Dicas da ACOMP sobre Parcerias

Revista ACIJA - Número 12 - Abril de 2001

 

Em uma Economia Globalizada, e principalmente em um período de escassez de recursos de todo o tipo, uma ferramenta que deve ser utilizada pelos Empresários é a Parceria de Negócios.

Contudo o conceito de Parceria tem se deteriorado pelo mau uso do mesmo, que invariavelmente é aplicado pura e simplesmente como um argumento de Vendas, sem considerar o retorno para o Parceiro.

Para que uma Parceria de verdade exista e seja duradoura, é necessário que cada uma das partes esteja realmente empenhada no sucesso de seu Parceiro. A ACOMP elaborou abaixo algumas Dicas para que Você Empresário tenha Sucesso em uma Parceria.

Dicas da ACOMP para quem pretende estabelecer Parcerias:

A- Procure priorizar Parceiros que complementem sua atividade fim, ou ofereçam ganhos de escala significativos;

B- É necessário identificar Sinergia e Empatia entre as Empresas;

C- Deverá ser checada a idoneidade da Empresa, futura Parceira, antes de se evoluir nos Negócios;

D- É importante considerar que por menores que sejam, serão necessários investimentos de ambas as partes;

E- As Negociações deverão ser conduzidas com elevado nível de profissionalismo, daí ser mais adequado contar com a assessoria de uma empresa de Consultoria em Negócios. Mudanças repentinas de posições, ou ainda a demora em definir parâmetros, pode gerar insegurança, ou a falsa idéia de que um está querendo levar vantagem sobre o outro, colocando todo processo em risco;

F- Certifique-se de que suas posições são tangíveis, antes de propô-las;

G- Analise os Benefícios para seu futuro Parceiro e para sua Empresa;

H- Cuidado para não exagerar em promessas;

I- Verifique o tempo todo o grau de motivação e interesse da outra parte, há um limiar singelo entre planejamento e ação nestes casos;

J- Durante todo o processo, é preciso manter o foco no Cliente final e nos Benefícios que ele irá obter;

K- Por fim pergunte a si mesmo:

1- Eu aceitaria esta proposta, se estivesse do outro lado ?
2- Será bom para ambas as partes ?
3- Será útil e atraente, para o nosso Cliente ?
4- É adequada e correta esta nova proposta, inclusive quanto aos aspectos Legais?
5- É Ético, Justo e Profissional ?
6- É factível do ponto de vista Operacional e Financeiro ?
7- Atende as demandas de nossa Empresa ?
8- Está de acordo com o Planejamento Estratégico de nossa Empresa ?

L- Se tudo OK, cumpra rigorosamente a sua parte, e faça um follow-up com seu Parceiro.

É importante lembrar que em qualquer relacionamento perfeito, uma parte deve estar sempre preocupada com a outra, o difícil é colocar isto em prática. É difícil, mas é possível, e vale a pena tentar.

 


 

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