Sábado, 29 de novembro de 2003. COMÉRCIO Aluguel não é a única alternativa para lojistas que desejam ingressar em shopping Lojas compradas são opção em mall
A ação judicial movida por lojistas contra 13 shoppings do Rio, anunciada nessa semana, traz de volta ao debate as vantagens e desvantagens de malls com lojas vendidas frente aos que alugam o espaço. Os aluguéis altos, agora questionados na Justiça, acabam inviabilizando investimentos, reclamam lojistas. E há quem diga que vale mais a pena começar o negócio com uma loja própria e é alternativa a quem deseja ingressar em shopping e não pretende arcar com as altas taxas cobradas pelos malls alugados. - Um shopping alugado funciona bem para as grandes redes de lojas. Para butiques como a minha, não vale a pena - diz a empresária Fernanda Chies, proprietária da marca leva seu nome. Ela afirma ter se arrependido de trocar um espaço no Shopping da Gávea, que é comprado, pela loja do Rio Sul, um dos mais tradicionais malls alugados da cidade. "Aparentemente, o Rio Sul pareceu mais lucrativo, porque o fluxo de público é bem maior, mas o custo para se manter é altíssimo e não compensa", explica, acrescentando que já considera a mudança de ponto de venda no ano que vem. O supervisor da rede D'Alessandro, Eduardo Ghazi, vai além. Para ele, os contratos dos shoppings alugados só visam um lado, "o dono do shopping". Ghazi conta que, no ano passado, preferiu comprar uma loja no Città América, na Barra da Tijuca, justamente por isso. "O meu custo x benefício ainda não vale a pena, mas investimos pensando no longo prazo, e por isso ir para um mall vendido foi a opção", diz. Fazer um planejamento de negócios é a dica do consultor de varejo Antonio César de Oliveira, da Acomp Consultoria e Treinamento, para quem pretende investir no comércio. E para ele, ter foco é o principal quando se fala em escolher o melhor shopping. "Cada segmento tem seu público específico, por isso, é importante, por exemplo, estar atento ao perfil e ao comportamento dos frequentadores de cada mall para se chegar ao mais adequado para seu segmento", avisa. Descontrole sobre o mix é principal queixa Por outro lado, o pouco controle sobre o mix de lojas é característica dos shoppings vendidos que desagrada aos comerciantes. O diretor da Maria Bonita, rede especializada em vestuário feminino com lojas no Rio Sul, Barra Shopping e Shopping da Gávea também concorda com a idéia. Para ele, o custo dos shoppings alugados contribui para a perda de competitividade na hora de atrair o lojista, mas não deve ser o único fator a ser levado em consideração. - O mix de lojas a sua volta influencia o negócio e é melhor controlado nos shoppings alugados - lembra. Entre os shoppings cariocas que oferecem espaço para venda, estão o shopping da Gávea, Guadalupe Shopping, Barra Garden, Quality Shopping e Città América. Para comprar uma loja no Barra Garden, por exemplo, o lojista deve desembolsar o equivalente a R$ 2,5 mil o metro quadrado. O Shopping tem hoje 50% de ocupação. "O mall tem apenas quatro anos e agora está começando a se adequar ao mix adequado", afirma Humberto Campos, superitendente do shopping. Na última quarta-feira, cerca de 2 mil lojistas de shoppings centers do Rio entraram com uma ação civil pública contra 13 malls da cidade. Representados pelo Sindicato do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio), os comerciantes querem mudar as condições contratuais dos aluguéis e dos fundos de promoção cobrados pelos shoppings. Segundo o Sindilojas, a decisão foi tomada depois de esgotadas as possibildades de negociação com os administradores de shopping. Os lojistas afirmam que as altas taxas vêm inviabilizando a atividade de pequenos e microempresários, forçando muitos a fecharem as portas. Prós e Contras de cada modelo PRÓS SHOPPINGS
VENDIDOS SHOPPINGS
ALUGADOS ------------------------------------------------------------ CONTRAS SHOPPINGS
VENDIDOS SHOPPINGS
ALUGADOS Fonte: ACOMP Consultoria e Treinamento NOTA da ACOMP: A correta avaliação do melhor e mais adequado Ponto Comercial para abrir seu novo Empreendimento é fundamental para o Sucesso Empresarial de novas Lojas. A ACOMP poderá assessorar Você na Avaliação e Seleção do melhor Ponto Comercial para o seu Negócio. Fale com a gente - Entre em contato. Nós podemos ajudar !
Veja a seguir mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.
Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio. Também é importante o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.
Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center. Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.
Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento: Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ? A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.
Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ? A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P > Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total > Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões > Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets > Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração > Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.
Você só quer algumas Dicas ? Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line. Veja o Perfil do Eng.° e Prof. Antônio César Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP Fale com a gente - Contatos Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|