O GLOBO

Economia - Pág. 32 - Quinta-feira - 13.07.2017

Donos do Itaú compram Alpargatas por R$ 3,5 bi

Por Bruno Rosa / João Sorima Neto

Itaúsa e empresa da família Moreira Salles chegam a acordo com os irmãos Batista após impasse por preço

 

Foto: Hermes de Paula / 04.01.2016

Nos pés. Vendas em lojas das Havaianas tiveram queda de 11,5% no primeiro trimestre deste ano. Para especialista, novo sócio dará novo fôlego à empresa

RIO e SÃO PAULO - As sandálias Havaianas trocaram de mãos. Os irmãos Joesley e Wesley Batista fecharam ontem a venda da Alpargatas, dona da marca de calçados, da grife carioca Osklen e da Mizuno, por R$ 3,5 bilhões à Itaúsa, holding que controla o Itaú, Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant, ambas da família Moreira Salles. O valor corresponde a 85,78% do capital social votante da companhia.

O negócio foi anunciado após uma série de reviravoltas: no começo da semana, as conversas, que ocorriam em regime de exclusividade, foram interrompidas em razão de um impasse no preço, pois os interessados tentaram jogar para baixo o valor da oferta. Em seguida, surgiram potenciais investidores interessados na Alpargatas, os fundos de investimento americano Carlyle e Advent. No fim, os irmãos Batista conseguiram vender a empresa pelo valor máximo da oferta em discussão, que era de R$ 3,3 bilhões a R$ 3,5 bilhões.

A rapidez era um dos pontos cruciais da negociação. O objetivo do grupo J&F com a venda da Alpargatas é fazer caixa para arcar com os R$ 10,3 bilhões referentes ao acordo de leniência fechado pelos irmãos Batista.

ACESSO AO ACORDO DE LENIÊNCIA

Mesmo com a pressão para levantar recursos, o negócio foi vantajoso para a J&F, que comprou a companhia no fim de 2015 por R$ 2,7 bilhões. Na prática, a diferença em relação ao valor acordado de venda é de R$ 800 milhões. Curiosamente, em 2015, a construtora Camargo Corrêa colocou a fabricante de calçados à venda pois precisava fazer caixa após fechar acordo de leniência em razão dos casos de corrupção relevados pela Operação Lava-Jato.

Segundo fontes, para fechar o negócio, Itaúsa e Cambuhy pediram informações mais detalhadas sobre o acordo de leniência firmado pela J&F com a Procuradoria-Geral da República. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Alpargatas informou que “a forma de pagamento do preço será à vista, em moeda corrente nacional, na data do fechamento. O fechamento da operação está sujeito à condição suspensiva de obtenção da aprovação prévia do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)”.

Roberto Kanter, professor dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), destacou que a Alpargatas conquista um sócio importante e pode ganhar musculatura no exterior. Segundo ele, a compra da marca Havaianas marca o primeiro grande investimento da Itaúsa na área de consumo:

- A Itaúsa sempre fez muitos investimentos focados na área de tecnologia. Essa aquisição vai diversificar sua atuação e sua entrada na área de consumo. O fato de o banco Itaú ter forte presença na América do Sul e EUA pode ajudar na internacionalização da marca Havaianas no exterior.

Para fechar a operação, a J&F contou com assessoria financeira do Bradesco BBI e assessoria jurídica do Bichara Advogados. Em comunicado, a Cambuhy disse que terá gestão compartilhada da Alpargatas com Itaúsa e Brasil Warrant.

NOVO FÔLEGO

Segundo o especialista Antônio César Carvalho, da Acomp Consultoria, a Alpargatas pode ganhar fôlego financeiro com um novo sócio capitalizado. Carvalho avalia que as marcas da Alpargatas, como as Havaianas e a Osklen, podem ganhar musculatura no exterior e novo fôlego no Brasil, onde a crise tem afetado negócios.

— Esse novo sócio vai ser importante e vai poder criar sinergias entre os negócios. Apesar de ter ocorrido um jogo de especulação de preços nesses últimos dias, com a J&F querendo jogar o valor para cima, o que pesou foi o peso da marca e sua reputação no exterior. Foi por isso que os bancos toparam pagar mais e levar a Alpargatas — destacou Carvalho.

Segundo uma fonte que não quis se identificar, os novos sócios tendem a investir em mais tecnologia na fabricante de calçados, que vem perdendo espaço para concorrentes como Grendene, Nike e Adidas. Embora seja líder no mercado da América Latina, com quatro fábricas no Brasil e sete na Argentina, analistas dizem que o grupo não tem se destacado por lançamentos inovadores.

— A sensação é que a inovação diminuiu. Com a Osklen, que prometia levar a grife para o exterior, parece que ocorreu o sentido inverso, com a marca perdendo espaço até mesmo dentro do Brasil — destacou uma fonte que não quis se identificar. — As vendas de produtos da marca Havaianas, como roupas e óculos caíram 35% neste ano.

Em seu balanço, a Alpargatas destacou que a Osklen teve queda de 13% no volume vendido em razão do fechamento de sete lojas e do menor tráfego de consumidores, especialmente no Rio de Janeiro. Nas lojas das Havaianas, os negócios tiveram recuo de 11,5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao ano passado.

Com isso, a receita da companhia caiu de R$ 993,8 milhões para R$ 807,5 milhões entre o início do ano passado para o primeiro trimestre deste ano: uma queda de 18,7%. Por outro lado, o lucro líquido subiu 62%, de R$ 110,9 milhões para R$ 179,8 milhões devido a fatores não recorrentes. A empresa quer ainda migrar para o Novo Mercado, segmento da Bolsa de Valores que reúne as empresas com maior nível de transparência e de governança.

=================================================

Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto.

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

É muito importante destacar que, toda a crise traz consigo grandes Oportunidades.

Vários outros fatores também irão influenciar diretamente as Vendas e o Resultado Operacional do Negócio, como o correto Treinamento das Equipes, bons Produtos e Serviços, Atendimento de Qualidade, Inovação - novos produtos e serviços, adequação das Formas de Pagamento, e por aí vai.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP >> Tel. (21) 2445-5444, e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar com sucesso um empreendimento comercial no varejo, em momentos de retração por parte dos Consumidores, seja ele uma Loja, uma Franquia, uma Rede de Lojas, ou mesmo um Shopping Center.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias ou Depoimentos, dezenas de outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria comercial personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras, Treinamentos, Workshops e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Clique aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Auditorias Operacionais e Avaliação de Atendimento das Lojas

> Implantação ou Redirecionamento do Empreendimento

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais de N & P

> Implantação de Modelos de Gestão e da Qualidade Total

> Revitalização de Malls, Tenant Mix e Orientação para Expansões

> Planejamento e Desenvolvimento de Flea Markets e Outlets

> Palestras para os Lojistas e Equipes da Administração

> Treinamento para as Equipes de Vendas das Lojas

> Mentoria Empresarial e Coaching Executivo

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também, executar apenas as Auditorias Operacionais, Assessoria Comercial e Treinamento, para que Você invista com mais segurança e assertividade, e melhore a performance do seu Shopping Center . Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 250 (duzentas e cinquenta) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on-line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Leia a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Saiba mais - Valor de Consultoria Empresarial, Palestras e Treinamentos

Visite o site e veja outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos, e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


 

Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng. e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2017 - ACOMP - Todos os direitos reservados.