Roberta
Cecchetti e Patrisia Ciancio
"Em
todos os setores que envolvam vendas, o telemarketing é uma ferramenta
eficaz e fundamental para manter o contato com o cliente". A afirmação
é do consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp - Treinamento
e Consultoria. O telemarketing deve ser utilizado por empresas de qualquer
porte e ramo de atuação.
Um dos setores que descobriram o telemarketing é o imobiliário, que
já oferece até cursos sobre o assunto. Antônio César assegura que, no
ramo de imóveis, o trabalho de vendas precisa ser geral. "A venda não
termina quando o cliente compra o produto, no caso o apartamento. Ele
precisa ser fidelizado para que indique a construtora a parentes e amigos
e até volte a procurá-la caso decida comprar outro imóvel. Como qualquer
consumidor, quem compra apartamento tem que ser tratado de forma personalizada.
Os profissionais do telemarketing devem estar atentos às necessidades
do comprador", avalia Antônio César.
Antes da implantação do serviço, é preciso uma boa pesquisa de mercado.
"O empresário necessita saber exatamente quem são os seus clientes e
o nicho que será atingido. O trabalho deve ser bem direcionado e objetivo
para que não se perca verba e tempo", analisa o consultor, que costuma
fazer pesquisas semelhantes para vários clientes, entre eles as Casas
Sendas.
No setor imobiliário, o trabalho é feito da mesma forma. "O empreendedor
precisa fazer uma pesquisa para saber qual será o tipo de público de
um determinado lançamento para direcionar o telemarketing. O corretor
deve ter noção do perfil do cliente para poder correr atrás dos compradores",
observa Antônio César.
O Sindimóveis Rio e o Sebrae promoverão de 13 a 17 de setembro, das
18h às 21 horas o curso Telemarketing - Como Garantir Sucesso no Mercado
Imobiliário. A inscrição custa R$ 80 e pode ser feita no próprio Sindimóveis.
Constam do programa conceitos centrais de marketing; evolução do telemarketing;
a importância da comunicação através do telefone; passo a passo para
um bom atendimento; estratégias para comunicação telefônica; como solucionar
problemas e televendas.
A Acomp - Treinamento e Consultoria costuma oferecer regularmente o
curso Telemarketing: Excelência e Qualidade no Teleatendimento. As próximas
turmas já estão sendo formadas e os interessados, independentemente
do segmento de atuação, poderão entrar em contato com a empresa para
maiores informações.
- O telemarketing tem custo reduzido se comparado ao feedback e oferece
um atendimento personalizado, o que faz o cliente se sentir valorizado
- conclui Antônio César.
Quando
o e-mail pode ser uma boa estratégia
Telemarketing ou e-mail? Cada empresa deve escolher o
meio de divulgação que melhor lhe convier, sempre pensando na relação
custo/benefício. Para manter um sistema de telemarketing com 12h diárias
de operação, é preciso movimentar, mensalmente, cerca de R$ 4 mil. Neste
período, cada operador realiza em média 50 ligações.
Por outro lado, a divulgação de produtos por e-mail pode realizar cem
operações a cada cinco minutos e requer menos mão-de-obra.
No entanto, o telemarketing tem se tornado uma das ferramentas mais
utilizadas no setor de vendas, superando, em resultados, a agilidade
e economia de custos que o e-mail oferece. Quem prefere a venda pelo
telefone aposta no contato direto com o cliente, que garante um retorno
imediato sobre a receptividade do contato estabelecido.
O telemarketing exige uma ação de planejamento, estruturada a partir
da elaboração de um banco de dados que possa adequar o produto ao perfil
do cliente. A tática segue a tendência de segmentação de mercado, baseada
na pesquisa de preferências e de reconhecimento da área de atuação.
RETORNO. De acordo com a diretora da FPS Informática,
Silvana Christina Cunha, o telemarketing atinge o público de maneira
direta, enquanto a divulgação por e-mail é passiva e o retorno pode
demorar dias ou até meses. "Por e-mail, o cliente se sente mais à vontade
para recusar a proposta, já que elimina a tentativa de persuasão, além
de alcançar um público ainda restrito", analisa.
O telemarketing pode ser ativo - quando a partir de cadastros a empresa
procura o cliente - ou receptivo, no qual o produto atrai o contato
do interessado. De acordo com o diretor da Hurry Marketing Direto, Paulo
Eduardo Sampaio, a venda por telefone é um recurso bem-sucedido e não
apresenta índices de rejeição no Brasil. "As pessoas são muito receptivas
no caso do telemarketing profissional, de atuação direcionada, justamente
porque precisam do produto no seu dia-a-dia. E além disso, não é um
serviço intermediado efetivamente por um sistema, mas por pessoas",
afirma.
Sampaio explica ainda que o e-mail pode ser um recurso interessante
quando o objetivo não é exclusivamente a venda, mas o contato inicial.
"O custo de uma ação de telemarketing é mais caro, mas oferece resultados
que, mesmo a longo prazo, fazem parte de um processo gradual, até mesmo
para o cliente conhecer o produto", ressalta.
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