logo_jcom11a.gif (5213 bytes)

Domingo, 22 e segunda-feira, 23 de Julho de 2001

Jornal do Lojista

Fechamento sem traumas

Com planejamento, é possível reduzir prejuízo na hora de cerrar as portas

Patrisia Ciancio


Quem já passou pela experiência, garante: o custo para fechar as portas é muito mais alto que o da abertura da empresa. Mas, se não há outro jeito, a melhor saída é administrar o problema e substituir o desespero pelo planejamento. Vale tudo para tentar reduzir o prejuízo, o que não dispensa a tradicional queima de estoque e a ajuda de concorrentes.

Se a abertura da loja requer cuidados e avaliação criteriosa de detalhes, o mesmo deve ser observado quando a decisão é cerrar as portas. Também nessa hora, a pior inimiga é a ansiedade.

E como fazer da concorrência a melhor aliada? O comerciante Salvador Rosário tem a resposta.

Atualmente dono de uma casa de móveis de madeira em Niterói, ele conseguiu mudar de ramo e salvar parte do investimento graças à venda do estoque e dos equipamentos da antiga loja para o proprietário de um comércio vizinho.

Antes de os problemas começarem, o empresário vendia janelas, portas e móveis de ferro, de fabricação própria. Na tentativa de ampliar o lucro, decidiu aproveitar melhor o espaço da loja montando, no mesmo local, um comércio de autopeças. Em alguns meses, o que parecia uma alternativa rentável tornou-se um entrave.

Capital de giro

Como a comercialização de peças de automóveis exige mais recursos, sobretudo para a compra de estoque, Rosário viu-se sem outra alternativa que não a utilização do capital de giro da loja de móveis de ferro para atender a essa necessidade. Resultado: as duas atividades afundaram.

Ao perceber que não tinha outra escolha senão fechar a autopeças, Rosário procurou um comerciante do mesmo ramo e vendeu todo o estoque, com um desconto de 50%. Foi o suficiente para equilibrar as contas. Mas a história não acabou aí. Com o tempo, o negócio de móveis de ferro também foi enfraquecendo. Mais atento depois do fechamento da loja de autopeças, o comerciante outra vez recorreu a um concorrente, vendeu toda a matéria-prima estocada e os equipamentos e, com o dinheiro que conseguiu, montou a loja de móveis de madeira.

Rosário diz que, com tantas decisões a tomar, não se pode esquecer de priorizar o que vai ser pago antes de fechar um negócio ou mudar de área de atuação. Antes de tudo, o comerciante regularizou a situação dos funcionários.

Uma decisão mais que acertada, na opinião do presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Alshop), Nabil Sahyoun. Para ele, tudo pode esperar, exceto o lado humano do negócio.

- Deve-se pagar primeiro os colaboradores. Esta é a forma de respeitar aquele que esteve ao seu lado o tempo todo. Com os fornecedores, pode-se tentar negociar. Depois vêm os impostos, nem tão urgentes quanto o trabalhador, que tem família para sustentar. É a maneira mais honesta de fechar as portas - defende.

Na avaliação do consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria e Treinamento, o grande erro de Rosário foi ter investido em uma área que não dominava. Mas o desvio de rota foi corrigido em tempo. Perceber a inviabilidade do negócio de autopeças, recorrer à concorrência para reduzir o prejuízo com o estoque e optar por um novo empreendimento em uma área semelhante a que já dominava foram decisões acertadas.

- Ele iria acabar com tudo se tivesse insistido naquilo que não conhece. Mas fez bem ao mudar para um negócio do mesmo ramo. Assim, conseguiu aproveitar, inclusive, a clientela - analisa Oliveira.

Após a dupla experiência e, hoje, estabilizado no negócio que decidiu abraçar, Rosário sugere a quem está pensando em abrir uma loja fazer amplo planejamento de atuação, sem esquecer da necessidade de ter uma reserva de capital. "A compra é certa, mas a venda não. Contar somente com a venda para liquidar despesas é muito arriscado", adverte.

Erro sem volta

Nem sempre, porém, é possível salvar o investimento - ou parte dele, como fez Rosário. Um lojista do setor de alimentos, que não quis ser identificado, conta que era proprietário de um espaço em Duque de Caxias e, como não tinha intenção de alugá-lo, resolveu abrir uma pequena mercearia, que era também uma espécie de bar e lanchonete. Dois erros levaram-no a ter que fechar as portas. O primeiro, estocar produtos que não tinham muita saída na região. O segundo, uma prática tão comum quanto perigosa: a venda fiada, que rendeu significativos calotes ao lojista.

Diante da necessidade de fechar as portas, a primeira tentativa do comerciante foi alugar o ponto com todas as mercadorias e equipamentos. Conseguiu, mas não resolveu. Foi como ter passado o problema adiante, já que os inquilinos, que enfrentaram as mesmas dificuldades, não pagavam o aluguel. Para evitar um prejuízo ainda maior, a saída foi acabar com o negócio. Nem a venda de parte do estoque, dois balcões e o fogão foram suficientes para sanar as dívidas.

- Talvez o lojista tivesse melhor resultado se vendesse o ponto, com todos os equipamentos e estoque - opina Oliveira, da Acomp. Para o consultor, esta é a melhor atitude quando o imóvel é próprio. "Quanto mais se fragmenta, mais o negócio perde valor", sentencia. Na hora de encerrar atividades

Dicas

>> Constatado que não há outro jeito se não fechar a empresa, o primeiro passo é manter a calma e agir com tranqüilidade, para não aumentar ainda mais o prejuízo. Há grande possibilidade de perder dinheiro se o lojista não souber aproveitar o que tem no seu comércio.

>> É preciso fazer um levantamento de todo o estoque para poder aproveitar o máximo possível. Tudo tem valor no mercado, basta ir ao lugar certo e ter paciência.

>> Um cronograma de atividades a serem cumpridas até o fechamento também ajuda. Assim, o comerciante pode distribuir tarefas. Vale até oferecer para o funcionário uma comissão na venda do estoque.

>> Neste momento, é hora de pesquisar, na Junta Comercial, empresas que estão sendo abertas e têm afinidade com o seu negócio. Elas são potenciais compradoras dos equipamentos e estoque, da mesma forma que os atacadistas.

>> Mesmo que o valor da venda do estoque seja inferior ao do investimento realizado, o lojista deve fazer de tudo para se livrar do encalhe.

>> É importante priorizar o que será feito com o dinheiro obtido na venda do estoque e dos equipamentos: liquidar dívidas com os funcionários, fazer acertos contábeis e legalizar a situação financeira e tributária da empresa.

A papelada

>> Na Junta Comercial

Certidão negativa do INSS
Certidão do Fundo de Garantia (FGTS)
Se a empresa não tiver débito, as certidões poderão ser retiradas via Internet, nos endereços www.previdenciasocial.gov.br (INSS) e www.caixa.gov.br (FGTS)

>> Na Receita Federal

Documento Básico de Entrada
(DBE)
CIC e RG dos sócios
Certidões do INSS e do FGTS
Via do contrato social, já autenticado pela Junta Comercial

>> Na Secretaria Estadual da Fazenda

Deca (Declaração Cadastral) preenchido
Talões de notas - o último utilizado e os que ficaram em branco
Cópias do CIC e RG dos sócios, autenticadas
Última Dipam (Declaração Anual de Movimentação da Empresa)

>> Na Prefeitura

GDC (Guia de Dados Cadastrais) preenchido

Secretaria da Desburocratização

Presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (Alshop), Nabil Sahyoun gostaria que existisse, no País, uma Secretaria da Desburocratização, para facilitar os encargos do fechamento. "O processo de fechamento de firma é muito complicado. Tanto que as pessoas, antes mesmo de abrir a empresa, já pensam nos problemas e nos gastos que terão caso precisem fechá-la."

De acordo com o contador Carlos Piccinin, além de o processo ser lento, na maioria dos casos, muitos lojistas não têm a documentação organizada na hora de cumprir as exigências dos órgãos do Governo. Por conta disso, há pedidos de fechamento que duram anos. "Quando os documentos estão em ordem, o processo varia de dois a três meses", afirma.

=================================================

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

É muito importante destacar que, com a recuperação gradual da economia do país, surgem grandes Oportunidades de Negócios. Mas é preciso inovar, e "pensar fora da caixa". Conte com a ACOMP para empreender com segurança e assertividade !

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio.

Também é importante o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja o Perfil do Eng e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP

Fale com a gente - Contatos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.