negocios.gif (4449 bytes) logodia.gif (2695 bytes)

Data da reportagem: 04/03/1998

Presente para a Baixada

Pesquisa define como será o shopping a céu aberto que a prefeitura vai inaugurar no Centro de Nova Iguaçu

Consuelo Sánchez

O morador de Nova Iguaçu e das redondezas compra principalmente em shoppings, atraído pelo conforto e segurança. Apesar disso, prefere o comércio das ruas do Centro da cidade, porque acredita que oferece preços menores. Esse foi o resultado de pesquisa realizada pelo Sebrae-Rio e Acomp Empreendimentos e Engenharia, com o objetivo de determinar o perfil do Nova Iguaçu Shopping Centro, um espaço comercial a céu aberto que a Prefeitura vai instalar na cidade ainda este ano.

 A principal característica do shopping será aliar segurança e comodidade para os clientes a baixos custos para os lojistas. “A pesquisa orientará as ações do Sebrae-Rio na preparação dos empresários para enfrentar a nova realidade de mercado”, explica Décio Luiz Ferreira Lima, coordenador da Agência de Desenvolvimento da Baixada Fluminense do Sebrae-Rio.

 De acordo com o diretor da Acomp, Antônio César Carvalho, a idéia é que o shopping atraia moradores dos municípios vizinhos. Os resultados da pesquisa serão apresentados aos lojistas em seminário programado pelo Sebrae-Rio para a segunda quinzena deste mês.

Nesta edição veja o que desejam consumidores e lojistas de Nova Iguaçu.

Novas empresas criarão 8 mil empregos

 O projeto do Nova Iguaçu Shopping Centro prevê a revitalização de 400 mil metros quadrados do Centro do município, por onde passam, diariamente, 200 mil pessoas. A expectativa é que as obras e as novas lojas gerem aproximadamente oito mil empregos, quase a metade dos 17 mil já existentes. Além de grandes redes de eletrodomésticos, magazines e agências bancárias, a região tem uma infinidade de pequenos estabelecimentos com espaço garantido na preferência dos consumidores.

 A área será reurbanizada e ganhará estacionamento, novos terminais rodoviários e espaços de lazer. “É fundamental que o projeto leve em conta os desejos do consumidor. Se os moradores querem um cinema, por exemplo, o serviço tem que ser amplamente divulgado, para que o consumidor comprove que foi atendido”, explica o diretor da Acomp, Antônio César Carvalho, especialista em estudos de viabilidade para shoppings.

 O consultor sugere que determinada área seja destinada a um flea market (mercado das pulgas), um galpão onde seriam instaladas somente microempresas. “É preciso criar uma alternativa para a grande quantidade de camelôs que existe naquela região. O melhor é que eles sejam estimulados a se legalizarem”, acrescenta.

 Para o coordenador do Sebrae na Baixada, Décio Lima, não adianta mudar somente o lay out, é preciso criar nova mentalidade. “Para concorrer com os shoppings, o pequeno comerciante tem que investir em capacitação e treinamento”, diz.

Serviço

Sebrae-Baixada: 667-2213
ACOMP: (21) 2445-5444

Perfil dos lojistas

60% - são homens
62% - têm entre 22 e 40 anos
54% - completaram o 2º grau
75% - trabalham em lojas alugadas
32%- faturam entre R$ 10 mil e R$ 50 mil
50% - abriram a loja há mais de 10 anos
30% - não fazem divulgação e 22,8% anunciam em rádio, televisão, jornal ou revista
53% - acham os shoppings vantajosos, mas 16,2% temem os custos
28,9% - consideram o grande volume de visitantes a maior vantagem dos shoppings
55% - consideram interessante o projeto do shopping a céu aberto
67,3% - acreditam que a idéia vai funcionar em Nova Iguaçu
42% - consideram segurança o fator mais importante em um shopping desse tipo e 21,7% acreditam que esse será o maior atrativo para consumidores e lojistas
60,7% - estariam dispostos a participar de um empreendimento com essas características
66% - acham que suas vendas seriam maiores se estivessem em um shopping a céu aberto
51% - estariam dispostos a manter as lojas abertas aos sábados além do horário de 13h30 fixado para o comércio de rua

Conclusão: A maior parte dos lojistas vê vantagens em fazer parte de um shopping, principalmente pela grande quantidade de visitantes, mas considera os altos custos um entrave. Esses empresários classificam o projeto da prefeitura como interessante, porque estimula o consumo, e destacam o fator segurança como o maior atrativo para consumidores e lojistas. A maioria estaria disposta a arriscar a participação em um empreendimento desse tipo, acreditando que as vendas cresceriam. Há interesse em saber mais sobre o projeto. Grande parte também se mostra receptiva à idéia de manter as lojas abertas após as 13h30 (horário de fechamento do comércio de rua), pelo menos aos sábados.

Perfil dos consumidores

20,4%- moram no Centro de Nova Iguaçu e 6,4%- em Mesquita
30% - têm entre 22 e 30 anos
69% - trabalham
31% - não informaram sua renda familiar mensal
25% - disseram que a renda familiar mensal fica entre sete e 10 salários mínimos e 21,8%, que varia de quatro a seis mínimos
35,6% - completaram o 2º grau
87,6% - ouvem rádio
81%- lêem jornal e 39%, revistas
32,3% - compram tudo no Centro de Nova Iguaçu
31% - concentram na região as compras de vestuário e acessórios
43,5% - preferem o comércio do Centro pela proximidade de casa, 17,9%, pela variedade e 15,1%, porque vende mais barato.
71,6% - se deslocam para as compras de ônibus, 16,4%, a pé e 7,5%, em automóvel próprio
38,2% - gostam do comércio de rua, enquanto 20,4% o consideram muito tumultuado e 11,8% lamentam a escassez de transportes
21% - sentem falta de lazer na região, enquanto 10,4% carecem de serviços como correio, telefone e loterias
61% - costumam freqüentar shoppings, dos quais 30,1% raramente, 30,1%, três vezes por mês e 11,6%, semanalmente
61% - consideram o número de shoppings na região insuficiente
34,2% - preferem o comércio de rua, 31,6% são fãs dos shoppings tradicionais e 34,2% são indiferentes à localização da loja
53,4% - dos que preferem o comércio de rua destacam os preços menores, 7,3%, a maior quantidade de lojas e 6,2%, a proximidade de casa
26,8% - dos que preferem os shoppings convencionais destacam a segurança, 19,7%, o conforto, 7,6%, a tranqüilidade, 7,1%, o maior número de lojas e 7,1%, o ar condicionado
39,5% - preferem comprar pela manhã, 29%, à tarde e 20,2%, à noite
39,8% - acham que um shopping a céu aberto deve ter todo o tipo de produto e serviço
95% - garantem que comprariam em um shopping a céu aberto
21,7% - poderiam cancelar as compras no shopping a céu aberto se os preços fossem muito altos, enquanto 13% prestariam atenção ao conforto e outros 13%, à segurança
42% - apontaram rádio e televisão como os veículos mais apropriados para anúncios sobre um empreendimento do gênero, enquanto 13,3% acreditam que a divulgação deveria incluir também jornais, revistas, outdoors etc..

Conclusão: A maioria dos consumidores que passa pelo comércio de rua do Centro de Nova Iguaçu está na faixa entre 22 e 30 anos, trabalha, tem renda familiar de sete a 10 mínimos e mora no próprio Centro ou arredores. Essas pessoas apontam os preços baixos, a variedade de lojas e a proximidade de casa como as maiores vantagens do comércio de rua. Apesar disso, a maior parte costuma procurar os shoppings em função da segurança e do conforto. Quase todos estariam dispostos a comprar em um shopping a céu aberto, principalmente se os preços fossem vantajosos e o empreendimento incluísse lazer, segurança e conforto. O horário apontado como preferido para as compras é a parte da manhã.

 


 

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.


Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 

Importante: Assim como antes de estabelecer uma loja, uma rede de lojas, ou mesmo um shopping center é necessário fazer um Estudo de Viabilidade profissional e muito bem feito, e ter uma Pesquisa de Mercado atualizada. Para operar de forma adequada uma loja, uma rede de lojas, ou um shopping center, é extremamente aconselhável Treinar profissionalmente as Equipes, com determinada frequência, para conhecer melhor o seu público-alvo, suas demandas e anseios, e adequar o merchandising da loja, da rede de lojas, ou do shopping center, além é claro de aperfeiçoar o Atendimento.

Somente desta forma, conhecendo seu público-alvo técnicamente, será possível se comunicar adequadamente com ele, ajustar a propaganda e a publicidade do empreendimento da forma mais apropriada, fortalecer a marca, motivando o consumo e um relacionamento duradouro, que se transforma em mais vendas e fidelidade. Isso não é fácil de fazer. Dá muito trabalho, precisa ter experiência em varejo, técnica e conhecimento. Mas, com a ajuda da ACOMP é factível e vale a pena, pois os resultados são excelentes.

Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como bons produtos e serviços, preços competitivos, adequação das formas de pagamento, e por aí vai. Contudo, um Estudo de Viabilidade bem elaborado, assim como uma Pesquisa de Mercado confiável, e o Treinamento profissional da Equipe são indispensáveis para o seu sucesso empresarial.

Clique aqui e veja alguns Depoimentos de Clientes da ACOMP, sobre nossos Serviços de Consultoria e Treinamento

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.


Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

------------------------------------------------------------

 

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

 

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

 

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

 

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

 

Clique aqui para mais informações !

 

------------------------------------------------------------

 

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

 

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

 

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

 

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.

 


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

 

------------------------------------------------------------

 

Você só quer algumas Dicas ?

 

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

 

Veja o Perfil do Eng e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP

Fale com a gente - Contatos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

 

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

 

Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2022 - ACOMP - Todos os direitos reservados.