Economia - Segunda-feira - 29.10.2018 Saraiva fecha 12 unidades e encerra operação da iTown Bruno Rosa 29/10/2018 - 19:23 h / 30/10/2018 - 15:58 h Empresa diz que decisão fazer parte de uma série de iniciativas para aumentar rentabilidade e reforçar estratégia digital
Loja da livraria Saraiva no Norte Shopping Foto: Marco Antônio Teixeira / Agência O Globo RIO - O ano de 2018 promete ser um dos mais difíceis para as livrarias. Ontem, a Saraiva anunciou o fechamento de algumas lojas no país. De acordo com uma fonte, foram encerradas as operações de doze unidades da livraria, conforme antecipou o colunista Lauro Jardim. Além disso, a companhia anunciou o fim de oito espaços da iTown, uma das principais revendedoras da Apple no Brasil, destacou essa mesma fonte. Em comunicado, a empresa, que não confirmou o número de lojas encerradas, disse que “as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica". A empresa tem 104 anos e está presente em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. Não foram encerradas lojas no Rio de Janeiro. O anúncio da Saraiva acontece dias após a francesa Fnac ter anunciado o fim de suas operações no Brasil e a Livraria Cultura ter entrado com pedido de recuperação judicial. Em março deste ano, a Laselva, famosa por sua presença em aeroportos, fechou as portas após ter sua falência decretada pela Justiça. Com a reestruturação, a Saraiva disse que “continua a investir em seu futuro e reforçará sua estratégia voltada para o digital". Assim, a rede passa a contar com 84 lojas físicas. A empresa vai focar ainda nas vendas pela internet, que já soma 38,4% das vendas. Antônio César Carvalho, sócio da consultoria Acomp e professor de Gestão da Fundação Getulio Vargas (FGV), disse que as redes precisam rever o modelo de negócios frente ao crescimento do mercado online. — O mercado de livrarias como um todo está sofrendo com a concorrência digital. Os livros são produtos que se adaptam muito bem ao comércio via web, onde os custos são bem menores do que os das lojas, principalmente as localizadas em shoppings. Para completar, o brasileiro lê pouco, e o jovem de hoje menos ainda. Em nota, a Saraiva disse que "focará seu negócio no mercado de livros, que representa a essência da companhia e é hoje a categoria mais vendida pela rede". "Complementar ao universo de leitura continua a ofertar produtos de papelaria, games, filmes e música. Com isso, os itens de tecnologia, que incluem telefonia e informática, passarão a ser vendidos no modelo de negócio de marketplace próprio, que atualmente já opera integrado ao nosso e-commerce", destacou a empresa. Para isso, a empresa pretende ampliar o sortimento de produtos vendidos. "Esta operação é parte da transformação digital da companhia, que vem agregar uma experiência ainda mais qualificada e inclui categorias de produtos complementares e em sinergia ao negócio, como smartphones, computadores, brinquedos, artigos de decoração, entre outros", afirmou a empresa. ================================================= Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
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