O
confeccionista Novembro e Dezembro de 2009 Vida Executiva férias
PAUSA
PARA O DESCANSO Por Camila Guesa Mais do que apenas "dar um tempo", as férias são imprescindíveis para o descanso do corpo e da mente, para renovação das energias e, consequentemente, das ideias. Contrariando
a grande maioria da população que aguarda ansiosamente as
férias, muitos empresários costumam descartar esse período
de seu calendário anual e acabam ficando anos sem dar uma pausa
na rotina de trabalho. Os profissionais estão sobrecarregados e,
por viverem sob pressão, têm a capacidade criativa e o ritmo
de produção diminuindo, assegura a vice-presidente
da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), a
psicóloga Sâmia Simurro. Graças ao descanso,
a pessoa volta motivada, com mais energia para realizar as tarefas diárias,
prossegue.
Mas muitos empresários resistem a isso, por acreditarem que sua
presença à frente do negócio é indispensável.
Afinal, está nas mãos do dono ou dos sócios a tomada
de decisões estratégicas que exigem visão de futuro,
afetam não só a sua vida mas também a dos empregados
e de suas famílias. Daí a importância de resgatar
sua capacidade de produtividade plena, ressalta a psicóloga.
Não parar nunca pode causar sobrecargas e sérios problemas
de saúde, alerta. Agenda cheia É fácil constatar que os empresários não têm férias definidas porque estão presos a uma série de compromissos profissionais que os impedem de agendar um período para sair e se divertir. Mas para conseguir organizar a empresa para momentos de ausência necessários, é preciso prever situações, treinar e qualificar substitutos para que o negócio funcione sem a sua presença. Durante as férias > Saia de férias e não trabalhe durante esse período. > Esqueça os problemas profissionais. > Não atenda ligações de trabalho (exceto em casos de urgência). > Desligue-se de tudo. > Dedique um tempo fixo para si. > Aproveite todo o tempo livre e não se prenda a horários. >
Mantenha o bom humor e o otimismo. >
Viaje para lugares que gosta ou a que nunca foi. >
Se algo aborrecê-lo, respire fundo e recomece. Vale lembrar que o estresse não tem hora para acontecer, portanto é mais adequado sair por uns dias ou uma semana, conforme o movimento da companhia, a disponibilidade financeira e, se possível, na época de vendas baixas, recomenda Antônio César de Oliveira, diretor da Acomp Treinamento e Assessoria. Para isso, a palavra de ordem é planejar ! "Organize normas de procedimentos baseadas em um padrão predefinido por você, treine funcionários de confiança, transmita a eles essas normas e delegue cargos e responsabilidades. A partir daí, busque o melhor momento para descansar, viajar, espairecer (que seja por uma semana ou um mês), e voltar renovado, com um fôlego novo para enfrentar a concorrência e os problemas do dia a dia do negócio", finaliza Oliveira. ABQV: (11) 3284-5337; ACOMP (21) 2445- 5444. Capa da Revista Diretora Geral: Bernadete Pelosini. Publisher: Júlio César Mello. Editora Responsável pela Revista: Vera Campos. Repórter:
Camila Guesa. Site
da Revista: www.oconfeccionista.com.br
Notas da ACOMP: Foi mantido nesta matéria do portal ACOMP, a íntegra do texto publicado pela revista impressa. Há um texto "similar" no site da revista. Veja
abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. ================================================== Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento Importante: Por mais que nos digam para não nos preocuparmos tanto, todos nós empresários, estamos sempre preocupados com nossos empreendimentos o tempo todo, inclusive nos finais de semana e durante as férias. Contudo, a dica é que hoje há como definir uma série de rotinas e atividades para nossos funcionários, de forma que eles assegurem um padrão de comportamento e execução, mesmo na nossa ausência. A ACOMP elabora Manuais de Normas & Procedimentos há muitos anos, para diversas empresas, de vários segmentos de negócios. Estes Manuais da ACOMP possibilitam a Você Empresário, reduzir sua carga habitual de preocupações, rotinas, fiscalização, checagens e cobranças, sem comprometer os resultados. Ao contrário, Manuais e Treinamentos bem elaborados, garantem os resultados, tanto de vendas, como de atendimento de qualidade aos clientes, e o correto cumprimento de tarefas. Além disso, com as Normas e Procedimentos definidos claramente, é mais seguro e confortável para o funcionário executar suas atividades, contribuindo para um melhor ambiente de trabalho, mais claro, objetivo, tangível e motivador. O que ocorre normalmente, é que deixamos para depois para providenciar os Manuais de Normas & Procedimentos, assim como os Treinamentos, e aí, é uma fábrica de problemas, todos os dias, e principalmente quando admitimos novos funcionários. Cada um quer fazer como acha que deve, com a melhor das intenções, porém o resultado é desastroso, falta um padrão, os clientes não entendem as diferenças de procedimentos e de atendimento, os fornecedores também não compreendem, os funcionários menos ainda, e você começa a acreditar que sua empresa, precisa de sua presença dia e noite, caso contrário não funciona como deveria. Toda vez que se fala sobre esse assunto, Manual de Normas & Procedimentos, e Treinamento da Equipe, você diz que assim que tiver um tempo, ou assim que entrar um dinheiro extra você fará. Os dias se passam, os problemas se repetem, e o tempo e o dinheiro nunca vai sobrar se você não priorizar. Além do que é preciso ter experiência, para não complicar o que é simples, elaborar Normas e Procedimentos adequados, atualizados, e de forma inteligível e prática. Sendo assim, é melhor contratar que tem experiência inclusive em outras empresas. Ou seja, a quantidade de funcionários, de atividades e de problemas em uma empresa, é muito maior que o seu tempo, todos os dias, durante o ano todo. Portanto, é preciso primeiro definir o que, como, e quando fazer para os seus funcionários, e o que não pode ser feito, através de um Manual de Normas & Procedimentos, Treinar os funcionários para a execução de sua tarefas, para garantir um padrão, motivar a equipe, e assim vai sobrar tempo e dinheiro para você e sua empresa. Aí vai ser fácil e prazeroso tirar férias. Pense nisso ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de ser um empresário eficiente e eficaz. Tel.(21) 2445-5444. Veja alguns Manuais de Normas e Procedimentos da ACOMP. Entenda como a ACOMP pode ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento ! Você planeja montar seu primeiro Empreendimento, seja ele uma pequena, média ou grande empresa, uma loja de rua ou uma loja em shopping, uma prestadora de serviços, uma fábrica - indústria, ou ainda, se você pretende expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança: A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada, e executar os seguintes serviços: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Palestras, Workshops, Treinamentos e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Assessoria e Orientação Empresarial São 4 (quatro) tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa ou Empreendimento terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais. Você é um Empreendedor de Shopping Center, Incorporador, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial: A ACOMP pode desenvolver para o seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets > Revitalização Comercial de Espaços Públicos e Privados > Avaliação do Atendimento nas Lojas >
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