Quinta-feira, 28 de junho de 2012

 

Especial Shopping Centers

Capitais ainda abrigam oportunidades

Negócios Mais da metade dos 437 estabelecimentos em atividade no país localiza-se nas principais cidades

Rosangela Capozoli - Para o Valor, de São Paulo

Veja a seguir alguns trechos da reportagem:

Mais da metade dos 437 shoppings centers em atividade no país, num total de 224, está instalada nas capitais. Ao longo de 2012 e 2013 está prevista a abertura de outros 79, dos quais 33% nessas cidades. Ao todo, serão 266 centros de compras espalhados pelas capitais. A queixa dos investidores, de que faltam terrenos e os preços só aumentam não deve alterar essa tendência.

Outro quesito que conta ponto para os investidores no momento dos estudos de viabilidade é a área de "influência". "A grande vantagem de estar presente em uma capital é que a população é muito maior, com uma área de influência muito mais equilibrada e uma economia local mais fortalecida", reforça Leonardo Neves, gerente de negócios da João Fortes Engenharia (JFE).

Para a direção da Acomp Engenharia e Empreendimentos Ltda, empresa especializada em estudos de viabilidade para implementação de shopping, o investidor em um empreendimento do porte de um shopping precisa ter claro qual rumo quer dar ao negócio. "É preciso estabelecer a diferença entre um empreendimento que será comercializado daquele que será locado. Caso o investidor opte por alugar, o primeiro passo é calcular se o valor da locação será atrativo e em quanto tempo terá o retorno financeiro", diz Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, sócio diretor da companhia. O empresário concorda que a capital oferece consumidores de maior poder aquisitivo e com perfis diversificados.

Carvalho de Oliveira ressalta também os pontos negativos. "Além de terrenos caros, também há falta de mão de obra especializada, e os custos vão muito além dos praticados no interior."

 

Fonte: ABRASCE

Para Luiz Fernando Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a escolha de um local para investir resume-se a um único ponto: viabilidade econômica. "A chave da questão está no poder aquisitivo da região em que o shopping será instalado. A regra é válida tanto para as cidades de pequeno como de grande porte. Construir um shopping center significa custo muito elevado e nessa empreitada não se aventura", complementa Veiga.

 

Luiz Fernando Veiga: "A chave da questão está no poder aquisitivo da região em que o shopping será instalado"

 

Para o presidente da Abrasce, a escassez de terrenos deve encarecer cada vez mais a construção de shoppings em áreas privilegiadas das capitais, mas trata-se de um custo que continuará compensando por muitos anos. Já no interior, a menor densidade e poder de compra da população são compensados pelo preço inferior dos terrenos. Por isso o número de centros de compras cresce tanto no interior como nas capitais.

O presidente da Abrasce diz que todo centro de compras passa por um ciclo que acaba levando a um amadurecimento nos negócios. "Todo shopping nasce e tem um momento de euforia. Depois entra em um período de recesso até que vai amadurecendo gradativamente. Um shopping está maduro após o terceiro Natal. É quando adquire sua maturidade econômica", diz.

O Shopping Estação BH, de Belo Horizonte, inaugurado na segunda quinzena de maio, está vivendo esse período de "euforia". De acordo com o superintendente do Estação BH, Carlos Wagner de Castro, a chegada do shopping vai atender a uma região carente de opções de gastronomia e lazer. "O setor norte da cidade cresceu muito, mas ainda não oferece variedade e qualidade na área de alimentação e ainda há carência no setor comercial."

No Nordeste, o RioMar Recife está vivendo um período de euforia antes mesmo da inauguração. Com investimentos da ordem de R$ 600 milhões, o RioMar Recife, em Pernambuco, abrirá em outubro como o maior centro de compras do Nordeste. Sua área é de 101 mil m2. "O RioMar é a realização de um sonho. Tenho certeza que ele irá atingir não somente a cidade do Recife, mas toda uma região que poderá contar com uma estrutura sustentável e moderna", afirma João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.

 

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