Julho de 1999

Chamariz para as lojas

Reportagem: Juliana Ganz

Na Leader, as paredes e as estantes são claras para valorizar os produtos

Toda atenção à mercadoria. Essa é a regra número 1 para quem quer vender bem. Saber expor os produtos, sejam eles uma meia ou uma jóia, é uma das armas dos lojistas para conquistar a curiosidade - e o olhar - do consumidor. Cada vez mais, os comerciantes estão percebendo que a qualidade e o preço, aliados a um a ambiente agradável, limpo e bem arrumado, são peças-chave para fidelização dos clientes.

Quando a loja não tem vendedores, a preocupação com a exposição dos produtos deve ser ainda maior. Esse é o caso da Leader Magazine (associada a ACRJ), especializada em vestuário feminino, masculino e infantil e artigos de cama, mesa e banho

Responsável pelo lay-out das 18 lojas lider do estado, o arquiteto Paulo Zaroni diz que a mercadoria "deve vender por si só", porque não vai ter uma pessoa para estimular a compra.

Madeira - Na recente reforma pela qual passou a unidade de icaraí, em Niterói, todo mobiliário foi trocado.

 

Antes de ferro, agora as estantes e balcões são de madeira clara, que, junto com as paredes brancas, deixam o colorido restrito as peça. Para valorizar ainda mais as cores, são utilizadas lâmpadas frias, que não distorcem os tons.

Na entrada da loja, ficam as roupas femininas, porque o apelo é muito forte para as mulheres que passam na calçada. Na Leader, os departamentos são fixos, apenas os produtos circulam dentro de cada um deles. A prioridade é para os lançamentos, que são postos na frente dos mais antigos.

- Esse movimento de mercadorias atualiza a loja e faz o cliente sentir que há sempre novidade - explica Paulo Zaroni.

Se a Leader Magazine fosse visitada por um profissional do "merchandising de loja", como já se denominou a arte de organizar visualmente os estabelecimentos comerciais, essa estratégia seria aplaudida.

Para Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria e Treinamento, o rodízio de produtos é uma boa opção para chamar a atenção do consumidor, que é "atraído pelo novo".

 

- Nos supermercados, os produtos de primeira necessidade devem mudar de lugar para forçar o cliente a rodar pela loja e assim ver os artigos de compra por impulso. Mas se a troca for muito freqüente, o consumidor pode perder a paciência - ensina.

Espaço - O conforto de quem circula na loja depende muito do espaço. Antônio César fixa em 40% a área que deve ser destinada aos móveis. Segundo ele, já foi comprovado que em lojas muito apertadas a permanência do cliente é menor.

Uma solução para o problema, sugere o consultor, é reduzir significativamente o espaço do estoque.

- Hoje, a tendência é acabar com os estoques e deixar as mercadorias todas expostas, além de ampliar a área útil da loja, ainda facilita a vida dos pequenos comerciantes, principalmente, e evitar que duas unidades iguais fiquem com preços diferentes - dá a dica.

Antônio César lembra outro truque: Peças pequenas devem estar sempre expostas em estantes, a 60cm do chão, para que o cliente não precise se abaixar. E, de preferência as mais caras no nível de visão dos consumidores.

Antônio César Carvalho de Oliveira

NOTA da ACOMP:

Conte com a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de sua Empresa, seja ela uma Loja, uma Rede de Lojas ou mesmo um Shopping Center. Com a expertise em varejo da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor. Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444. Horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Outras Reportagens e Palestras relacionadas:

Pós-Venda - Transforme seu cliente em seu melhor vendedor - Matéria de Capa - Revista Venda Mais

Jornal do Brasil - O serviço faz a diferença

Jornal do Brasil - Empresa agora quer ouvir o cliente

Revista da ACIJA - Pós-Venda é Oportunidade para Fidelizar Clientes

Transformação Digital - Como implantar e obter sucesso com poucos recursos

Boas Práticas de Abordagem Comercial e Corretagem - Onda Carioca

Boas Práticas de Abordagem Comercial e Corretagem - Brookfield Place

Saiba mais sobre Vendas e Atendimento aos Clientes em nosso site ...


 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio, o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.

 

Clique aqui para mais informações !

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 


 

Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.