logo_jcom11a.gif (5213 bytes)

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2001

Jornal do Lojista

Prosperidade mesmo com crise
CompetÍncia ť o diferencial

Débora Oliveira

Terrorismo, alta do dólar, crise argentina e racionamento de energia - fatores que estão afetando a economia brasileira como um todo parecem sequer respingar no faturamento de algumas lojas. Ao contrário. A rede Ninho do Urubu, que comercializa produtos com a marca do Flamengo, abriu um ponto de venda em setembro e inaugurará, no próximo dia 10, uma filial em Duque de Caxias com 80 metros quadrados em estilo hi-tech. Já a Lenny, de moda praia, aumentou a produção para atender à exportação, além de ter inaugurado duas lojas este mês.

Consultores de varejo são unânimes: é possível crescer em meio à crise quando o empreendimento está saudável financeiramente. "Lojas que fecham neste momentos já andavam mal. A tempestade econômica acaba deixando somente os mais competentes", diz o professor do curso de Master in Business Administration (MBA) em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, Antonio Galvão Vasconcelos.

Há nove anos no mercado, a Lenny é citada pelo consultor como exemplo. Mesmo com o comércio exterior abalado pelo terrorismo, a proprietária da rede, Lenny Niemeyer, vê as exportações decolarem. "Deste mês até março de 2002 devemos mandar 80 mil peças para Europa e Estados Unidos. A produção deste ano será de 200 mil itens, 30% superior à do ano passado", conta Lenny. O aquecimento também aparece nas vendas ao mercado interno.

Voltada à classe A, a Lenny tem beneficiado-se da diminuição das viagens internacionais. "Os clientes estão deixando de gastar lá fora e comprando aqui. Além disso, o turismo interno está crescendo. Não é à toa que acabamos de abrir uma loja em Búzios", conta a proprietária da rede. O segredo do sucesso? Produto diferenciado.
- Nossa modelagem não é micro, como a maioria das marcas nacionais, nem muito grande como os biquinis produzidos no Brasil para exportação. Encontramos um meio termo que agrada a quase todas as faixas etárias. Temos ainda o complemento de toda linha praia, da sandália ao chapéu - conta Lenny.

MARKETING. Além de produto diferenciado, o diretor-executivo da Ninho do Urubu, Marcus Liotta, tem outra explicação para o crescimento da rede: marketing. "Cerca de 90% do nosso negócio consiste em estimular a paixão do torcedor, ou seja, investir em estratégia de marketing. Precisamos criar o desejo do consumo. Nosso público consome por impulso."
Outros dois pontos fundamentais, segundo Liotta, são a falta de concorrência e o investimento em serviços. "O Clube de Regatas do Flamengo tentou investir em quiosques, sem muito sucesso. No ano que vem, entraremos como sócios para alavancar o negócio", afirma.

A rede Ninho do Urubu oferece, ainda, serviços complementares para conquistar o consumidor. "Temos um jornal com as notícias do clube, promovemos festas quando o Flamengo vence, fazemos inscrições para a torcida organizada Falange Rubro-negra, enfim, vamos além da simples venda de camisetas", explica o diretor-executivo da rede.

CONFORTO. Pontos de venda confortáveis completam a estratégia da Ninho do Urubu. A recém-inaugurada loja no Centro do Rio tem 100 metros quadrados, cyber café, televisores e painéis contando a história do Flamengo. A que será inaugurada em Duque de Caxias terá tudo isso mais a Calçada da Fama Rubro-negra, com marcas de pés e mãos de jogadores que fizeram a história do time. Liotta acrescenta que mais outra duas filiais serão abertas no início do ano que vem, no Maranhão e na Bahia.

A palavra de ordem, segundo Antônio César Carvalho de Oliveira, sócio-diretor da Acomp Consultoria e Treinamento - que tem a Sendas entre seus clientes -, é planejamento. "Um bom estudo de viabilidade, tanto do ponto de venda, quanto dos produtos e aspirações do consumidor, formam o caminho para ter um negócio saudável."

Trabalhar com mercadorias de qualidade, treinar funcionários, sem esquecer de acompanhar as expectativas do consumidor e o movimento do concorrente, são outros conselhos do consultor. "Se nada disso está sendo feito, é preciso começar um movimento de reestruturação, articulando instrumentos de controle do negócio para conseguir voar mesmo em dias de tempestade", completa o sócio-diretor da Acomp.

DEZ DICAS CONTRA A CRISE

1. Planejamento estratégico de estoque, finanças, expansão, etc.
2. Pesquisas de mercado identificando, constantemente, as mudanças de perfil do consumidor.
3. Vendedores treinados.
4. Investimento em tecnologia.
5. Atenção à concorrência.
6. Serviços diferenciados.
7. Investimentos em marketing.
8. Capital de giro.
9. Reinvestimento do lucro no empreendimento.
10. Cuidados com a aparência da loja.

Fonte: Acomp Consultoria e Treinamento, www.acomp.com.br

 

=================================================

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

É muito importante destacar que, com a recuperação gradual da economia do país, surgem grandes Oportunidades de Negócios. Mas é preciso inovar, e "pensar fora da caixa". Conte com a ACOMP para empreender com segurança e assertividade !

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio.

Também é importante o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja o Perfil do Eng e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP

Fale com a gente - Contatos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.