Pesquisa
de Valor e Satisfação de Consumidores
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do Rio de Janeiro quanto aos Supermercados |
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Entre dezembro de 2004 e fevereiro de 2005, A ACOMP realizou
para a ASSERJ, Associação de Supermercados do Estado do
Rio de Janeiro, a Pesquisa de Valor e Satisfação de Consumidores
do Rio de Janeiro quanto aos Supermercados.
Esta
Pesquisa da ACOMP para a ASSERJ é inédita no Brasil, tanto em seus objetivos bem
como na Metodologia aplicada.
Uma
Sinopse desta Pesquisa foi apresentada na abertura da 17ª. Convenção
de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, a 17ª. Super Rio, em
14 de março de 2005, no Riocentro - RJ, para mais de 500 (quinhentas)
pessoas, com a presença da Governadora do Rio de Janeiro, do Pres.
da ABRAS, do Pres. da ASSERJ, da APAS, da AMIS, além de vários
Presidentes de outras Associações de Supermercados dezenas
de Supermercadistas e seus Colaboradores, Secretários de Estado,
Deputados e demais Autoridades, através da Palestra do Eng.°
e Prof. Antônio César.
Veja algumas fotos do Evento
No dia seguinte, 15/03, a Pesquisa da ACOMP foi matéria em
3 dos 4 principais Jornais do Rio de Janeiro, no O Globo, no Jornal do
Commercio e no Jornal O Dia. Seguem os links de duas delas:
O
GLOBO - Preço ainda é o que
mais atrai os consumidores
Jornal
do Commercio - Super Rio reúne Supermercadistas
Alguns Dados que a Pesquisa oferece:
Local de Aplicação: Cidade do Rio de Janeiro e Principais
Cidades vizinhas
Amostra - Quantidade de Entrevistados - 600 (seiscentas pessoas)
Classificação Sócio Econômica dos Entrevistados:
Perfil - Sexo - Idade - Renda Familiar - Escolaridade
Preferência por Tipo de Supermercado
Freqüência com que faz Compras em Supermercados
Gasto Médio nos Supermercados
Formas de Pagamento mais utilizadas nas Compras
Avaliação de 24 (vinte e quatro) Atributos
Comparativo de Valor para os Clientes, quanto à cada Atributo
Comparativo das Notas dadas a cada Atributo
Análise das Notas dadas pelos Entrevistados
Nota Média Geral dada aos Supermercados do Rio de Janeiro
E vários outros Indicadores sobre o Comportamento dos Consumidores
Cariocas no Varejo !
O
Destaque da Nova Metodologia da ACOMP é o DVA
- Desvio de Valor ACOMP
O
DVA da ACOMP é uma Metodologia Inédita, que avalia a Satisfação
dos Consumidores em relação a cada Atributo medido, porém
considerando o Valor de cada Atributo para cada Consumidor entrevistado,
o que "assegura muito maior precisão".
Outro diferencial muito importante do DVA da ACOMP, é que além
de identificar as Demandas dos Consumidores, esta nova metodologia desenvolvida
pela ACOMP, consegue ordená-las por Grau de Prioridade para estes
Consumidores. Este dado é fundamental para priorizar as ações
de Marketing, Relacionamento, Atendimento e Vendas aos Clientes.
Com
as Pesquisas da ACOMP Você economiza muito Tempo e Dinheiro, pois
ao invés de ficar tentando ver se acerta, Você saberá
o que é mais importante para o seu Cliente, "e em que ordem".
Se Promoções, Horário de Funcionamento, Preços,
Venda por Internet, Sorteios, Variedade de Marcas, Facilidade de Pagamento,
Tamanho da Loja, Estacionamento, Entrega em Domicílio, Conforto
e etc., etc..
Dá para perceber que fica muito mais fácil Vender, com estas
informações.
Acreditamos que esta Pesquisa da ACOMP poderá ser útil a
Você, ajudando-o a compreender melhor os Anseios e Expectativas
dos Consumidores do Rio de Janeiro, quanto ao Varejo em Geral.
Afinal, o Setor de Supermercados é o setor mais competitivo do
Varejo Brasileiro e também Mundial, onde só os Melhores
sobrevivem, pois contam com a presença de Grandes Redes Internacionais
competindo com Redes Nacionais e ainda como uma série de Redes
Associativas de Pequenos Supermercadistas, isto sem contar com a competição
com as Lojas de Conveniência (Postos) e Pequenos Mercados, Grandes
Padarias, e Mercearias.
Os
Fornecedores deste setor do Varejo, também em sua grande maioria,
são formados por fortes Grupos Internacionais. Além disto,
é extremamente complexo gerenciar uma gama tão variada de
produtos, de Gêneros Alimentícios a Computadores, de Roupas
até Autopeças, de Móveis a Produtos Veterinários,
de Eletrodomésticos a Drogaria, de Padaria a Postos de Combustíveis,
de Financeiras a Sistemas de Fidelização, e por aí
vai.
Em alguns casos, têm-se Pequenos Shoppings na frente do Hipermercado,
Vendas pela Internet, Postos de Combustíveis, Entregas em Domicílio,
Agências de Viagens, com a presença em Lojas de Rua e em
Shoppings.
Só para se ter uma idéia o Maior Varejista e Maior Empregador
do Mundo, atua neste setor, o Wal Mart.
Fazem parte da ASSERJ, a Associação que contratou a ACOMP,
todos estes grupos,
Wal Mart, Carrefour, Pão de Açúcar - Extra, Casas
Sendas, Prezunic, Guanabara, Zona Sul, Mundial, Rede Carioca, Rede Economia,
Grandes Fornecedores, e etc..
Por isso é que dizemos que quem entende
mesmo de Varejo, contrata os Serviços da ACOMP, e as Palestras
do Eng.°
e Prof. Antônio César !
Depoimento do Dr. Aylton Fornari - Pres. da ASSERJ
em 11/04/05
Ref. Pesquisa de Mercado sobre Grau de Satisfação do Consumidor
para com os Supermercados do Rio.
Apraz-nos cumprimentá-lo pelo excelente trabalho realizado para
a ASSERJ quanto ao assunto em referência.
O resultado foi de ótima qualidade, demonstrando competência
e profissionalismo na sua realização, tendo atendido aos
objetivos e prazos programados.
Nossos agradecimentos pela sua solicitude e presteza e votos de crescente
sucesso, o que, temos certeza, acontecerá, mercê de sua reconhecida
idoneidade e competência.
Abraços
Aylton Fornari
Presidente da ASSERJ
A Dica da ACOMP é a seguinte:
Esta Pesquisa poderá ser adquirida pela sua Empresa por um
valor bem acessível
através da ASSERJ. Contatos pelo Tel. (21) 2584-6339 - Sra. Teresa.
São 2 Livros de pura Informação e Conhecimento sobre
o Varejo do Rio de Janeiro.
Sua
Empresa ou Instituição se preferir, poderá adquirir
somente os Relatórios Segmentados desta Pesquisa, são Relatórios
referentes às Regiões: Zona Sul, Zona Norte, Jacarepaguá,
Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Para contratar as Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Viabilidade Comercial, de Opinião e de Satisfação
de Clientes e Pesquisas de Clima Organizacional da ACOMP, ou as Palestras
do Eng.° e Prof.
Antônio César:
Consulte
a ACOMP como Você preferir:
- Por
telefone ou pessoalmente:
Av. dos
Mananciais, 609 - parte - Jacarepaguá - RJ.
De Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18 horas
Telefone: (21) 2445-5444
Prof. Antônio César - Diretor Comercial.
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