Economia
- Sexta-feira - 24.10.2014 Escritórios compartilhados são opção mais barata para quem ainda não pode ter sede própria Por Bruno Rosa Locais oferecem pacotes mensais e também por hora com internet, telefone e sala de reuniões. Escritório da Wecompany, que fica na Barra da Tijuca - Divulgação RIO Para muitas pequenas e médias empresas, ter um escritório não é tarefa simples nem barata. Por isso, muitos vêm recorrendo a escritórios compartilhados como forma de preservar parte do capital inicial. Funciona assim: em vez de alugar um sala comercial tradicional, o empreendedor leva seu computador para trabalhar em um espaço coletivo onde são oferecidos internet, atendimento telefônico e salas de reuniões. Hoje já existem, além do tradicional pacote mensal, opções de uso por hora, diário e semanal. No entanto, consultores alertam que esses são instrumentos para o momento inicial, para evitar dar endereços residenciais a clientes. E afirmam que, quando a empresa tiver recursos suficientes, deve buscar um espaço próprio. Claro, ter uma sala própria é o mais indicado, mas não é primordial, pois há uma barreira financeira para isso — diz o consultor Antonio Cesar Carvalho de Oliveira, da Acomp. No Rio de Janeiro, há várias opções. A We Company, que há dois anos tem um espaço de 120 metros quadrados no shopping Downtown, na Zona Oeste do Rio, vem se adaptando à maior demanda das pequenas e médias empresas, já que o conceito ainda é novo no país, diz Lenora Tourinho, gerente de Marketing da empresa. A empresa, que antes oferecia apenas pacotes mensais, criou opções que incluem o aluguel por hora, diário e semanal. — Temos aqui 43 posições de trabalhos. A pequena empresa ou o profissional vem com seu computador e usa nossas instalações. Muitos agendam reuniões aqui. Há casos ainda que nosso endereço serve apenas para receber correspondência e receber ligações. Mas fomos nos adequando às necessidades do mercado. Antes só oferecíamos pacotes semanais e mensais de aluguel. Com o tempo percebemos que havia uma demanda diária. Assim, criamos novos pacotes, o que inclui ainda opções por hora, pois notamos que esse grupo não tem uma rotina — exemplifica Lenora. Os preços são menores que o aluguel de um escritório comercial de porte médio, que custam a partir de R$ 2 mil, segundo empresas de locações comerciais. Na WeCompany, por exemplo, os pacotes mensais custam, em média, R$ 1 mil. No caso de diárias, o valor é de R$ 75. Segundo ela, a ideia do chamado “coworking”, é compartilhar tudo, do ambiente de trabalho às ideias. — Aqui, percebo que os desafios dos profissionais são semelhantes. Com isso, eles, naturalmente, acabam trocando ideias — destacou Lorena. REDE DE CONTATOS Se, por um lado, os empreendedores conseguem trocar ideias nos ambientes compartilhados, por outro a falta de privacidade pode atrapalhar na hora de analisar algum documento confidencial ou negociar preços com algum fornecedor. Com isso, a maior parte das empresas passou a oferecer ambientes fechados e privativos. Outro exemplo é o Escritório Virtual, que conta com espaço de 300 metros quadrados, no disputado Centro do Rio. Flavio Costa, diretor da companhia, diz que a demanda das pequenas e médias empresas é crescente. Ele destaca ainda o elevado número de empreendedores que buscam os espaços apenas para ter um endereço comercial e fiscal. Unidade da GoWork em São Paulo - Julio Reis / Divulgação — Isso ajuda a consolidar o negócio. Esses empresários podem trabalhar o dia inteiro aqui. Também contam com a opção de alugar salas para reuniões. É uma forma de se apresentar ao mercado. Temos muitas opções, como salas privativas para uma pessoa e até para grupos de dez profissionais, com preços entre R$ 700 e R$ 1 mil — detalha Costa, lembrando que há o serviço de atendimento telefônico, que permite ao cliente receber recados de ligações em tempo real. Na opinião de Fernando Bottura, diretor da GoWork, a integração dos empreendedores de diversas áreas acaba ajudando a alavancar os negócios. Segundo ele, isso ocorre porque os gastos para montar um escritório podem consumir boa parte do capital inicial. Além disso, destaca Bottura, quando um grupo de pessoas trabalha em um mesmo espaço, simultaneamente, aumentam rede de contatos e geram a possibilidade de fazer novos negócios. — Por não existir gastos com instalação (mobiliário e reforma, por exemplo), o empreendedor segura seus recursos para investir em seu negócio. Hoje, temos oito unidades, com 1.200 estações de trabalho em diversas regiões de São Paulo. No próximo ano, temos o objetivo de abrir duas unidades no Rio. A meta é chegar ao fim de 2015 com 2 mil estações de trabalho entre Rio e São Paulo, que de ganhar mais quatro unidades — antecipa Bottura, lembrando que o gasto médio é de R$ 800 por pessoa. Veja algumas opções de empresas: WeCompany Atuação: Rio de Janeiro www.wecompany.com.br Regus Atuação: Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife. www.regus.com.br BQ Atuação: Rio de Janeiro e Macaé www.bq.com.br Spazio ipanema Atuação: Rio de Janeiro www.spazioipanema.com.br GoWork Atuação: São Paulo www.gowork.com.br Nota da ACOMP: Na reportagem o sobrenome do Antônio César saiu errado. No texto acima já foi corrigido, o certo é: Antônio César Carvalho de Oliveira. ================================================= Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
É muito importante destacar que, antes de estabelecer qualquer empresa ou empreendimento, por menor que ele seja, é fundamental para o sucesso do negócio contratar um Estudo de Viabilidade Técnico Econômico e Financeiro. - Clique aqui e saiba mais sobre este assunto. Pense nisso ! Ligue para a ACOMP >> Tel. (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso seu empreendimento, seja ele uma Prestadora de Serviços, Loja, Franquia, uma Rede de Lojas, Distribuidora, Escritório de Representação, Indústria ou mesmo um Shopping Center. Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Empreendedorismo, Negócios e Varejo. ------------------------------------------------------------ Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento: Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ? A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada: > Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Por que contratar uma consultoria ? > Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural. Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ? A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento: > Estudo de Viabilidade Comercial > Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes > Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas > Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento > Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P > Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total > Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões > Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração > Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas > Mentoria Empresarial e Coaching Executivo > Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros. Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais. ------------------------------------------------------------ Você só quer algumas Dicas ? Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.
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