Revista ACIJA - Número 08 - Novembro de 2000

Momento atual: O que o Pequeno e Médio Empresário deve fazer ?


10 Dicas da ACOMP para Você melhorar seu Negócio:

A) Pergunte a si mesmo, se Você está satisfeito com o rendimento de sua Empresa durante este ano. Caso contrário, está na hora de fazer uma Reengenharia de Negócio. O problema não é de crise alguma. É hora de reavaliar, para se reposicionar, pois o comportamento do Mercado mudou e será necessário se adequar.

B) Se está satisfeito com o desempenho de sua Empresa até então, mas acha que poderia melhorar ainda mais, siga os seguintes passos:

1- Pare de falar em Crise. Lembre-se: Quem planta vento, colhe tempestade !

2- O que houve recentemente foi um reposicionamento das Contas Públicas, com forte retração das compras e contratações por parte do Governo Federal, além da suspensão dos reajustes do funcionalismo público aliados aos agora rotineiros solavancos de uma Economia Globalizada, onde o que ocorre em outros Países também nos afeta. Ao final deste processo, e estamos bem perto, teremos um incremento das exportações brasileiras, melhoria do rendimento dos assalariados e por conseguinte das Vendas, além de já estarmos colhendo a reativação da produção industrial do País.

É preciso lembrar que hoje o Brasil é o segundo País preferido para investimentos no Mundo, mas os resultados práticos em nossas Vendas só irão se verificar no médio prazo. Com tamanho nível de automação e informatização, a relação capital investido x postos de empregos alterou-se significativamente, contudo este é um processo inevitável para a existência empresarial nesta Nova Economia.

3- Concentre esforços em um Atendimento de Qualidade aos Clientes. Isto implica na adoção de novas técnicas de Marketing, como Sistemas de Fidelização e Premiação, Merchandising, Iluminação adequada, Logística, Promoções, Comunicação, Lay-out, Relacionamento, e etc., para impulsionar as Vendas.

4- Pesquise o Mercado em que atua de maneira profissional, para trabalhar com Produtos e Serviços que sejam do interesse da Clientela, e evitar desperdícios com mídia inadequada. Pergunte-se: A quanto tempo não fazemos uma Pesquisa de Mercado sobre o nosso Negócio ? Será que ele ainda é viável como está ? Qual o melhor veículo para anunciarmos ? O que o consumidor está querendo ? Como, de que maneira e quando ele quer comprar?

5- Analise e priorize Produtos ou Serviços nos quais sua Empresa é boa competidora, e se possível incremente com Benefícios e Diferenciais consistentes. Veja mais Dicas gratuitamente em nosso site na Internet www.acomp.com.br

6- Reveja sua estrutura de Custos. Calcule corretamente os preços. Se necessário contrate uma consultoria, não dá mais para chutar os preços, o Cliente simplesmente some ou o estoque acaba sem deixar lucro, dificultando até sua reposição.

7- Gerencie com eficácia seus Estoques. Não compre por impulso, ou na dúvida. Neste ponto a adoção de um software é primordial, na base da ficha ou do levantamento na hora em que o vendedor aparece, quando Você chegar a uma solução, provavelmente o problema já será outro. Sua empresa não é depósito. Você é responsável por viabilizar o lucro, mas é preciso que a mercadoria tenha giro. Não se esqueça: “Gente atrai gente”.

8- Agilize informações, o Software de Gestão utilizado em sua Empresa, deve ser do tipo Integrado. Esqueça aqueles programinhas só para mala-direta, só para estoques, só para finanças, eles tomam um tempo precioso do Empresário, e obrigam a digitar diversas vezes os mesmos dados. A ACOMP já testou alguns softwares deste tipo, e Você poderá retirar a versão demonstrativa gratuitamente em nosso site na Internet, além de verificar mais dicas sobre os mesmos para tomar a melhor decisão. Procure verificar também em lojas ou empresas similares a sua, que software estão utilizando, a correta escolha do software de gestão integrado irá facilitar em muito seu dia a dia, é importante Você utilizar o que melhor se adequar à sua Empresa.

9- A Internet veio para ficar, assim como o telefone, o fax, a televisão, o telefone celular e etc.. Estar fora da Internet pode trazer sérios problemas de divulgação dos seus Produtos e Serviços, além de passar uma imagem de Empresa desatualizada. Hoje não é tão caro ter um site na Internet, pois os custos já reduziram bastante e a tecnologia já está mais disseminada.

A Internet é uma mídia acessível 24 horas por dia 7 dias por semana, de qualquer lugar, além de ser extremamente importante a utilização dos emails para comunicação entre Empresas e com os Clientes. A Internet quando bem utilizada é sem dúvida alguma, uma excelente força de Vendas. Se Você quiser mais dicas sobre este assunto, entre em nosso site, clique sobre o banner da Microsoft, e preencha o cadastro. Você receberá um e-mail para retirar o Kit de Comércio Eletrônico da Microsoft, Segunda edição, que ensina como montar uma Loja Virtual, oferece dicas de negócios e tecnologia, atualiza produtos, e etc.. Aproveite é gratuito!

10- Por fim, treine exaustivamente seus colaboradores, para obter o máximo de produtividade, reduzindo custos com eficácia, fidelizando Clientes e plantando o crescimento de amanhã. Funcionários treinados e motivados, custam menos e rendem mais. É muito mais fácil uma Empresa evoluir e vencer desafios, promovendo primeiro a evolução de seus colaboradores.

BOA SORTE e mãos a obra !
ACOMP Consultoria e Treinamento
Eng°. Antônio César Carvalho de Oliveira - Diretor Comercial


Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

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