Quarta-feira, 06 de dezembro de 2006
Bruno
Rosa e Erica Ribeiro Lojistas de rua se preparam para a concorrência. Rivais de outros bairros dizem não temer migração de clientes O Shopping Leblon abre suas portas hoje aos cariocas, mudando a rotina do comércio de um dos bairros mais nobres da cidade. As lojas de rua da região já estão se preparando para enfrentar a concorrência, com ações para garantir mais segurança, beleza e também conforto aos consumidores. A presidente da Associação Comercial do Leblon, Evelyn Rosenzweig, afirma que a chegada do shopping também ajudará a movimentar o comércio local, que já prepara estratégias para atrair novos clientes que visitarão o bairro. A partir de hoje, a associação inicia pesquisa com os mais de mil lojistas de rua e de galerias, visando a padronizar o horário de funcionamento em datas importantes do varejo. - No dia 15, vamos implantar o projeto Estilo Leblon, que terá, entre outras ações, um micro-ônibus que vai circular no trajeto das lojas e, assim, reduzir o problema de estacionamento. Um sistema integrado de comunicação da segurança privada da região é outra meta do projeto, bem como a adoção de canteiros de flores próximo às lojas. Com isso, queremos dar também um aspecto de shopping a céu aberto - diz Evelyn. Analista prevê impacto em empreendimentos vizinhos Na opinião de Antônio Cesar Carvalho, da Acomp Consultoria e Treinamento, as lojas de rua sofrerão impacto e terão que procurar novas estratégias. - A novidade é sempre superior. E a segurança é hoje o grande apelo do shopping - afirma Carvalho. Ulysses Reis, coordenador do MBA de varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV), prevê impacto maior nos negócios de outros shoppings como Rio Sul e Rio Design Leblon. - Hoje, o Rio Sul é a grande opção de consumo para os moradores da Zona Sul. Será, sem dúvida, o empreendimento mais afetado - diz Reis. Sérgio Pessoa, diretor de Operações da Brascan, que administra o Rio Sul e outros empreendimentos, projeta perda de 4% no fluxo de consumidores. Impacto considerado pequeno e que se dará no que chama de área terciária de influência, ou seja, consumidores de bairros que estão a mais de 20 minutos do shopping. - Cerca de 70% do público do Rio Sul vem de Copacabana, Botafogo e adjacências. Mariana Carvalho, diretora de Marketing da Ancar, empresa que administra o Rio Design Leblon, afirma que o shopping foi adaptado ao estilo de vida do consumidor, que o considera extensão das lojas de rua, e não teme a concorrência. Já Jussara Nova Raris, superintendente do Fashion Mall, acredita que a principal mudança será no comércio de rua. Para ela, o shopping de São Conrado não será afetado. Após três anos de obras e investimentos de R$300 milhões, o Shopping Leblon terá 200 lojas, quatro cinemas, 16 restaurantes e um teatro. No primeiro mês de funcionamento, são esperadas 600 mil pessoas. O empreendimento, que abre as portas com 90% das lojas funcionando, reúne grifes como Calvin Klein, Lacoste, Ermenegildo Zegna, Armani Exchange e Ferragamo e lojas de departamento como Renner e Zara. Segundo Mônica Orciolli, superintendente do shopping, já há fila de grifes nacionais e internacionais interessadas em expor suas marcas lá. ============================================== Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento Importante: Assim como antes de estabelecer uma loja, uma rede de lojas, ou mesmo um shopping center é necessário fazer uma Pesquisa de Mercado, também para operar de forma adequada uma loja, uma rede de lojas, ou um shopping center, é extremamente aconselhável que se façam Pesquisas de Mercado, com determinada frequência e de forma profissional, para conhecer melhor o seu público alvo, suas demandas e anseios, e adequar o merchandising da loja, da rede de lojas, ou do shopping center. Somente desta forma, conhecendo seu público alvo técnicamente, será possível se comunicar adequadamente com ele, ajustar a propaganda e a publicidade do empreendimento da forma mais apropriada, fortalecer a marca, motivando o consumo e um relacionamento duradouro, que se transforma em mais vendas e fidelidade. Isso não é fácil de fazer. Dá muito trabalho, precisa ter experiência em varejo, técnica e conhecimento. Mas, é factível e vale a pena, pois os resultados são excelentes. Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento, adequação das formas de pagamento, e por aí vai. Pense nisso ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de maneira profissional e eficaz. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444.
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