O GLOBO

Economia - Pág. 20 - Sábado - 08.09.2018

Revista PEGN - Banco de Ideias - 10.09.2018

APÓS 3 ANOS DE CRISE, EXPANSÃO VOLTA À MESA

Por Bruno Rosa

08/09/2018 4:30 / Atualizado 09/09/2018 14:42

Expectativa é que número de aberturas de restaurantes e bares no Rio supere o de fechamentos neste ano, diz CNC

Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo

Crescimento. Branca Lee (à esquerda), Paula Prandini e Iona Rothstein acabaram de inaugurar a terceira unidade do restaurante Empório Jardim, no Rio

O setor de restaurantes no Rio de Janeiro deve fechar 2018 no azul. Será a primeira vez em três anos que o número de aberturas deve superar o de fechamentos tanto no Estado quanto na capital. Entre 2015 e 2017, levando em conta o que foi inaugurado e as casas que fecharam as portas, o saldo líquido ficou negativo em 6.800 estabelecimentos. A previsão faz parte de um estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) a pedido do GLOBO. A tendência de recuperação deve ganhar força ao longo deste segundo semestre, com a expansão de diversos grupos empresariais que passaram a investir em cardápios mais em conta, reflexo de um modelo de negócios baseado em corte de custos e negociação com fornecedores.

Segundo a CNC, a melhora vem ocorrendo de forma gradual. No primeiro semestre de 2017, o estado do Rio contabilizou um saldo líquido negativo, com 1.082 restaurantes fechados. No mesmo período deste ano, esse número foi reduzido para 123 estabelecimentos encerrados. Na cidade do Rio, o movimento foi semelhante: caiu de um número negativo de 760 casas que fecharam as portas para apenas 49 estabelecimentos encerrados.

— O Rio vai chegar no fim do ano com saldo positivo. Há uma tendência de recuperação. Um dos indicadores que ajudam a explicar essa situação de equilíbrio é preço, cuja alta perdeu força — explica Fabio Bentes, economista-chefe da CNC.

Foi justamente um modelo baseado no preço que vem norteando o plano de negócios do Grupo Noz. Dono do restaurante Mamma Jamma, de pizzas, com quatro lojas, a empresa abriu duas unidades este ano e pretende inaugurar mais três casas em 2019. Além disso, o grupo criou uma versão mais enxuta, chamada Little Mamma. Os investimentos já chegaram a R$ 10 milhões, diz Marcello Poltronieri sócio do Grupo Noz:

— Quando a crise começou a ganhar força, passamos a cortar os custos, pois sabíamos que as pessoas iam optar por algo mais barato. E nos posicionamos para um mercado mais qualificado. Não temos ketchup aqui.

OPERAÇÃO ENXUTA

Também no ramo de pizzas, a Pappa Jack abriu duas unidades em oito meses com investimento de R$ 3,8 milhões, aponta um dos sócios Mones Musieracki:

— Estamos investindo porque acreditamos na recuperação. E, quando isso acontecer, estaremos fortalecidos no mercado. Além dos projetos que temos em pauta, estamos estudando novas unidades.

Mas a expansão envolve diferentes áreas gastronômicas. A empresária Paula Prandini decidiu abrir uma segunda unidade do Stuzzi, especializado em tapas italianas. Além disso, ela, com as sócias Branca Lee e Iona Rothstein, inauguraram o terceiro Empório Jardim, que une bistrô e padaria:

— Foram oportunidades de valores mais baixos de pontos e aluguéis. Quando a cidade e o país estão em crise, as pessoas escolhem onde vão gastar seu dinheiro e priorizam a experiência para não se arrepender.

A rede de hambúrguer Black Beef, presente em sete cidades no país, inaugurou seu primeiro restaurante no Rio no mês passado. Nos planos, que devem consumir R$ 2,5 milhões em investimento, estão mais duas casas com modelo econômico, diz João Paulo Gomes, sócio da empresa.

— Criamos um conceito de autosserviço, com poucos funcionários, e todos os materiais descartáveis. Temos equipe específica em negociar pontos. Isso tudo permite deixar o preço menor, ideal para atrair clientes. Em 2017, tínhamos 4 espaços. Este ano vamos chegar a 25 em todo o país.

Para o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e sócio da Acomp Consultoria, Antonio César Carvalho, o setor decaiu por conta da violência e da crise no Estado, que resultou no atraso do pagamento dos funcionários públicos.

— O Rio sofreu mais que o resto do país. Mas, por outro lado, há uma vocação para turismo e lazer. Por isso, vemos reação. Mas é preciso estudar o mercado e fazer um plano de negócios.

Assim, o Grupo Alento também decidiu renegociar com os fornecedores para ganhar escala para os 54 restaurantes das marcas Billy The Grill, Vizinhando e Naa. Para Luiz Felipe Costa, sócio da empresa, a estratégia envolveu a contração de chefs para criar diferentes pratos para as marcas.

— Mudamos conceito e investimentos em lançamento. Vamos abrir oito casas este ano. No ano passado, andamos de lado, mas este ano a situação começa a melhorar. Espero alta de 8% na receita.

Após comprar um espaço em Ipanema em 2016, o Talho Capixaba vai inaugurar a terceira unidade em 2019. O tempo, diz o sócio Beto Abrantes, foi maior que o previsto, pois a crise acabou postergando a abertura:

— Fizemos as coisas sem pressa. Decidimos esperar o pior da crise passar. A casa vai seguir a proposta das outras duas unidades, com cardápio diverso, preços a partir de R$ 18 de forma a atrair um público diverso.

"HÁ POTENCIAL"

Com 21 lojas, a Porto do Sabor, especializada em comida saudável, pretende abrir 17 lojas até 2019. Segundo Arlete Wolfram, fundadora da empresa, a estratégia foi criar um cardápio voltado para pessoas que buscam alimentação saudável a preços menores.

— Estou crescendo com esse conceito. Por isso, vou investir mais de R$ 1 milhão em uma nova fábrica na Zona Oeste para atender à demanda da rede — diz ela.

Algumas casas abertas recentemente já estão indo para sua segunda unidade. É o caso do italiano Ino, que vai investir R$ 2,5 milhões, com menu a R$ 56.

— Cuidamos de cada detalhe para não onerar o preço. A operação é complicada, ainda mais em tempos de crise — destacou o sócio Paulo Ouro Preto.

No Jardim Botânico, o Maguje levou três anos para ser aberto e consumiu investimentos de R$ 7 milhões, diz o sócio Harrison Baptista:

— Poderia ter parado o projeto no meio do caminho quando a crise começou a se instalar, mas acho que há potencial no Rio.

Um ano depois de abrir na Lagoa, o Charbon Rouge, restaurante com ênfase nas carnes, inaugura uma nova casa na Barra da Tijuca, no fim do mês. Na Barra, o restaurante tem 412 metros quadrados e 145 lugares, com obras de arte, inclusive dois desenhos originais de Oscar Niemeyer, uma obra de Franz Krajberg, Uma tela de Eduardo Sued, uma de Vergara e outra de Áquila.

- É o mesmo restaurante, com menu, serviços e ambiente iguais, mas em outro endereço - conta Wagdy Radwan, um dos sócios do negócio.

Além disso, o Eccellenza, de pizzas artesanais, que está há 16 anos em Botafogo, também abre nova casa na Barra. Vai ser no Village Mall e tem projeto do arquiteto Maurício Nóbrega.

 

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