Estudo Anual da ACOMP sobre Shopping Centers
( Primeira Fase )
 
ACOMP Consultoria e Treinamento

Em agosto de 2002 concluímos a primeira fase do Estudo Anual da ACOMP sobre Shopping Centers e Centros Comerciais.

O objetivo deste Estudo é avaliar os melhores Empreendimentos de nosso Estado, para a implantação de novas Operações Comerciais. Este Estudo permite que a ACOMP ofereça aos seus Clientes uma segurança muito maior, na Avaliação do Ponto Comercial para a montagem de suas Lojas.

A ACOMP assessora diversos tipos de Empresários, Executivos e Empresas, alguns estão montando a sua primeira Loja, outros estão expandindo suas operações e montando filiais pela primeira vez, outros já são grandes redes, mas todos sem exceção, não podem errar, e necessitam colocar suas Novas Unidades em Shopping Centers ou Centros Comerciais de sucesso e com real potencial de crescimento.

Além da correta escolha do Bairro, e do Empreendimento, a localização da Loja dentro deste Empreendimento também é de fundamental importância para o Sucesso do Negócio.

Nesta primeira fase, listamos e avaliamos todos os Shopping Centers e Centros Comerciais do Rio de Janeiro.

Os principais itens que fizeram parte desta Avaliação foram:

Estrutura de Marketing, Posicionamento Estratégico, Apoio aos Lojistas, Relacionamento com os Lojistas, Treinamento, Perspectivas de Expansão, Custos Condominiais, Tráfego no Mall, Engenharia e Manutenção, Projeto Arquitetônico, Serviços disponíveis, Experiência do Empreendedor (Construtor - Incorporador) no Varejo, Operação Geral das Lojas e Relacionamento do Empreendimento com a Comunidade.

A partir da Avaliação e Análise destes Empreendimentos, podemos identificar os Melhores em termos Comerciais e os chamados “micos”, que ainda não decolaram e não apresentam sinais de melhora no curto prazo.

Algumas localidades demandam uma avaliação ainda mais criteriosa, por concentrarem grande quantidade de empreendimentos, muitos Lojistas de “primeira viagem” e Administradores inexperientes.

As Localidades mais críticas, são:

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Teresópolis, Petrópolis e Niterói.

Nestas localidades, prevalecem o excesso de oferta de Lojas e o amadorismo, tanto de Operadores mas muito mais dos Administradores.

A grande maioria dos administradores ( mais de 96% ) destes “Shoppings Vendidos”, na verdade Pequenos Centros Comerciais, nunca administrou qualquer outro Empreendimento Comercial em sua vida, conhece Shopping ou Centro Comercial de ir ao Cinema e Lanchar, mas se investem de um poder absoluto, que não possuem, e colocam os Lojistas numa posição de cobaias, com suas desconcertantes e inusitadas “experiências”.

O resultado todos nós já conhecemos, lojas e mais lojas fechadas, algumas nunca chegaram a abrir e eles continuam achando que sabem o que estão fazendo. Não conseguem nem ao menos definir o que é Marketing, não possuem qualquer qualificação para tal, nunca trabalharam no Varejo, e não procuram ajuda.

Este último é o maior problema dos ignorantes, justamente por reconhecerem que não sabem, procuram o tempo todo esconder e se justificar, ao invés de buscar apoio e corrigir. Fazem mais “política” do que administram. O medo de perder o emprego hoje é grande em qualquer classe social, mas a solução não é tentar “tapar o sol com a peneira”, e sim enfrentar as dificuldades com transparência, afinal estão lidando com recursos e principalmente expectativas de terceiros.

Alguns optam por colocar aquela mocinha bem intencionada para cuidar dos Eventos e chamam a isto de Marketing de Shopping. Novamente o resultado todos já conhecem, após uma série de eventos desconectos, a mocinha é dispensada, com a alegação de que o “Marketing” precisa mudar.

- Que Marketing, se o que existe quando muito, são eventos ?

Só há uma saída para os Pequenos Centros Comerciais e alguns que intitulam-se Shopping Centers, e esta saída é terceirizar o Marketing, ou contratar uma Consultoria com expertise em Shoppings Vendidos para assessorá-los (opção mais econômica), como o fizeram com a Contabilidade (administradoras), Segurança e Limpeza. Caso contrário, é melhor virar uma Galeria Comercial, onde pelo menos os Custos para os Lojistas, são compatíveis com o Serviço oferecido. O pior posicionamento é este, de “meio grávida”, onde impera a falta de profissionalismo.


É necessário entender que a essência de um Empreendimento Comercial é Vender. Para isto, é necessário um maior enfoque Comercial e de Marketing, e por conseguinte a assessoria de uma Empresa Especializada, com experiência comprovada no assunto, já que montar internamente uma Equipe Profissional de Marketing, custaria uma fábula a já combalida receita dos Lojistas.

Caso você deseje montar uma Loja em algum Shopping Center ou Centro Comercial no Rio de Janeiro, consulte a ACOMP. Nós poderemos assessorá-lo desde a Avaliação do melhor Ponto Comercial para seu Negócio, passando pelo Estudo de Viabilidade, Pesquisas de Mercado, Projetos, e etc.. ( Veja a seção Serviços de nosso portal e consulte-nos sem compromisso ! ).

Contudo, é importante esclarecer que a ACOMP não comercializa ou indica nenhum Shopping ou Loja sem uma Análise prévia. Não somos Corretores de Lojas, e sim Consultores em Negócios especializados em Shopping Centers Locados e Vendidos, com comprovada experiência e, portanto, entendemos que cada caso é um caso específico.

Alguns tipos de Empreendimentos podem ser perfeitos para um Negócio e pouco adequados para outros. Acreditamos desta forma que possamos atender com isenção e profissionalismo aos nossos Clientes, aconselhando-os e orientado-os com total transparência e uma única preocupação, o seu Sucesso Empresarial.

A ACOMP poderá elaborar para seu Shopping Center ou Centro Comercial, seja ele Vendido ou Alugado - Consultoria e Assessoria Administrativa, de Marketing ou Comercial, Pesquisas de Mercado, Execução e Gerenciamento de Projetos de Engenharia e Arquitetura, Palestras e Treinamentos para os Lojistas e seus Colaboradores, Implantação da Qualidade Total para a Administração do Empreendimento, Elaboração do Planejamento Estratégico do Shopping ou Centro Comercial.

( Veja na seção Clientes de nosso portal, os vários Shoppings e Centros Comerciais já atendidos pela ACOMP ). Alguns, são os Maiores do País.

A ACOMP também está apta a Divulgar o seu Empreendimento através do portal www.acomp.com.br, atraindo para o seu Shopping ou Centro Comercial, um Público muito Especial, diferenciado e com alto poder aquisitivo, que é normalmente formado por Empresários, Executivos e Empreendedores, potenciais Lojistas de seu Shopping, elevando o ticket médio de vendas das Lojas.

Veja o Estudo sobre os Melhores Shoppings do Rio de Janeiro de 2011


Fale com a gente como Você preferir:

  • A qualquer hora, todos os dias:

Por email: acomp@acomp.com.br ou atendimento@acomp.com.br

  • Pessoalmente ou por Telefone:

Av. dos Mananciais, 609, S. 01 - Jacarepaguá - RJ
De Segunda a Sexta-feira, das 9 às 18 horas
Telefones: (21) 2445-5444 / 9676-9040
Professora Vera Lúcia - Diretora Administrativa
Eng°. e Prof. Antônio César - Diretor Geral.


Muito Importante: A ACOMP não possui representantes em outros Estados do Brasil ou Exterior, e nem tão pouco autoriza ninguém a representá-la. Qualquer contato ou informação necessária, contratação de Serviços e etc., deverão ser feitos diretamente com a ACOMP.

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria completa personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Palestras, Treinamentos e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Orientação Empresarial

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras para os Lojistas

> Treinamento para as Equipes de Venda das Lojas

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também prestar apenas a Assessoria Comercial, para que Você invista com mais segurança e assertividade, ou gerencie seu shopping center profissionalmente. Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 200 (duzentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on line.

ACOMP Consultoria e Treinamento

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar a Operação, seja ele um Shopping Center, um Centro Comercial, uma rede de Lojas ou apenas uma Loja. Com a expertise em varejo da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

------------------------------------------------------------

Outras Reportagens com Dicas do Eng. e Prof. Antônio César

Veja outras Reportagens e Dicas sobre Varejo e Shopping Centers, nas seções Notícias e Depoimentos no portal ACOMP www.acomp.com.br

------------------------------------------------------------

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

 

Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444.

Conheça também as Palestras da ACOMP com o Eng. e Prof. Antônio César.

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 


Clique aqui para saber como o PLANO ACOMP Shopping pode ajudar seu Shopping Center a ser um Sucesso


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

A Primeira e Única Consultoria do Mundo que disponibiliza
mais de 20 Serviços úteis e Gratuitos on line

· 1º site do Mundo em Marketing Cruzado

· O site mais visitado por Empresários do Rio de Janeiro


Indique o site www.acomp.com.br para seus Amigos
!

 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 /
Celular: (21) 9676-9040
www.acomp.com.br - O site do Empresário !


 

© Copyright 2003 - ACOMP - Todos os direitos reservados.