![]()
ENCONTRO
- Convenção deve movimentar R$ 25 milhões, no Riocentro,
até amanhã MARCOS LOBO Teve início ontem no Riocentro a 17a Convenção de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Super Rio), promovida pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj). O evento reunirá até amanhã mais de 100 expositores de marcas regionais, nacionais e internacionais, e ainda prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos para o setor. A expectativa dos organizadores é gerar R$ 25 milhões em negócios durante os três dias do encontro. Na abertura do evento - que teve a presença da governadora do Rio, Rosinha Garotinho e do secretário de Agricultura do Estado Christino Áureo -, o presidente da Asserj, Aylton Fornari, disse que o encontro é uma oportunidade para avaliar o desempenho dos supermercadistas. "Nosso setor teve desempenho menor do que esperado no ano passado, com crescimento de 3,34% nas vendas, quando era esperada alta de 6%. Ainda assim, conseguimos faturamento de R$ 8 bilhões em 2004, além de investimentos de R$ 80 milhões em novas lojas", disse. Fornari aproveitou o encontro para criticar a carga tributária praticada no País. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira, concordou que a carga tributária é um entrave ao crescimento. Fornari cobrou do Governo do Estado a adoção de um regime especial de ICMS para as centrais de compras fluminenses. Em resposta, a governadora Rosinha Garotinho garantiu a aplicação de uma regra específica para as centrais será avaliada em breve. "Vamos conversar para fazer o melhor possível para atender o setor", disse. A governadora lembrou que outras medidas adotadas por seu governo têm contribuído para o crescimento dos supermercados no Estado. "E a Central de Logística e Serviços da Baixada Fluminense é prova disso", afirmou, referindo-se ao complexo de distribuição de mercadorias, que deve ser inaugurado parcialmente em abril. Esse é o segundo ano consecutivo da Super Rio após as interrupções de 2002 e 2003. Na ocasião, a Asserj garantiu que a feira não fora realizada para dar suporte à Expo Abras, encontro maior do setor e que reúne supermercadistas de todo o País. Com a ida definitiva da Expo Abras para São Paulo, a expectativa agora é fortalecer a versão regional do evento. Fabricante da Coca-Cola no Estado do Rio e Espírito Santo, o diretor de marketing da Rio de Janeiro Refrescos, José Borda, afirma que os supermercados respondem hoje por 57% das vendas da empresa na região. Isso justifica a presença da companhia na feira, com estande de 126 metros quadrados. "Queremos mostrar o quanto o canal de supermercados é importante para nós", disse, lembrando que as garrafas de 2,5 litros e 1,75 de PET são exclusivas para supermercados. Já a Rede Economia de Supermercados está presente com estande junto a outras redes de compras do Estado. "É oportunidade para recebermos fornecedores e pequenos empresários interessados em ter contato com o associativismo", disse Ronaldo Teixeira, diretor executivo da empresa, que calculou em 3% o crescimento da rede em 2004.
- É uma nota significativa, que mostra o bom desempenho das lojas, ainda que tenham que lidar com uma enorme quantidade de produtos - disse Antônio César Oliveira, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento e responsável pelo estudo. A pesquisa ouviu clientes de supermercados sobre uma lista de 24 atributos, como promoções, conforto, SAC, sorteios e vendas pela internet, entre outros. Além de revelar que preço é o fator decisivo para as compras do consumidor, a pesquisa ainda mostrou que as pessoas também estão preocupadas com a qualidade dos produtos, variedade, a localização da loja e o atendimento. Outro dado: 28% disseram preferir fazer as compras mensalmente, 57% afirmaram usar dinheiro, e 25% costumam gastar entre R$ 51 e R$ 100 cada vez que vão ao mercado.
Nota da
ACOMP:
Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Veja no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo. ------------------------------------------------------------ Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento: Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ? A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------ Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ? A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P > Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total > Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões > Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets > Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração > Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você só quer algumas Dicas ? Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line. Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP Fale com a gente - Contatos Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|