Data da reportagem: 04/03/1998 Presente
para a Baixada Pesquisa define como será o shopping a céu aberto que a prefeitura vai inaugurar no Centro de Nova IguaçuConsuelo Sánchez O
morador de Nova Iguaçu e das redondezas compra principalmente em shoppings,
atraído pelo conforto e segurança. Apesar disso, prefere o comércio das
ruas do Centro da cidade, porque acredita que oferece preços menores.
Esse foi o resultado de pesquisa realizada pelo Sebrae-Rio e Acomp Empreendimentos
e Engenharia, com o objetivo de determinar o perfil do Nova Iguaçu Shopping
Centro, um espaço comercial a céu aberto que a Prefeitura vai instalar
na cidade ainda este ano. A
principal característica do shopping será aliar segurança e comodidade
para os clientes a baixos custos para os lojistas. A pesquisa orientará
as ações do Sebrae-Rio na preparação dos empresários para enfrentar a
nova realidade de mercado, explica Décio Luiz Ferreira Lima, coordenador
da Agência de Desenvolvimento da Baixada Fluminense do Sebrae-Rio. De
acordo com o diretor da Acomp, Antônio César Carvalho, a idéia é que o
shopping atraia moradores dos municípios vizinhos. Os resultados da pesquisa
serão apresentados aos lojistas em seminário programado pelo Sebrae-Rio
para a segunda quinzena deste mês. Novas empresas criarão 8 mil empregos O projeto do Nova Iguaçu Shopping Centro prevê a revitalização de 400 mil metros quadrados do Centro do município, por onde passam, diariamente, 200 mil pessoas. A expectativa é que as obras e as novas lojas gerem aproximadamente oito mil empregos, quase a metade dos 17 mil já existentes. Além de grandes redes de eletrodomésticos, magazines e agências bancárias, a região tem uma infinidade de pequenos estabelecimentos com espaço garantido na preferência dos consumidores. A área será reurbanizada e ganhará estacionamento, novos terminais rodoviários e espaços de lazer. É fundamental que o projeto leve em conta os desejos do consumidor. Se os moradores querem um cinema, por exemplo, o serviço tem que ser amplamente divulgado, para que o consumidor comprove que foi atendido, explica o diretor da Acomp, Antônio César Carvalho, especialista em estudos de viabilidade para shoppings. O consultor sugere que determinada área seja destinada a um flea market (mercado das pulgas), um galpão onde seriam instaladas somente microempresas. É preciso criar uma alternativa para a grande quantidade de camelôs que existe naquela região. O melhor é que eles sejam estimulados a se legalizarem, acrescenta. Para o coordenador do Sebrae na Baixada, Décio Lima, não adianta mudar somente o lay out, é preciso criar nova mentalidade. Para concorrer com os shoppings, o pequeno comerciante tem que investir em capacitação e treinamento, diz. Serviço Sebrae-Baixada:
667-2213 Perfil dos lojistas 60%
- são homens Conclusão: A maior parte dos lojistas vê vantagens em fazer parte de um shopping, principalmente pela grande quantidade de visitantes, mas considera os altos custos um entrave. Esses empresários classificam o projeto da prefeitura como interessante, porque estimula o consumo, e destacam o fator segurança como o maior atrativo para consumidores e lojistas. A maioria estaria disposta a arriscar a participação em um empreendimento desse tipo, acreditando que as vendas cresceriam. Há interesse em saber mais sobre o projeto. Grande parte também se mostra receptiva à idéia de manter as lojas abertas após as 13h30 (horário de fechamento do comércio de rua), pelo menos aos sábados. Perfil dos consumidores 20,4%-
moram no Centro de Nova Iguaçu e 6,4%- em Mesquita Conclusão: A maioria dos consumidores que passa pelo comércio de rua do Centro de Nova Iguaçu está na faixa entre 22 e 30 anos, trabalha, tem renda familiar de sete a 10 mínimos e mora no próprio Centro ou arredores. Essas pessoas apontam os preços baixos, a variedade de lojas e a proximidade de casa como as maiores vantagens do comércio de rua. Apesar disso, a maior parte costuma procurar os shoppings em função da segurança e do conforto. Quase todos estariam dispostos a comprar em um shopping a céu aberto, principalmente se os preços fossem vantajosos e o empreendimento incluísse lazer, segurança e conforto. O horário apontado como preferido para as compras é a parte da manhã.
Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.
Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
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