Edição semanal atualizada aos domingos |
Data da reportagem: 11 / 10 / 1998
Vale
a pena abrir um negócio ?
O sonho de virar o próprio patrão fica muito mais perto da realidade quando se tem dinheiro na mão. Mas, antes de investir a indenização para montar um negócio próprio, o empreendedor deve tomar algumas precauções. De acordo com o supervisor da Rede de Balcões do Sebrae-RJ, Armando Gomes, o primeiro requisito é saber a situação do mercado para o ramo de negócios em que se pretende ingressar. Sem conhecer o mercado, é impossível ser bem-sucedido, diz. E acrescenta: Depois, deve-se pensar em unir qualidade e preço. Foi-se o tempo em que qualquer coisa barata tinha venda garantida. Para o consultor Antônio César Carvalho, diretor da Acomp Empreendimentos, o fundamental hoje não é o que se vende, mas como se vende. O empresário precisa dominar a operação do negócio, afirma. Em outras palavras, antes de abrir a empresa, é necessário definir o melhor ponto comercial, as formas de venda (atendimento pelo telefone, entrega em domicílio), formas de pagamento (cartão de crédito, cheque pré, crediário) etc. Os dois concordam que, para ter esse know how (conhecimento específico), o candidato a empresário precisa estar munido de uma boa pesquisa de mercado e investir na própria capacitação. Além de bem-treinado, o empreendedor de sucesso é aquele que se mantém à frente da empresa. Vale o ditado: o olho do dono é que engorda o boi, lembra Gomes. Para Carvalho, que se especializou em estudos de viabilidade para pequenas empresas, o negócio vencedor tem mais um componente. Hoje, não se vende o produto, mas o benefício que ele traz. Por isso, ganha quem oferece novidades e facilidades para o cliente, diz.
Importante: Assim como antes de estabelecer uma loja, uma rede de lojas, um e-commerce - loja virtual, ou mesmo um shopping center ou marketplace, é necessário fazer um Estudo de Viabilidade e em alguns casos, uma Pesquisa de Mercado, também para operar de forma adequada uma loja, uma rede de lojas ou um shopping center, é extremamente aconselhável que se façam Pesquisas de Mercado, com determinada frequência e de forma profissional, para conhecer melhor o seu público-alvo, suas demandas e anseios, adequar o marketing, o merchandising da loja, da rede de lojas ou do shopping center, além é claro do atendimento, operação, logística, vendas, etc. Somente desta forma, conhecendo seu público-alvo técnicamente, será possível se comunicar adequadamente com ele, ajustar a propaganda e a publicidade do empreendimento da forma mais apropriada, fortalecer a marca, motivando o consumo e um relacionamento duradouro, que se transforma em mais vendas e fidelidade. Isto não é fácil de fazer. Dá muito trabalho, precisa ter experiência em varejo, técnica e conhecimento. Mas, é factível e vale a pena, pois os resultados são excelentes.
Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento eficiente e eficaz, adequação das formas de pagamento, e por aí vai. Pense nisto ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de planejar e operar um empreendimento comercial de forma eficiente e eficaz. Conte com nossa experiência de mais e 28 anos no mercado, centenas de serviços prestados, projetos implantados e em operação, e nossos Clientes atendidos e plenamente satisfeitos. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444.
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