Sábado, 8 de Setembro de 2001

Janaina Vilella


Consultor de vendas aumenta receita

Novo profissional gera crescimento no faturamento de butiques de até 30% e também faz sucesso em supermercados
Jorge Bispo

Claúdia Simões valoriza a importância do vendedor que ganhou perfil de consultor

Misturar roupas de diversas cores, combinar diferentes tipos de tecidos, estar antenado com as tendências da moda. Essas são algumas das funções do profissional que vem conquistando espaço nas principais redes do varejo. São os chamados consultores de moda, que, em algumas lojas, estão substituindo a tradicional figura do vendedor. Mais do que satisfação ao cliente, a novidade traz um incremento de cerca de 30% no faturamento das butiques e pode render um salário de até R$ 2,5 mil para quem se habilitar a desempenhar a função.

Os lojistas explicam que o gasto com esse tipo de profissional é alto, mas o retorno nas vendas é garantido. ''O objetivo é se diferenciar da concorrência e fidelizar o cliente. É oneroso, mas compensa'', disse a empresária Claudia Simões, proprietária da loja de moda feminina que leva seu nome. Claudia declara que, em suas lojas, uma vendedora com perfil de consultora pode chegar a ganhar R$ 1 mil mensais. ''Depende do tempo de casa''.

A empresária conta que, ao lançar sua marca em 1991, não tinha vendedoras que dominassem as tendências da moda. Em vez de substituí-las, Claudia optou por treinar as funcionárias e transformá-las em legítimas consultoras. Aulas de duas horas semanais são responsáveis pelo aperfeiçoamento. ''Ensinamos como um cliente pode usar uma roupa de cinco maneiras diferentes. Explicamos tudo sobre a origem de nossos tecidos. É muito importante, já que o comprador só acredita no vendedor quando percebe que ele domina o assunto''.

O sócio-diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, endossa a técnica utilizada por Claudia Simões. Segundo ele, quando um lojista contrata um especialista de vendas no mercado gasta cerca de 80% a mais. Em compensação, quando treina o próprio funcionário pode economizar em média até 50%. ''O empresário investe e tem um retorno garantido'', disse.

Oliveira explica que o lojista deve fazer uma pesquisa prévia de mercado, avaliar as necessidades do cliente e, só depois, treinar os consultores. A consultora da loja de moda feminina Alice Tapajós, Silvinha Sodré, vai além. ''É preciso conhecer a fundo o cliente''. Silvinha explica que o verdadeiro consultor é aquele que propõe ao comprador misturas inusitadas e sugere montagens de roupas que naturalmente não seriam feitas por um vendedor.

''Somos produtoras de moda, vendedoras que sabem produzir'', complementa.A especialista no assunto resume o perfil ideal do profissional. ''Ter experiência anterior no ramo, além de diploma de curso superior, e falar pelo menos uma língua estrangeira são pré-requisitos fundamentais'', disse.

Engana-se quem pensa que o serviço é uma exclusividade feminina. A loja masculina Hugo Boss também pretende investir no ramo e lança este mês os serviços de consultoria em suas filiais. Os empresários contrataram a produtora Mônica Girão para dar dicas aos clientes. A filosofia da loja é orientar o comprador em todas as ocasiões, inclusive quando ele precisa de conselhos de moda na própria casa ou no escritório.

E não é só no ramo da moda que os consultores estão conquistando espaço. O grupo Pão de Açúcar presta serviços semelhantes em seus supermercados e hipermercados. No Extra, por exemplo, consultoras de beleza dão dicas aos clientes sobre a melhor coloração para os cabelos e o creme adequado para cada tipo de pele.

Já nas lojas do Pão de Açúcar, a fidelização é através do vinho. Desde setembro de 2000 um grupo de especialistas na bebida atua nas lojas da rede. Formados pelo enófilo Carlos Cabral, os profissionais têm como missão orientar o cliente na escolha do vinho ideal para diferentes ocasiões. ''Nosso profissional tem que ser jovem e a cima de tudo ser um amante de vinhos e da gastronomia'', receitou o consultor Carlos Cabral.

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