Economia - Terça-feira - 08.09.2020
Consumo de papelão e embalagens aumenta na pandemia, e preços sobem até 20% Ramona Ordoñez 08/09/2020 - 04:30 / Atualizado em 11/09/2020 - 10:23 Na contramão da crise, produção do setor dispara para acompanhar comércio on-line e delivery dos restaurantes
Mais caro. Ricardo, do Ohos Café Carioca, diz que está mais difícil achar algumas embalagens e que os preços subiram Foto: Divulgação
RIO - Um dos poucos setores da economia que não encolheram nos últimos meses por conta da pandemia, a indústria de papelão e embalagens conseguiu se proteger da crise gerada pelo coronavírus e foi além: está em plena ampliação de atividades. O crescimento das compras no comércio eletrônico e dos pedidos de delivery de alimentos provocado pela quarentena impulsionou a demanda por embalagens de papel no país. De acordo com dados do setor, nos últimos seis meses muitas indústrias aumentaram a produção para patamares acima dos registrados antes da pandemia. E os mandamentos da economia que relacionam preços à oferta e procura já fizeram o custo das embalagens aumentar de 10% a 20% nos últimos meses. A produção do papelão ondulado (mais grosso, usado em caixas de pizza e embalagens de eletrodomésticos, por exemplo) ultrapassou 1,7 milhão de tonelada no primeiro semestre do ano, alta de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), só em julho a expansão chegou a 8,16% em relação a igual mês de 2019, recorde na série mensal da entidade. “A retomada vem acontecendo, e a indústria começa a se reintegrar em direção a uma recuperação da economia”, destacou a ABPO em nota. Segundo a associação, os fabricantes de embalagens têm operado sem interrupções das atividades desde o início da pandemia, por se tratar de setor essencial. Sem risco de faltar Nos seis primeiros meses do ano, o país produziu 357 mil toneladas de papel cartão (um material mais fino, usado para embalagens de refeições ou caixas de chocolate), alta de 1,4%, em relação ao mesmo período em 2019. A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que representa empresas de toda a cadeia produtiva, de árvores plantadas do campo às fabricantes de papel, também destacou que o mercado de papel para embalagens, principalmente para e-commerce e delivery, “está em plena retomada, após momentos mais críticos da pandemia, quando houve forte retração da demanda”. De acordo com a Ibá, no mês de junho com a reabertura gradual do comércio, a demanda nacional reaqueceu rápido, “o que fez com que os pedidos por papel de embalagem subissem acima da média. Em alguns segmentos, o aumento chegou a 25%”. A entidade diz que não há risco de escassez do produto no mercado. No entanto, empresários que buscaram o comércio eletrônico e os serviços de entrega como saídas para não fechar as portas notaram a falta de alguns produtos e o aumento nos preços de outros. Ricardo Wandeveld, do Ohos Café Carioca, na Cidade Nova, área central do Rio, conta que algumas linhas de embalagens que ele comprava com facilidade antes da pandemia estão difíceis de encontrar e com preços até 20% maiores. — Nesta semana, por exemplo, não consegui encontrar sacos de papel nos tamanhos G e GG. Quanto aos preços, tudo subiu, tenho que pesquisar. Algumas vezes encontro diferença de preços de até 100% — diz. Segundo Wandeveld, apesar da reabertura da cafeteria, a maioria dos clientes prefere pedir para entregar em casa ou no escritório. Pouca gente vai ao local. Por isso, ele gasta cerca de 200 embalagens por mês. Antes da pandemia, eram 20. — O delivery está dando certo, mas tivemos que comprar embalagens mais resistentes, que vão ao micro-ondas e freezer, sacos plásticos sustentáveis, e sacos de papel. Os clientes estão mais exigentes também em relação às embalagens — conta Wandeveld. A empresária Marta Proto viu nas entregas de doces a saída para não fechar as portas de sua empresa, que fornece bem-casados e outros doces para festas e casamentos, eventos que simplesmente desapareceram nestes tempos de pandemia. Ela passou a consumir embalagens mais sofisticadas. Encarece o produto Ela ressalta que o aumento do preço das embalagens reduz os seus lucros. — Tudo está vindo mais caro. Os aumentos das embalagens variam de 10% a 15%, em média — reclama. Para o consultor em gestão de empreendimentos Antônio César Carvalho de Oliveira, o aumento na produção de papelão e embalagens costuma ser interpretado como sinal de aquecimento da economia, mas alerta que parte dessa demanda é atípica, provocada pelo isolamento social. — Quando se olhava para índices do aumento das vendas de embalagens, assim como o consumo de energia e concessão de crédito, atribuía-se ao crescimento da economia. Agora, é um bom indicador, mas parte desse incremento não é em função do crescimento da economia, e sim de uma nova forma de consumo da sociedade — diz.
Conheça nossos Serviços de Marketing, Varejo, Comércio Eletrônico e Distribuição
Fale com a gente - Contatos
Notas da ACOMP: Com certeza a retomada da nossa economia já está em curso, o que é uma excelente notícia. Contudo, à medida que o consumo on-line aumenta, quer seja por delivery (entrega), drive thru (através do carro) ou take away (leve embora), retrato de novos hábitos dos consumidores, grande parte em função da pandemia, os indicadores tradicionais da economia também são diretamente impactados. O comércio on-line, e-commerce, assim como a pandemia estão influenciando diretamente vários indicadores de consumo, como os de energia elétrica, papelão, combustíveis, transportes públicos, lazer, e etc., alguns aumentaram outros reduziram. Esse comportamento dos consumidores tem demandado uma análise mais complexa do quanto realmente irá permanecer como um novo formato de compras, e o quanto irá voltar ao consumo tradicional. Esse assunto é tema de uma das minhas Palestras sobre Varejo. > No momento é necessário um acompanhamento melhor e mais apurado dos hábitos dos consumidores, com seus diversos perfis, suas reais intenções de compras, formas de pagamento e recebimento, com foco no público-alvo do empreendimento. Clique aqui e conheça nossas Pesquisas de Mercado, de Viabilidade Comercial e de Satisfação de Clientes; > Em tempo de consumo mais responsável, que realmente se preocupa com a preservação da natureza e o consumo sustentável, é importante considerar o aumento significativo do consumo de embalagens, energia elétrica, entre outros. Campanha de Meio Ambiente da ACOMP; > Para os consumidores vale verificar a reputação dos fornecedores, quando de suas aquisições, para evitar imprevistos e frustrações. > Clique aqui para conhecer os nossos Serviços.
Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.
Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
É muito importante destacar que, com a recuperação gradual da economia do país, surgem grandes Oportunidades de Negócios. Mas é preciso inovar, e "pensar fora da caixa". Conte com a ACOMP para empreender com segurança e assertividade ! Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio, o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.
Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center. Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.
------------------------------------------------------------
Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:
Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?
A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo
São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------
Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?
A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P > Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total > Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões > Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets > Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração > Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento
São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------
Você só quer algumas Dicas ?
Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 300 (trezentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.
Veja o Perfil do Eng.° e Prof. Antônio César Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP Fale com a gente - Contatos Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP
Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 1998 - 2024 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|