Sábado, 18
de Agosto de 2001
Jornal
do Lojista
O
cartão de visitas da loja
Montar uma boa vitrine não custa pouco, mas o retorno
é certo
José Pinheiro Júnior
Um cartão de visitas da loja, um vendedor de luxo, o grande diferencial
do comerciante instalado em um shopping center - estas são algumas das
funções que os empresários destinam às vitrines. Tradicionais ou criativas,
simples ou sofisticadas, estas estrelas do comércio merecem cuidado especial
na hora da montagem e precisam ter, além de bom gosto, inteligente escolha
de cores, iluminação diferenciada e decoração coerente com os objetivos
de venda.
Consultores, vitrinistas e os próprios comerciantes estimam que, em média,
uma vitrine deva ser trocada a cada 15 ou 20 dias. Se houver alguma promoção
especial ou período de grande apelo de vendas, como Natal e Dia das Mães,
por exemplo, este prazo deve ser ainda menor.
Em geral, a montagem e decoração de uma vitrine com área entre quatro
metros quadrados e 5,5 metros quadrados custa de R$ 1,4 mil a R$ 2,5 mil.
Mas este valor pode variar bastante, de acordo com a estratégia de cada
loja e o ramo de atuação do comerciante. Iluminações mais sofisticadas
podem ser encontradas em vitrines de joalherias, nas quais, além da luz
geral, algumas peças recebem mais destaque através de um foco especial.
Os movimentos de manequins ou de outras peças podem ser vistos com mais
facilidade em lojas voltadas ao público infantil.
- Uma boa vitrine não deve ter muita informação, com muitos itens expostos
à apreciação dos clientes. Deve ser objetiva e a arrumação dos produtos,
coerente com o que se pretende vender. O lojista deve optar por, no máximo,
quatro cores e a iluminação deve priorizar o branco, que é muito limpo,
e o amarelo, que apresenta bem cada peça - aconselha o vitrinista e programador
visual Geraldo Ourique, que presta serviços a empresas como Cantão e Redley.
Troca a cada 15 dias
Ourique recomenda, ainda, que, pelo menos no setor de moda, a troca da
vitrine ocorra a cada 15 dias. Ele calcula que a montagem de uma boa vitrine
demanda um investimento de até R$ 2 mil, no caso de uma área de cinco
metros quadrados. "O período de troca depende do setor. Pode ser maior
que estes 15 dias padrões ou bem menor, no caso de ocasiões especiais
para o comércio ou liquidações. A contratação de um bom profissional sempre
auxilia o lojista", comenta Ourique.
O vitrinista Hélio Cannes, atualmente prestando serviço às 12 lojas da
Modamania, enfatiza que a entrada da loja exerce a função de primeiro
vendedor. A harmonia e a decoração seriam, segundo Cannes, fundamentais
para o sucesso do empreendimento. "Realmente, muita informação confunde
a vista do cliente e pode afastá-lo. Por isto, tudo deve ser feito com
cuidado e renovação contínua, além de criatividade. Na Modamania, gastamos
cerca de R$ 1,5 mil para redecorar uma vitrine a cada 15 dias, em média",
diz Cannes.
- O layout, o tema e a iluminação são itens fundamentais para uma boa
vitrine. Mas o empresário não pode esquecer do bom gosto. Deve ter muito
cuidado ao abordar temas como sexualidade e crianças, por exemplo, que
podem ferir a sensibilidade dos clientes. Quem realmente descobriu o valor
de uma vitrine bem feita foi o americano Frank Woolworth, que no início
do século XX deixou de lado o atendimento massificado nos balcões e criou
este novo vendedor - lembra Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp
Consultoria, que presta assessoria para clientes como Casas Sendas e a
loja de roupas Basic Fashion.
Proprietária de duas franquias da Tyrol, de moda infantil - no Rio Sul
e no BarraShopping -, a empresária Adriana Barajas investe cerca de R$
1 mil a cada 20 dias para mudar a vitrine de cada loja. Segundo ela, nos
dias em que as mudanças são feitas, são registradas vendas 20% superiores
às obtidas nos demais dias da semana.
- Em shopping centers, a vitrine é o que chama a atenção dos clientes,
desvia o olhar para dentro do estabelecimento e facilita a venda. A variedade
de itens é fundamental e sempre adotamos um tema especial para cada quinzena.
As últimas foram Inverno - férias na África e Spot, o cachorro astronauta.
Tanto as crianças como os adultos adoram a decoração - garante Adriana.
Leveza e bom gosto
As despesas com o marketing nas lojas de Adriana chegam a 15% do custo
mensal de operação e as vitrines demandam 50% deste valor, em média. A
ênfase constante na novidade e o cuidado para não encher as vitrines de
produtos são outras das sugestões de Adriana para uma boa vitrine. "Variedade
não quer dizer sobrecarregar o cliente de informações. Tudo deve ser feito
com leveza e bom gosto. Trata-se de um tipo de arte", completa a empresária.
André Pivetti, dono de lojas da Du Loren e da Deitando e Rolando, de cama,
mesa e banho, gasta cerca de R$ 1,6 mil para a montagem de uma vitrine.
Somando com dois salões de Cabeleireiro Degradée que comanda, o comerciante
tem oito lojas espalhadas por diversos shopping do Rio. - Com a vitrine,
alavancamos as vendas. É o glamour do comércio. Trocamos a vitrine semanalmente
e priorizamos, é claro, as novidades e a criatividade - explica Pivetti.
Já a diretora geral da Klara Jóias, Eliane Callado, assinala que a limpeza
de uma vitrine é um passo importante para o sucesso da loja. O visual
leve e a iluminação focalizada em determinadas peças também fazem a diferença,
especialmente numa joalheria. Eliane lembra que o comerciante não pode
esquecer de pôr etiquetas de preços nos produtos expostos.
- Além de ser lei, a colocação dos preços deixa o cliente mais à vontade.
A arrumação serve como um convite, que pode ser gentil e simpático ou
afastar o consumidor. Numa joalheria, a utilização de luzes especiais
sobre as peças é outro diferencial - diz Eliane.
Na Empório Baby, no Città America, a proprietária, Valéria Pita, troca
a decoração da vitrine a cada 15 dias. O custo com cada decoração depende
do que será exposto durante o período. "Trabalhamos muito com as cores
e, em nossas vitrines, as crianças podem mexer nos itens que oferecemos
aos seus pais. Para vender as roupas, atraímos a atenção das crianças."
=================================================
Veja
abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto.
Antônio
César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Vários
outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio.
Também é importante o
correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade,
Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.
Pense
nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre
como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento
comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.
Veja
também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens,
Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.
------------------------------------------------------------
Entenda
como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:
Você
está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou
pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade
e segurança ?
A
ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:
> Estudos
de Viabilidade
> Análise e Seleção
do melhor Ponto Comercial
> Gerenciamento de Projetos e Elaboração
de Manuais
> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas
> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais
> Pesquisas de Mercado e de Satisfação
de Clientes
> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo
> Plano ACOMP Empresa
São
4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha
o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá
um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate
nossos serviços de Mentoria
e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência
natural.
Visite
a seção Serviços do portal ACOMP. Clique
aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------
Você
é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora
de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico
de um Centro Comercial ?
A
ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:
> Estudo
de Viabilidade Comercial
> Pesquisas de Mercado e de Satisfação
de Clientes
> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas
> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento
> Gerenciamento de Projetos e Elaboração
de Manuais de N & P
> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total
> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões
> Planejamento
e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets
> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração
> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas
> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo
> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento
São
4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com
certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos
de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu
aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança,
Flea Markets e Outlets, entre outros.
Podemos
também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você
invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping
Center . Clique aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------
Você
só quer algumas Dicas ?
Visite
o Portal ACOMP e
veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento
e Notícias. São mais de 280 (duzentas e oitenta) entrevistas
com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.
Veja o Perfil do
Eng.° e Prof. Antônio César
Leia
a reportagem - Por
que contratar uma consultoria ?
Conheça - Clique
aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP
Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos
Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP
Fale com a gente - Contatos
Visite o site e veja
outras Pesquisas e Estudos da ACOMP
Contrate
a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento
Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos
e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus
lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada,
e o resultado global é muito melhor.
Desde 1994
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line.
•
1º site do Mundo em Marketing Cruzado.
• O site mais visitado por Empresários.
É
só acessar
www.acomp.com.br
O
site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !
Contrate
os Serviços da ACOMP ou as Palestras
do
Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444
www.acomp.com.br - O site do Empresário !
©
Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|