Domingo, 25 e Segunda-Feira,
26 de Março de 2001
Seu
Negócio
Lugar
de serviço é no shopping center
Organização de eventos, lavanderias e gráficas são
os mais procurados
José Pinheiro Júnior
Gráficas
rápidas, lavanderias e promoção de eventos são algumas das atividades
empresariais do setor de serviços que estão entre as de maior potencial
para instalação nos shopping centers do Rio. O mercado carioca caminha,
agora, para a valorização de espaços comerciais onde os consumidores
possam resolver problemas como pequenos consertos ou lavagem de
roupas. |
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A Barra da Tijuca e a Zona Sul surgem como as áreas mais indicadas para
a instalação destes serviços que podem envolver um investimento inicial
que chega a R$ 80 mil.
Consultores empresariais, porém, recomendam muito cuidado na hora de optar
entre as inúmeras alternativas e destacam a importância de um estudo de
viabilidade técnica e financeira antes da instalação de uma loja ou quiosque
em shopping centers. Uma loja poderá ser bem recebida quando instalada
em um bairro, mas ser rejeitada em outro.
Serviços como lavanderias e centros de éstetica, por exemplo, têm boa
aceitação na Barra da Tijuca e na Zona Sul, mas dificilmente teriam um
bom desempenho nas demais regiões do Rio.
- O estudo de viabilidade é o primeiro passo para que o candidato a empresário
saiba que serviço instalar e em qual área será instalado. Há inúmeras
possibilidades e, geralmente, o próprio shopping tem interesse em determinadas
atividades e já sabe o que poderá render muitos clientes ou não - explica
o consultor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio César Carvalho
de Oliveira.
Antônio César aponta as empresas de organização de eventos como uma das
melhores alternativas do momento para a atuação nos shopping, com a condição
de que tenham criatividade para apresentar um cronograma de atividades
que agrade aos lojistas e aos clientes. Uma empresa deste tipo não precisa
de uma loja fixa e ainda pode atuar em diversos centros de comércio e
consumo espalhados pela cidade.
- Este gênero de empresário poderá organizar atividades como shows, exposições
e eventos ligados ao público infantil, por exemplo. Com quatro ou cinco
funcionários e um investimento inicial de R$ 15 mil já é possível atuar
no ramo e ainda faturar bastante sem os custos que normalmente existem
com a compra ou o aluguel de uma loja, mesmo que de pequeno porte - garante
Antônio César Carvalho.
Negócios promissores
Outras áreas de potencial seriam sapatarias (com conserto de calçados
e bolsas); lavanderias; agências de viagem e cyber cafés. Neste últimos,
há a necessidade de tecnologia e mão-de-obra habilitada, além de micros
para uso dos clientes que queiram navegar pela Internet. Escritórios de
advocacia e consultórios dentários também estão ocupando mais espaços.
O consultor da Acomp também cita farmácias de manipulação e centros de
estética como outras boas opções de negócio no setor de serviços que têm
interessado às superintendências dos shopping do Rio.
A Barra da Tijuca tem registrado a maior procura por serviços e não por
lojas de varejo. O bairro está montando uma infra-estrutura e os shopping,
segundo os consultores, podem aproveitar esta tendência para captar mais
clientes.
- Uma lavanderia realmente tem sido muito requerida, mas principalmente
na Zona Zul e na Barra da Tijuca, onde há uma cultura de levar roupas
para estes locais que propiciam rapidez e eficiência. Na Zona Norte isto
já não funcionaria, devido às características dos próprios consumidores.
Uma empresa do gênero demanda um investimento inicial que pode ser superior
a R$ 80 mil, não contando a compra da loja, mas permite um faturamento
superior a R$ 20 mil mensais - adianta o consultor.
A instalação de uma sapataria especializada em consertos demanda um investimento
inicial de R$ 30 mil, não contando o ponto comercial e o faturamento pode
superar a R$ 15 mil mensais, com um capital de giro mensal de R$ 5 mil
e três funcionários.
A qualidade e a rapidez no atendimento são, segundo os consultores do
mercado, alguns dos pré-requisitos de quem planeja entrar no ramo pela
porta dos shopping centers.
A representante do departamento de marketing do Quality Shopping,em Jacarepaguá,
Íris Oliveira, acredita que o caminho dos serviços é uma tendência firme
nos shopping. Aberto em novembro, o shopping tem 250 espaços comerciais
e 95 vagas para os interessados na parte de serviços. Já tem curso de
inglês, uma copiadora e cabeleireiro além de quiosques de alimentação
e venda de bijouterias.
- É claro que ainda temos espaço para outros serviços e as propostas serão
analisadas de acordo com as possibilidades de lucratividade do negócio
e de interesse por parte de nossos clientes. A área de serviços é uma
das prioridades do Quality Shopping - destaca Íris Oliveira.
Franquia é opção
A gerente de marketing do Downtown, na Barra da Tijuca, Marisa Amaro,
também enfatiza a importância dos serviços no interior dos shopping. O
Downtown tem 1,3 mil espaços para lojas e cerca de mil já estão ocupados.
Deste total, 80% das empresas são do setor de serviços.
- Já temos médicos, dentistas e laboratórios, além de acessos à Internet
e alimentação. O custo do condomínio fica em torno de R$ 9 e R$ 10 o metro
quadrado e acreditamos que lojas como lavanderias, pet shops, consertos
eletrônicos e gráficas são sempre bem vindos nos shopping - diz Marisa
Amaro.
O superintendente do Barra Square, Sérgio Navegantes, administra um shopping
no qual 96% das 84 unidades destinadas ao varejo e 90% das indicadas para
o segmento de serviços já estão ocupadas - maior taxa de ocupação da Barra
da Tijuca.
Ele adianta que está buscando serviços de chaveiro e lavanderias para
a implantação no Barra Square, além de um posto de atendimento para serviços
públicos como pagamento de contas e impostos como o IPTU, por exemplo.
- Já temos o maior centro oftalmológico da Barra, com nove salas, advogados,
clínicas de estética e consertos na área de eletrônica. Já inauguramos
também uma unidade de lavagem de carro a seco e também estamos atrás de
uma sapataria que faça consertos - informa Sérgio Navegantes.
Sérgio Navegantes destaca que o Barra Square tem uma dupla vocação, para
serviços e varejo, e procura equilibrar as opções oferecidas aos clientes,
sempre muito exigentes e em busca de qualidade. "Temos até mesmo dois
teatros e priorizamos a qualidade em termos de serviços, para que os clientes
possam ter conforto e tranquilidade para resolver uma série de questões
de seu dia a dia", conclui Navegantes.
Antônio César Carvalho de Oliveira lembra que os interessados em abrir
um negócio no setor de serviços em shopping também podem optar por franquias
com marcas já com força no mercado e que poderiam assegurar uma afinidade
mais imediata com os consumidores.
- É claro que isto aumentaria o investimento, pois seria necessário pagar
logo de cara a taxa de franquia, mas a força do nome sempre tem uma importância,
se isto for atestato através de pesquisas e aceito como a melhor opção
para um determinado bairro ou unidade comercial - completa o consultor
da Acomp.
Outros shopping com vocação de serviços são, por exemplo, Barra Garden;
Città América; Bay Side e West Shopping. O Bay Side ainda tem espaços
disponíveis para novas unidades no setor de serviços, inclusive para sapateiros,
laboratório de análises e outros itens.
Serviço:
Acomp Consultoria e Treinamento: 445-5444 e site www.acomp.com.br
Quality Shopping - 436-7128 e 436-7129
Downtown - 494-7072
Barra Square - 430-7000
Serviços em alta
• Gráficas rápidas
• Promoção de eventos
• Lavanderias (principalmente na Barra da Tijuca e na Zona Sul)
• Centros de estética
• Chaveiros
• Farmácias de manipulação
• Agências de viagem
• Casas lotéricas (mais indicada para o Centro e a Zona Norte)
• Clínicas médicas
• Consultórios dentários
• Escritórios de advocacia
RAIO X
Empresa de promoção de eventos
• Investimento inicial: R$ 15 mil
• Faturamento: até R$ 15 mil mensais
• Capital de giro: cerca de R$ 5 mil mensais
• Funcionários: pelo menos quatro
• Área mínima: um escritório com 30 metros quadrados
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Lavanderia
• Investimento inicial: R$ 80 mil, sem contar o ponto
• Faturamento: mais de R$ 20 mil mensais
• Capital de giro: R$ 10 mil mensais
• Funcionários: no mínimo 5, mais se a empresa trabalhar com delivery
• Área: 50 metros quadrados |
Sapataria (consertos em calçados)
• Investimento inicial: R$ 30 mil, sem contar o ponto
• Faturamento: superior a R$ 10 mil mensais
• Capital de giro: R$ 5 mil mensais
• Funcionários: 3
• Área: 30 metros quadrados
Chaveiro
• Investimento inicial: R$ 10 mil
• Faturamento: até R$ 10 mil mensais
• Capital de giro: até R$ 3 mil mensais
• Funcionários: 1
• Área: 6 metros quadrados (um quiosque)
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Notas da ACOMP:
O comportamento dos consumidores tem demandado uma análise mais complexa do quanto realmente irá permanecer como um novo formato de compras, e o quanto irá voltar ao consumo tradicional. Esse assunto é tema de uma das minhas Palestras sobre Varejo.
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