Domingo, 21 de agosto de 2005
Jacqueline
Costa Pequeno varejo e serviços para executivos estão entre os empreendimentos que devem ganhar mercado em 2005 Depois de entrevistar 428 pessoas, entre empresários, empreendedores e executivos, a Acomp Consultoria e Treinamento, empresa parceira do Senac e do Sebrae, divulgou esta semana a décima edição de uma pesquisa anual que aponta os dez negócios que tendem a ganhar mercado no ano seguinte. O setor de petróleo, mostra a pesquisa, continua em alta. Assim como o pequeno varejo. Outro destaque: serviços exclusivos para executivos. Apesar da indicação propícia, quem estiver interessado em investir em alguma dessas áreas, alerta o sócio-diretor da Acomp, Antônio César Carvalho de Oliveira, não pode abrir mão de uma pesquisa que diga se há mercado para aquele empreendimento no local escolhido: - Também é imprescindível a execução de um estudo de viabilidade do negócio, definindo custos e ponto de equilíbrio, por exemplo. Confira as áreas que, segundo a pesquisa, representam boas oportunidades para 2006: SERVIÇOS TÉCNICOS: Especializados nas indústrias naval, química e de petróleo. Segundo Oliveira, estes setores estão investindo e contratando, mas são muito exigentes em relação à qualidade do serviço oferecido. Ele dá como exemplo empresas que façam projetos e instalações de máquinas, tubulações e motores. VAREJO: Pequenos mercados e mercearias de conveniência. Oliveira diz que, com o tempo reduzido e a renda apertada, o consumidor está mudando seus hábitos e migrando para lojas menores. Segundo o consultor, há espaço para este tipo de investimento no Recreio e em alguns bairros do subúrbio do Rio. TELEFONIA: Há demanda para conteúdo, jogos e serviços para celulares. O consultor diz que o acesso a computadores ainda é restrito e o custo de celulares é relativamente baixo. EM CASA: Serviços personalizados em domicílio, como arrumação e organização de armários, consertos de roupas. CONSTRUÇÃO: Empreiteiras de construção civil para obras residenciais e obras para os Jogos Pan-Americanos. MEDICINA: A complementar e/ou a alternativa, com formação mínima. Exemplos: empresas especializadas em exames, podologia e acupuntura. AUTOMÓVEIS: Postos de serviços automotivos franqueados. Oliveira explica que são lugares que contam com a parceria dos fabricantes de carro para realização de serviços especializados - da troca de vidro à injeção eletrônica. TURISMO: De negócios, com foco no suporte receptivo (de tradutor a aluguel de carro). FOTOGRAFIA: Equipamentos e serviços para fotografia digital, como lojas especializadas na venda de cartuchos e tratamento de imagens. EXECUTIVOS: Serviços exclusivos para executivos, como personal stylist, locação de carro com motorista, curso de etiqueta e aluguel de notebook, entre outros. ================================================= Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio. Também é importante o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.
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