Após 15 (quinze) meses a ACOMP concluiu um importante estudo sobre o marketing de lojas e shopping centers, iniciado em 2016 e concluído agora em 2017, propositalmente em um período de compras reduzidas no varejo brasileiro em função da crise atual, e contemplando mais de um ano, de tal forma a considerar todas as datas comemorativas do comércio. A ideia é bem simples, se encontrássemos soluções para aumentar as vendas do varejo em época de crise, além de garantir a sobrevivência nesse período, quando viesse uma estabilização e melhoria na renda dos consumidores, o que começa a acontecer, aí seria mais seguro ainda vender de forma satisfatória e repor margens adequadas de operação. Bem, isso não quer dizer necessariamente que seria fácil chegar a alguma conclusão, daí a necessidade de investigar criteriosamente o mercado e antecipar tendências, além é claro de "separar o joio do trigo". Escopo definido, partimos para as pesquisas, mais de 2.600 entrevistas, vários levantamentos, estudos, análises, cruzamentos e críticas aos resultados encontrados, além de consultas a estudos de antropólogos e educadores. Foram utilizados dados de pesquisas da ACOMP - dados primários obtidos também em outros estudos, e dados secundários - instituições e poder público. Alguns achados se destacaram, e explicam em boa parte o desempenho abaixo das metas de vendas e de tráfego de lojas e shopping centers, em relação aos investimentos em propaganda, publicidade, promoção, merchandising e sistemas de fidelidade (é claro que aqui foram comparados os desempenhos comerciais com outros varejistas do mesmo segmento e região, no mesmo período, totalmente inseridos no mesmo contexto). Veja a seguir alguns tópicos relevantes: >> Há dificuldade generalizada em entender e se comunicar adequadamente com as gerações dos Millennials, Geração X e Baby Boomers - A mesma forma de manifestação na mídia para todos, com certeza não tem funcionado bem; >> Estimativas equivocadas sobre a idade média dos compradores on-line, têm ficado muito abaixo da idade média real, o que tem comprometido sensivelmente as campanhas e, por conseguinte, os resultados obtidos em vendas; >> Mais da metade da renda gerada pelas famílias brasileiras, vem de apenas uma das gerações analisadas, geração essa que abriga aproximadamente 1/4 da população segundo o IBGE, porém, é tratada como igual às demais em poder de compra e influência nas decisões de compras, tanto no on-line como no varejo tradicional; >> Mais de 60% dos donos de negócios do Brasil têm mais de 40 anos, segundo o SEBRAE. Esse público consome mais do que a média, pois compra para o seu lar e empresa, e seu poder de influência nas decisões de compra também é maior; >> A busca por métricas explícitas para justificar as ações do marketing, muitas das quais em redes sociais, não é o melhor caminho, pois não estão se convertendo em vendas para as lojas na mesma proporção, e o tráfego produtivo nos malls não tem correspondido às expectativas de receita para os partícipes do empreendimento, gerando um crescimento pequeno sobre uma base já bastante reduzida; >> De uma forma geral faz-se mais por quem compra menos, através de campanhas que geram um retorno muito aquém do esperado, em função da inadequação da comunicação. As informações obtidas com este Estudo da ACOMP serão utilizadas em todos os nossos Serviços para Lojistas, Shopping Centers e demais Empresas Prestadoras de Serviços e Indústrias, pois afetam diretamente a influência - escolha, decisão e aquisição de serviços e produtos. E aí vem a pergunta: - Como posso ter acesso às informações desse Estudo da ACOMP, para aperfeiçoar nossa estratégia de marketing, aumentar as vendas e evitar o desperdício de recursos escassos ? Resposta: - Contratando os Serviços da ACOMP, conforme o tipo do seu Empreendimento ou necessidade. Veja algumas aplicações a seguir: Para os novos Empreendedores ou Empresários - As informações deste estudo serão utilizadas na execução do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Financeira pela ACOMP, onde também analisamos o Modelo de Negócio pretendido, e orientamos o Empreendedor quanto ao Marketing do seu novo negócio. Nos Estudos do Modelo de Negócios ou do Modelo de Gestão, ou na Reengenharia de Negócios de uma Empresa ou Empreendimento realizados pela ACOMP. No desenvolvimento pela ACOMP do Planejamento Estratégico de Marketing do Empreendimento ou Empresa. Para todos os Clientes do Plano ACOMP Shopping, Plano ACOMP Empresa, Plano ACOMP Corporativo ou Plano ACOMP Associativo. 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César Carvalho de Oliveira ======================================================= Veja
abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
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