Julho de 1999
Chamariz para as lojas
Reportagem: Juliana Ganz
Toda atenção à mercadoria. Essa é a regra número 1 para quem quer vender bem. Saber expor os produtos, sejam eles uma meia ou uma jóia, é uma das armas dos lojistas para conquistar a curiosidade - e o olhar - do consumidor. Cada vez mais, os comerciantes estão percebendo que a qualidade e o preço, aliados a um a ambiente agradável, limpo e bem arrumado, são peças-chave para fidelização dos clientes. Quando a loja não tem vendedores, a preocupação com a exposição dos produtos deve ser ainda maior. Esse é o caso da Leader Magazine (associada a ACRJ), especializada em vestuário feminino, masculino e infantil e artigos de cama, mesa e banho Responsável pelo lay-out das 18 lojas lider do estado, o arquiteto Paulo Zaroni diz que a mercadoria "deve vender por si só", porque não vai ter uma pessoa para estimular a compra. Madeira - Na recente reforma pela qual passou a unidade de icaraí, em Niterói, todo mobiliário foi trocado.
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Antes de ferro, agora as estantes e balcões são de madeira clara, que, junto com as paredes brancas, deixam o colorido restrito as peça. Para valorizar ainda mais as cores, são utilizadas lâmpadas frias, que não distorcem os tons. Na entrada da loja, ficam as roupas femininas, porque o apelo é muito forte para as mulheres que passam na calçada. Na Leader, os departamentos são fixos, apenas os produtos circulam dentro de cada um deles. A prioridade é para os lançamentos, que são postos na frente dos mais antigos. - Esse movimento de mercadorias atualiza a loja e faz o cliente sentir que há sempre novidade - explica Paulo Zaroni. Se a Leader Magazine fosse visitada por um profissional do "merchandising de loja", como já se denominou a arte de organizar visualmente os estabelecimentos comerciais, essa estratégia seria aplaudida. Para Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria e Treinamento, o rodízio de produtos é uma boa opção para chamar a atenção do consumidor, que é "atraído pelo novo".
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- Nos supermercados, os produtos de primeira necessidade devem mudar de lugar para forçar o cliente a rodar pela loja e assim ver os artigos de compra por impulso. Mas se a troca for muito freqüente, o consumidor pode perder a paciência - ensina. Espaço - O conforto de quem circula na loja depende muito do espaço. Antônio César fixa em 40% a área que deve ser destinada aos móveis. Segundo ele, já foi comprovado que em lojas muito apertadas a permanência do cliente é menor. Uma solução para o problema, sugere o consultor, é reduzir significativamente o espaço do estoque. - Hoje, a tendência é acabar com os estoques e deixar as mercadorias todas expostas, além de ampliar a área útil da loja, ainda facilita a vida dos pequenos comerciantes, principalmente, e evitar que duas unidades iguais fiquem com preços diferentes - dá a dica. Antônio César lembra outro truque: Peças pequenas devem estar sempre expostas em estantes, a 60cm do chão, para que o cliente não precise se abaixar. E, de preferência as mais caras no nível de visão dos consumidores.
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