Sexta-feira 08 de julho de 2005



Franquia pode ser apenas o primeiro passo

VINICIUS NEDER

GESTÃO

Franqueados diversificam área de atuação administrando marcas próprias

O franchising, considerado por muitos a forma mais segura de tornar-se empresário, pode ser apenas um primeiro passo no mundo de negócios. Alguns franqueados de grandes redes têm apostado em marcas próprias depois de algum tempo no mercado de franquias. A estratégia, dizem, visa desde a diversificação dos negócios (com diferentes rentabilidades) até o sonho de sucesso próprio. É preciso, contudo, ter organização e capacidade gerencial para estar à frente de tudo.

Ao oferecer um modelo de negócios já formatado, com sistema de gestão, fornecedores e marca, a franquia serve de aprendizado para o empresário. José Adalberto da Silva, por exemplo, iniciou no franchising pela rede de cafeterias Mr. Coffee e, há três semanas, abriu a Galeteria e Choperia Molina, restaurante de galetos na praça de alimentação do Shopping Tijuca.

Antes de franqueado, o empresário foi funcionário da Mr. Coffee. Foi gerente e supervisor de operações, até assumir, há oito anos, assumiu a unidade do Shopping Tijuca. "Era uma loja com dívidas, mas consegui recuperá-la, tornando o negócio rentável", lembra. A partir daí, não parou mais. Abriu mais duas unidades no mesmo shopping e uma quarta no Shopping da Gávea. Em 2003, Silva assumiu a marca, tornando-se franqueador da rede, hoje com 14 franqueados.

- A franquia já tem uma cara, um formato. Mas isso não garante o sucesso, que depende da boa operação - afirma o empresário, apontando a incapacidade de operar o modelo da franquia como motivo para insucesso. Ainda assim, na hora de começar nos negócios, Silva aponta a franquia como caminho mais indicado. "Com marca estabelecida, a franquia está passos à frente de quem começa com negócio próprio. Mas o sucesso depende do empresário", explica.

Perfil do empreendedor deve ser considerado

Por isso, o empresário deve refletir sobre seu perfil. "O franqueado sempre vai estar sujeito a regras e precisa estar ciente disso. Descumpri-las, mais tarde, pode gerar problemas no relacionamento com o franqueador", alerta Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria. Segundo ele, a análise do perfil do franqueado (em função do negócio escolhido) não deve ficar somente a cargo da rede. "É preciso buscar opiniões externas", ressalta.

A opção de Silva pelo caminho próprio veio para aproveitar uma oportunidade - apesar de bem aceito pelo consumidor, os galetos não são encontrados com facilidade nos shoppings. Antes de inaugurar seu restaurante, Silva investiu numa franquia do Bon Grillê, também no Shopping Tijuca, em fevereiro deste ano. "Foi uma boa aquisição, pois a rede tem bom treinamento, com uma marca certamente mais consolidada que a Galeteria Molina", avalia Silva.

Já para Rômulo Almeida, investir em franquias foi uma forma de dar uma guinada no mundo dos negócios com mais segurança. Em 1997, ele saiu do ramo de informática e resolveu investir em alimentação. "Estava no mercado desde 1992, com assistência técnica e venda de computadores", lembra Almeida. Ele optou por se desfazer do negócio com o aumento da informalidade, que levou à diminuição das margens de lucro.

Franquia é opção para quem não tem experiência

- Ao me desfazer do empreendimento, saí com R$ 100 mil, recursos suficientes para abrir uma unidade do Rei do Mate - conta Almeida. Depois de inaugurar o Rei do Mate do Rio Sul, chegou a dez pontos-de-venda, juntamente com um sócio. "Procurei uma franquia porque entendia apenas do comércio de informática, sem nenhuma experiência no ramo de alimentação", completa.

Desfeita a sociedade, o empresário ficou com quatro lojas do Rei do Mate. Para continuar crescendo, ele partiu para a diversificação. "Os melhores pontos para o Rei do Mate já estavam ocupados", diz. Depois ele investiu na rede Giraffas e inaugurou, no Top Shopping, em Nova Iguaçu, a quarta filial do Maneco com Jaleco, restaurante de comida mineira criado em setembro do ano passado. Além disso, possui um restaurante italiano no Madureira Shopping.

Segundo Antônio Carlos Nasraui, diretor comercial e de marketing do Rei do Mate, a rede exige apenas que os franqueados não possuam negócios concorrentes. O objetivo é evitar cópias da operação. "No entanto, quando o franqueado toma a decisão de diversificar, ele deve ter consciência da importância de conhecer fluxos, faturamento e operação do negócio. Não dá para passar uma vez por mês na loja", opina Nasraui.

- A franquia dá mais segurança. Embora os projetos próprios sejam mais arriscados, trazem mais satisfação e, quando dão certo, maior rentabilidade - resume Almeida. Isso porque marca, modelo de negócio, treinamento e todo o suporte das franquias têm seu preço. "Ao pesquisar a franquia na qual investir, o empreendedor deve analisar a relação custo-benefício", recomenda Silva, da Galeteria Molina.


SERVIÇO

Galeteria Molina, 2176-6106

Maneco com Jaleco, 2488-2395

Acomp Consultoria, 2445-5444

Marca é diferencial do sistema

O franchising não se resume à concessão de uma marca já estabelecida, mas essa é sua principal vantagem. Na avaliação de Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria, não se deve apostar na franquia como única forma de buscar um modelo de negócios. "Com assessoria de mercado, o empresário, mesmo sem experiência gerencial, pode montar seu modelo próprio", diz.

Segundo o consultor, muitas vezes o empresário não se dá conta de que, assim como a assessoria tem custos, o franchising tem os seus - a taxa de franquia e as taxas de royalties e publicidade. Buscar consultoria para montar um negócio próprio traria, ainda, mais flexibilidade. "Ao assinar um contrato de franquia, o empresário terá que seguir aqueles padrões e pagar valores pré-estabelecidos", completa Oliveira.


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