Economia - Terça-feira, 15 de março de 2005 Ledice
Araujo Quando o Plano Real foi lançado em 1994, a inflação chegava a 40% ao mês e as donas de casa corriam em busca de produtos em oferta para estocá-los, com medo dos reajustes. Hoje, passados quase 11 anos e com a inflação estabilizada, o preço ainda é o principal atrativo que leva o consumidor a comprar um produto.
É o que revelou a pesquisa feita pela Acomp Consultoria e Treinamento com 600 consumidores do Rio, para avaliar o grau de satisfação.
- A renda do consumidor está achatada, por isso o que ele olha primeiro é o preço explicou o Antônio César de Carvalho Oliveira, diretor da Acomp.
Os outros atributos mais citados para uma boa compra foram qualidade dos produtos, atendimento e conforto nas lojas. Dos 24 itens pesquisados, o relativo à venda pela internet foi o que registrou o menor índice de preocupação do consumidor.
Supermercados faturam R$ 8 bilhões no Estado do Rio.
A pesquisa divulgada ontem, na abertura da 17A. Super Rio, mostrou ainda que 51% dos consumidores fazem compras por mês ou por semana; e 46% gastam entre R$ 50 e R$ 200. A maioria 57% - paga em dinheiro; 34% pagam com cartão de crédito; e 17,7%, com o de débito*. O encontro, no Riocentro, foi aberto pela governadora Rosinha Garotinho, que prometeu incentivar os investimentos do setor, que fatura R$ 8 bilhões e emprega 66 mil trabalhadores no Estado.
O evento, junto com a feira de fornecedores, deve gerar R$ 25 milhões em negócios em três dias. Nas palestras, os supermercadistas reclamaram que a carga tributária subiu de 24% para cerca de 35% do PIB em dez anos.
* Nota da ACOMP: O somatório das respostas quanto ao meio de pagamento escolhido é superior a 100%, devido a possibilidade de respostas múltiplas. Ou seja, muitos consumidores utilizam mais de um meio de pagamento durante o mesmo mês, para o pagamento de suas compras, conforme suas conveniências e disponibilidades.
>>> Dica da ACOMP Esta Pesquisa poderá ser adquirida por Você ou pela sua Empresa através da ASSERJ - Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Contatos pelo Tel. (21) 2584-6339 - Sra. Teresa. São 2 Livros de pura Informação e Conhecimento sobre o Varejo do Rio de Janeiro. Sua Empresa ou Instituição se preferir, poderá adquirir somente os Relatórios Segmentados desta Pesquisa, são Relatórios referentes às Regiões: Zona Sul, Zona Norte, Jacarepaguá, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Para contratar as Pesquisas de Mercado, de Opinião e de Satisfação de Clientes da ACOMP, ou as Palestras do Prof. Antônio César, ligue no horário comercial + 55 (21) 2445-5444, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Veja algumas fotos do Evento:
Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Veja no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo. ------------------------------------------------------------ Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento: Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ? A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------ Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ? A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P > Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total > Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões > Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets > Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração > Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você só quer algumas Dicas ? Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line. Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP Fale com a gente - Contatos Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|