De
olho na chegada de novos consumidores ao mercado com a melhora da economia,
empreendimentos apostam em obras Bruno Rosa Na esteira do crescimento econômico do país, os principais shoppings centers do Rio de Janeiro estão investindo pesado em ousados projetos de expansão cuja verba ultrapassa os R$ 100 milhões. Além disso, cresce a cada ano o número de pessoas que freqüentam os shoppings para fazer compras. Só no último ano, a alta foi de 10% no fluxo de consumidores. Pode parecer um crescimento natural, mas trata-se de um expressivo contingente de 2 milhões de pessoas - de acordo com os dados da Feixe Tecnologia, empresa especializada em medição de público em lugares movimentados. Assim, o BarraShopping pretende abrigar o supermercado Carrefour, segundo um executivo ligado ao setor. O Rio Sul, de acordo com outra fonte, estuda a possibilidade de colocar a casa de espetáculo Canecão dentro de seu mall. O Shopping Tijuca criará uma nova galeria no subsolo. O Norte Shopping, em sua segunda expansão, quer mais lojas, cinemas e restaurantes. Juntos, os projetos devem gerar mais de 2 mil empregos, entre diretos e indiretos. Para o especialista em varejo Antônio César, diretor da Acomp Consultoria, o atual cenário econômico não é festivo, mas positivo. O suficiente, aponta ele, para os shoppings darem início ao processo de expansão. - Há uma perspectiva de economia estável nos próximos anos. Além disso, a maior oferta de crédito, impulsionado pelo empréstimo com desconto em folha, impacta diretamente na renda e na produção industrial, que está maior em relação ao ano passado. A própria polêmica com o pagamento dos estacionamentos deu fôlego aos empreendedores - afirma César. Além de já ter anunciado investimento de R$ 40 milhões para a construção de um complexo com sete salas de cinema, no morro da Babilônia, supermercado, reformas nas praças de alimentação e na fachada principal, o Rio Sul ainda planeja mais mudanças. Segundo um executivo, o shopping pretende adquirir o terreno do posto de gasolina e do bingo, na Rua Lauro Müller, e abrigar o Canecão, além da Igreja Santa Therezinha, do lado de dentro do Rio Sul. - É um processo demorado porque envolve muitas pessoas - disse ao JB o executivo ligado ao projeto. A assessoria do Rio Sul, no entanto, não confirma as informações. O maior shopping da Zona Sul, que chega a receber mais de 250 mil pessoas em um único final de semana, ganhará ainda uma rede de locadoras e terá direito a badalada festa, no segundo semestre, como parte das comemorações de 25 anos. O BarraShopping também projeta abrigar o supermercado Carrefour. A atual Praça XV, área em que são vendidos legumes e frutas, será extinta e novas lojas ficarão no lugar, de acordo com informações obtidas pelo JB. O superintende do Barra Shopping, Eduardo Novaes, não confirma as alterações. Sabe-se, no entanto que o grupo Renasce, que administra o BarraShopping, possui parcerias com a rede francesa de supermercados em outros shoppings do grupo no país. - Pretendemos fazer revitalizações e readequações das áreas, mas ainda não há nada previsto - diz Novaes.
Revitalização
milionária - O objetivo das obras não é apenas um remodelamento arquitetônico, elas representam uma melhoria no ambiente de lazer e compras dos nossos clientes, promovendo o seu bem-estar - diz Roberto Martins, empreendedor do shopping. O Madureira Shopping, da Brascan Imobiliária, também está sofrendo mudança no mix de suas lojas, com a inauguração das Lojas Americanas, a ampliação das Casas Bahia, a papelaria Kalunga e bancos como a Caixa Econômica Federal. A Caixa também inaugura uma grande loja no Iguatemi, depois de fechar suas duas agências em Vila Isabel. No shopping, o banco terá um espaço de cerca de 600 metros quadrados. O Nova América, em Del Castilho, ganhará novas salas de cinema e um centro médico, que será inaugurado em 2006. O espaço ficará no terceiro piso do shopping, em 4 mil metros quadrados. Na Zona Sul, o Shopping da Gávea construiu um novo estacionamento, com 500 vagas e ainda mudará sua fachada, a mesma há 30 anos. Além dos famosos teatros, o mall ainda ganhará novas salas de cinema, com filmes do circuito alternativo. Para Jussara Nova Raris, superintendente de Marketing do Fashion Mall, Ilha Plaza e Rio Plaza Shopping, os projetos de revitalização sempre são feitos de acordo com reflexos da economia. - Às vezes, muitos projetos são adiados, mas quando o clima é de otimismo, os projetos são adiantados - diz Jussara. Em meio a expansões e revitalizações, o Shopping Leblon, com inauguração prevista para o final de 2006, vai gerar 3 mil empregos durante a obra e, após entrar em operação, será responsável por 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos.
Mais lazer na Zona Norte
Assim, o shopping ganhará mais 11 mil metros quadrados. As torres também serão revitalizadas permitindo que, já no segundo semestre deste ano, a ocupação dos espaços comerciais. - Há uma perspectiva de melhora na economia nos próximos dez anos. Por isso, o investimento está sendo feito. Também levamos em consideração a maturação do shopping, que já tem nove anos - endossa Luis Paulo Aquino de Sá, diretor comercial da Awal, administradora do Shopping Tijuca. Com o objetivo de resgatar o lazer no bairro, Luiz Antônio Valente, superintende do Shopping Tijuca, está otimista com a construção de seis salas de cinema, com mais de 1,6 mil lugares. - A Tijuca já contou com quinze mil poltronas nas salas de cinema do bairro e os únicos hoje existentes encontram-se hoje no nosso shopping - lembra Valente. O novo projeto de expansão do Norte Shopping, que recebe mais de 300 mil pessoas em um único final de semana, ganhará mais 20 mil metros quadrados e segue objetivo semelhante do Tijuca: apostar em lazer em bairros marcados pela insegurança causada pela violência e narcotráfico. Serão construídas dez novas salas de cinema multiplex, academia de ginástica, oito restaurantes, além de uma loja âncora e uma megalivraria. - Quando a economia dá sinais de estabilidade, a renda do consumidor aumenta e ele programa melhor seus gastos. Nosso objetivo é criar mais opções para a Zona Norte - ressalta Marcos Vinícios Borja de Almeida, superintende do Norte Shopping, administrado pelo Egec.
Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre esse assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como a utilização de Inteligência de Mercado - Pesquisas de Mercado e Estudos Setoriais, a permanente atualização do Planejamento Estratégico, a profissionalização da Gestão Digital do Negócio. Também é importante o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação, Estudos de Viabilidade bem elaborados, adequação da Logística e das Formas de Pagamento, Avaliação mais profissional do Ponto Comercial, e por aí vai.
Pense nisso ! Veja agora na seção Serviços da ACOMP ou ligue para a ACOMP >> Tel. +55 (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial, seja ele uma Loja Física com ou sem Loja Virtual, uma Prestadora de Serviços, um E-commerce profissional ou Marketplace, uma Franquia, um Supermercado, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center. Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.
------------------------------------------------------------
Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:
Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?
A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo
São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------
Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?
A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P > Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total > Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões > Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets > Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração > Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento
São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.
------------------------------------------------------------ Você só quer algumas Dicas ?
Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 300 (tezentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line. Veja o Perfil do Eng.° e Prof. Antônio César Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Conheça - Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP Veja aqui - Serviços a Longa Distância da ACOMP Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos Dúvidas - Perguntas e Respostas sobre a ACOMP Fale com a gente - Contatos Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP
Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.
Desde 1994 • A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 1998 - 2024 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|