O GLOBO

Economia - Terça-feira - 26.5.2015

Na crise, todo dia é dia de liquidação no comércio brasileiro

Por Flávia Aguiar

Descontos estão por toda a parte mas, com orçamento apertado, consumidor continua achando tudo caro.

 

Vazias. Os cartazes estão com as promoções, mas não conseguem atrair muitos clientes para as lojas - Agência O Globo / Alexandre Cassiano

RIO — Com a economia desaquecida, aperto no orçamento e vendas em queda, agora todo dia é dia de liquidação no comércio. Depois um Dia das Mães — tradicionalmente a segunda melhor data do varejo, depois do Natal — decepcionante, muitas lojas têm aderido a promoções fora de época para queimar os estoques altos e melhorar seu fluxo de caixa. Nos shoppings e no comércio de rua do Rio não faltam anúncios de promoções, antes concentradas nos meses de janeiro e junho. Shoppings como Rio Sul, Botafogo Praia Shopping, Nova América e Shopping Boulevard desistiram de suas liquidações tradicionais para que os lojistas possam fazer a queima de estoques na hora que bem entenderem.

— Quando há crise, as promoções institucionais deixam de existir. Como a intenção de compra do consumidor anda em baixa, os lojistas se veem na obrigação de trabalhar seus estoques no sentido da capitalização. Então os shoppings não conseguem juntá-las para fazer na mesma data — diz Luis Augusto Ildefonso, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping.

O rol de varejistas com promoções é amplo: a Lojas Americanas e a Leader Magazine, por exemplo, estão com um saldão de até 60% de descontos. Em seu site, a Casas Bahia anuncia a promoção “Sinal Azul”, na qual os produtos podem estar até 60% mais baratos. Também no comércio eletrônico, a Casa & Vídeo faz uma “Super Baixa” de até 80%. Insinuante, Ponto Frio, Euro Colchões, Tele-Rio, Toque a Campainha, Dartigny, Abra Cadabra, Óticas do Povo, Banco de Areia e MMartan são algumas das lojas que também oferecem descontos.

Não é por acaso. Pela primeira vez em 13 anos, as vendas no Dia das Mães foram menores do que as do ano anterior. Segundo a Serasa, a queda foi de 2,6%, a primeira da série do indicador, inciada em 2003.

— O Dia das Mães não foi o que se esperava. As empresas compraram menos, mas, mesmo assim, não chegaram a acabar com os estoques. Se a varejista não aproveita para fazer uma grande venda importante, nos outros meses, ela sofre — explica o consultor de varejo Ulysses Reis.

PIOR DO QUE NA CRISE DE 2008

Para os economistas, o crédito caro e a confiança em baixa do consumidor são os grandes vilões do comércio. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, em abril, a taxa média de juros para pessoa física atingiu 54,4% ao ano em março, a maior da série histórica iniciada no mesmo mês em 2011. Como parte das vendas dependem do acesso ao crédito, consumir bens duráveis ficou caro. Já a confiança do consumidor chegou a atingir seu menor nível desde a série histórica iniciada em setembro de 2005 em março, e teve uma alta de 3,3% em abril, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas. No acumulado dos três primeiros meses do ano, no entanto o Índice de Confiança do Consumidor registra perdas de 13,8%.

Economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes destaca que, embora a inflação acumulada em 12 meses esteja em 8,17%, a inflação em alguns grupos do varejo está perdendo a força. É o caso de vestuário, cuja variação em um ano foi de 3,6%.

— Nem a crise de 2008 foi tão nociva ao varejo quanto essa de 2015, e as promoções são uma tentativa de salvar este ano. O comércio fica num estado de liquidação para evitar ou limitar perdas, já que o orçamento das famílias está pressionado por preços que varejo não controla, como o dos administrados (energia, água) — diz.

Apesar das promoções, poucas são as lojas que conseguem atrair aglomerações. E aqueles interessados em “só dar uma olhadinha”. Num passeio pelo comércio, o que se percebe é que as lojas mais populares, como as de departamento, têm mais gente, enquanto as grifes andam esvaziadas. O secretário parlamentar Rodrigo Almeida, por exemplo, saiu de uma loja de esportes com um tênis, mas afirma que a compra foi por necessidade:

— Só comprei porque estava precisando mesmo. Os preços estão muito altos, mesmo quando têm promoções, elas não empolgam como antes, não dão uma sensação de desconto real. Hoje o dinheiro vale menos, se antes eu comprava um perfume de R$ 100 para presentear minha mãe, a impressão que tenho é que com esse mesmo dinheiro hoje compro um frasco menor.

Fátima Almeida, mãe de Rodrigo, concorda com o filho. Aposentada, ela conta que sente mais o peso dos produtos no bolso na compra de alimentos, mas que o comércio como um todo tem preços pouco atrativos:

— O cenário é muito ruim. Você vê que nos shoppings não tem ninguém. Algumas lojas estão passando ponto ou até fechando. O brasileiro anda mais cuidadoso mesmo, até porque o crédito anda muito alto, então vale mais a pena tentar pechinchar e pagar à vista.

Renato Cohen, diretor da Mercatto, diz que embora o ano esteja sendo difícil para as varejistas como um todo, na crise, a rede se beneficia da migração de classes mais altas buscando produtos mais baratos. Nas lojas das rede, várias peças estão com desconto de 30%.

— Este ano está sendo complicado para o varejo, e a venda acaba vindo no mínimo. Nessa entre safra após Dia das Mães e antes do Dia dos Namorados, a Mercatto criou uma ação para chamar as pessoas na loja com o tema de “se joga”, com alusão de aproveitar as oportunidades de bons preços, para elas irem mais as lojas e comprarem mais quantidade. Nesse momento de crise, classes mais altas que geralmente não consumiriam nossos produtos têm buscado a Mercatto por conta dos preços acessíveis - diz.

Se o excesso de promoções faz o consumidor desconfiar se de fato há desconto, os economistas avaliam que esta parece ser a única arma do setor. Segundo o IBGE, as vendas no varejo brasileiro registram em 2015 a maior queda em 12 anos.

— É para melhorar fluxo de caixa das empresas, não é para aumentar faturamento. As empresas precisam que o dinheiro entre para pagar as contas. Claro que eles não gostam, porque isso prejudica a margem, mas não é por oportunidade, é uma necessidade. Nós estamos numa espiral descendente — diz o consultor de varejo da Acomp Antônio César Carvalho de Oliveira.

Para ajudar o consumidor a lidar com a crise e encontrar os melhores preços de um determinado produto, o empresário Leonídio de Oliveira Filho trouxe ao mercado, no primeiro trimestre deste ano, um aplicativo chamado “Dica de preço”. Nele, os usuários cadastram o produto, onde ele foi encontrado mais barato e como foi o atendimento, funcionando como uma rede social.

ALERTA PARA FALSAS PROMOÇÕES

Em meio a tantos anúncios de descontos e promoções, o consumidor precisa ficar atento aos preços e acompanhá-los para não ser vítima de uma ocasional falsa promoção na hora de fazer uma compra.

— Num ambiente de queda de renda, desemprego crescendo, taxa de juros altas, os lojistas fazem promoções para desovar os estoques e ter movimentação. Mas há as duas situações: as liquidações e promoções, e as promoções e anúncios que não derrubam os preços de fato. Não tem jeito, só comparando preços com outras lojas, analisando descontos e juros para perceber se a promoção de fato existe — alerta o vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira.

Luís Carlos Ewald, professor de finanças da FGV e o Senhor Dinheiro do programa “Fantástico”, da TV Globo, faz coro a Oliveira, mas diz que “dá para desconfiar” que os lojistas estejam, de fato, vendendo mais barato, já que do contrário eles não vendem.

— Tem loja que passa o tempo todo com desconto, e isso já nem me espanta mais. Se tiver preço menor, vende melhor. A taxa de juros alta é para isso, para restringir o consumo, já que restringindo os preços não sobem, até caem. Em geral, o governo quando faz isso quer que os preços não subam para pode controlar a inflação — afirma Ewald, que acha difícil que haja uma alta, ainda que tímida, nas vendas de Dia dos Namorados: — É ruim, hein. O reflexo do aumento da luz, água e esses serviços públicos não são brincadeira. Todos os lojistas ficaram decepcionados com o dia das mães. Não dá para pensar em comprar com dinheiro que não existe. O pessoal ainda está sentindo os efeitos do cartão de fim de ano, parcelados em cinco, seis vezes sem juros.

=================================================

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

É muito importante destacar que, toda a crise traz consigo grandes Oportunidades.

Vários outros fatores também influenciam diretamente as Vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, adequação das Formas de Pagamento, e por aí vai.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP >> Tel. (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial em momentos de retração por parte dos Consumidores, seja ele uma Loja, uma Franquia, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Por que contratar uma consultoria ?

> Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 / Celular: (21) 99676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2015 - ACOMP - Todos os direitos reservados.