Economia
- Domingo - 25.10.2015 No interior, expansão com malhação e sanduíche Por Bruno Rosa Varejo e serviços reveem planos e apostam em cidades menores 25/10/2015 6:00 / Atualizado 25/10/2015 13:10
Imagem - Downloads - Fora do Centro RIO — Enquanto as grandes cidades vêm sofrendo com a queda nas vendas, o interior vem ganhando... agito. De academias a milk shakes, empresas de varejo e de serviços aumentaram investimentos e estão revendo suas estratégias, de olho no potencial de consumo em locais com até 200 mil habitantes. Segundo economistas, a atração de fábricas nos últimos anos, o crescimento do agronegócio e os programas sociais, como o Bolsa Família, ajudam a explicar o porquê de o interior ainda ostentar números melhores em relação às metrópoles. — A crise só acelera a tentativa de expansão das empresas para mercados que ainda não estão sendo tão afetados por desemprego e inflação. No interior, ainda há potencial, porque o consumo é mais básico, e o crédito não está tão difundido — diz Ulysses Reis, coordenador de Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV). O consultor Antônio Cesar Carvalho, da Acomp Consultoria, destaca ainda a força do agronegócio, que cresce impulsionado pela alta do dólar, o que ajuda nas exportações: — No Nordeste, há programas sociais e polos que foram criados nos últimos anos, o que ajuda esses estados a terem uma maior independência econômica. Mas, hoje, ninguém está imune à crise. Academia cria aplicativo Na busca por novos negócios, a rede de academias Fórmula, do grupo Bodytech, acelerou a expansão em cidades de até 200 mil habitantes. Hoje, parte das 44 unidades da rede está em locais como Arapiraca, em Alagoas, Feira de Santana (Bahia), Governador Valadares (Minas Gerais) e Campos (Rio). E, até março de 2016, a previsão é abrir mais dez unidades. A empresa ainda está lançando um aplicativo pela internet para alcançar novos alunos em todo o Brasil, o BT Fit, que consumiu investimentos de R$ 20 milhões. A plataforma permite que o aluno tenha acesso a aulas de ginástica de diferentes estilos e orientação profissional por R$ 14,99 mensais, a partir do segundo mês. — Mais de 60% das academias do país estão no interior. Como é impossível chegar a todos os locais, o grupo decidiu investir em um aplicativo e levar isso para as pessoas. Nossa meta era abrir 60 unidades, mas, com o aumento do dólar, e como os nossos equipamentos são importados, tivemos de pensar em novas estratégias para crescer — disse Alexandre Accioly, sócio da rede de academias. — O objetivo é levar a qualidade dos grandes centros para todo o país. No setor de alimentos, a disputa promete ficar cada vez mais acirrada. O Bob’s também está investindo no interior após constatar, de 2010 até setembro deste ano, alta de 285% no faturamento das lojas em cidades de até cem mil habitantes. Já nos locais com mais de 400 mil habitantes, o avanço chega a 73,1% nos últimos seis anos. — O interior também vem consumindo mais fora do lar com o avanço da renda. Mas o perfil de consumo é diferente, já que os itens mais consumidos são os mais baratos. Nossa estratégia para as cidades menores é levar primeiro os quiosques e ajudar a criar a imagem da marca. E o curioso é que essas lojas acabam virando uma referência na cidade — afirmou Marcello Farrel Silva, gerente-geral da marca Bob’s, destacando que está presente em cidades como Santo Antônio de Pádua (no Rio), Santo Antônio de Jesus (Bahia) e Itabaiana (Sergipe). Na Pizza Hut, o interior representa 15% do faturamento. Agustin Larrea, diretor de Expansão da marca, lembra que serão abertas três unidades fora das capitais este ano. Na rede Mundo Verde, as cidades menores do país vão ganhar dez lojas, metade de toda a expansão prevista para 2015. — Há potencial de consumo em várias cidades do interior, o que explica nosso investimento. Em 2015, estreamos e expandimos em muitas cidades do interior, com destaque para o Estado de São Paulo — disse Carlos Wizard Martins, presidente da Mundo Verde, destacando que o interior soma 30% do faturamento nacional. ================================================= Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
É muito importante destacar que, toda a crise traz consigo grandes Oportunidades. Vários outros fatores também influenciam diretamente as Vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, adequação das Formas de Pagamento, e por aí vai. Pense nisso ! Ligue para a ACOMP >> Tel. (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial em momentos de retração por parte dos Consumidores, seja ele uma Loja, uma Franquia, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center. Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Varejo. ------------------------------------------------------------ Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento: Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ? A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Por que contratar uma consultoria ? > Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ? A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P > Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total > Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões > Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets > Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração > Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você só quer algumas Dicas ? Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.
Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ? Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você, • 1º site do Mundo em Marketing Cruzado. • O site mais visitado por Empresários.
É só acessar O site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
© Copyright 2015 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|