para empreender com segurança e assertividade !

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio.

Também é importante o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja o Perfil do Eng e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP

Fale com a gente - Contatos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.