Economia - 01.11.2023
O que deu errado no Starbucks no Brasil? Dona da marca pede recuperação judicial Analistas explicam motivos para a crise financeira da maior rede de cafeterias do mundo Por Bruno Rosa e João Sorima Neto 01/11/2023 16h35 Atualizado há 14 minutos
Starbucks planeja abrir mais duas mil lojas nos EUA até 2025 - Foto Bloomberg
O latte machiato da Starbucks com o nome do cliente no copo não resistiu ao crescimento do tradicional café expresso e aos efeitos da pandemia no Brasil. O pedido de recuperação judicial da SouthRock Capital, dona ainda de marcas como Subway e Eataly, evidencia a dificuldade de empresas do setor de alimentação em lidar com os efeitos da economia no pós-pandemia. Juros altos, inflação persistente, cardápio com preços elevados e uma concorrência cada vez maior fizeram o grupo pedir proteção após somar dívidas de R$ 1,8 bilhão. Trechos da reportagem sobre a nossa fala: Antônio César Carvalho, sócio da ACOMP Consultoria e especialista em gestão de empreendimentos, lembra que a rede de cafeterias não se adaptou às novas preferências do consumidor e continuou com os mesmos preços e formato de lojas. - As empresas em geral abandonaram as pesquisas de mercado e vem apostando em processos automatizados e não conseguem retratar com fidelidade as preferências dos consumidores e muito menos tendências. O rescaldo da pandemia e o juro básico alto exigem operações comerciais muito eficientes e eficazes para sobreviverem - afirma Carvalho.
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Muitas empresas foram pegas no contrapé nos últimos quatro anos, quer seja por terem feito grandes investimentos pouco antes da pandemia e a seguir viram as suas operações comerciais comprometidas pela ausência de consumidores, outras por terem acreditado em uma retomada acelerada logo após a pandemia, muitas outras ainda por não terem ajustado adequadamente seus modelos de negócios, tanto às aquisições bem como aos novos hábitos dos consumidores. Além disso, as empresas em geral abandonaram as Pesquisas de Mercado e Estudos de Viabilidade profissionais, por conta de processos automatizados ora por totens, ora por NPS (Net Promoter Score), ora por e-mail ou por chamadas telefônicas, etc., processos esses que não conseguem retratar com fidelidade as preferências dos consumidores e muito menos identificar tendências com clareza. Aí a Gestão Comercial fica totalmente comprometida.
Nas consultorias que presto assim como nas palestras que ministro, sempre digo que a experiência por vezes é traiçoeira. Não é à toa que as grandes empresas têm seus conselheiros consultivos permanentes, e as médias e pequenas empresas bem-sucedidas contratam consultoria empresarial e capacitam, treinam e motivam com frequência suas equipes. O mercado está para profissionais, hoje em dia o consumidor muda de opinião com muito mais frequência e seus hábitos de consumo também. Isso sem falar da concorrência que não para de crescer, e do Planejamento da Logística. Prefiro sempre as boas notícias, e principalmente aquelas que tenham um conteúdo que possa servir para o desenvolvimento das empresas brasileiras, contribuindo assim para a geração de trabalho e renda em nosso país. Contudo, temos que ser realistas, muitas empresas, vão ter que refazer seu Planejamento Estratégico e muito provavelmente fazer uma Reengenharia de Negócios.
Esqueça completamente a hipótese de montar qualquer tipo de negócio sem um Estudo de Viabilidade profissional, muito bem elaborado, ok ? As empresas em geral precisam voltar a contratar Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Viabilidade Comercial, Pesquisas de Satisfação de Clientes e Pesquisas de Clima Organizacional "profissionais". Essa prática recente de enviar e-mails para tentar identificar tendências, NPS, totens e telefonemas automatizados para medir satisfação, parece que você está economizando, mas vai sair muito mais caro e sua empresa ou empreendimento vai continuar gerindo os negócios sem dados confiáveis. Saiba como podemos ajudar a aperfeiçoar e melhorar o atendimento aos clientes da sua empresa ou empreendimento. É fundamental e imprescindível para a sustentabilidade dos negócios hoje em dia, a implantação de uma cultura e de métodos e processos ESG e Figital ou Phigital. O Varejo de uma forma geral ainda tenta se adequar, assim como muitas Pequenas Empresas, e nós da ACOMP podemos ajudar sua empresa, seja ela uma loja ou rede de lojas, shopping center, prestadora de serviços ou indústria, na implantação tanto de um modelo de gestão ESG, bem como Figital. O fato é que o Consumidor atualmente é quem define a melhor forma de aquisição de bens e serviços, e cada vez mais vem utilizando diversos canais para pesquisa, comparação e compra, é o "omnichannel" ou comunicação através de múltiplos canais. Além de ser indispensável um atendimento de qualidade, quem estiver fora da internet, com certeza irá perder vendas para seus concorrentes. Sua empresa não precisa ser uma multinacional ou uma grande empresa para ter um atendimento de excelência e oferecer uma experiência diferenciada. Conte com a ACOMP para implantar uma cultura ESG em sua Empresa ou Shopping Center, e na Transformação Digital do seu Negócio.
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