Economia - Pág. 37 - Domingo - 05.11.2017 Crescimento à base de nozes, esfirras e bacalhau Por Bruno Rosa Na contramão da crise, Casas Pedro abrem 19 lojas desde 2014, e planejam mais oito no ano que vem Foto: Hermes de Paula
Negócio de família. Atendente organiza as prateleiras de produtos na primeira loja da rede, aberta em 1932, na Saara Trechos da reportagem RIO – Uma das marcas mais conhecidas do varejo carioca, as Casas Pedro aproveitaram a crise econômica que assolou o Rio de Janeiro para crescer nos últimos quatro anos. Enquanto diversos varejistas fechavam as portas pelas ruas da cidade, a empresa, fundada por um imigrante do Líbano em 1932, na tradicional Saara, no Centro da cidade, pisava no acelerador. Com a ajuda de nozes e esfirras, foram abertas 19 lojas desde 2014, quando teve início a recessão do país, num investimento total superior a R$ 15 milhões. Para atender à demanda maior, a companhia, ainda familiar, destinou outros R$ 2,5 milhões para construir um centro de distribuição, em São Cristóvão, na Zona Norte, em 2015. O projeto de expansão da companhia foi conduzido pelas mãos da terceira geração da família, liderada por Felipe Mussalem, neto do fundador, Pedro, que decidiu construir uma nova empresa praticamente do zero. Alimentação saudável em alta Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e sócio da Acomp Consultoria, Antônio César Carvalho lembra que empresas como as Casas Pedro vêm se beneficiando com o aumento da busca por uma alimentação saudável. Porém, ele ressalta que a concorrência nesse segmento de empórios, onde são vendidos produtos a granel, é crescente. – Há muitas opções de lojas hoje que vendem produtos como castanhas. Por isso, as empresas buscam uma diversificação e um reforço de marca. É ainda um segmento resiliente à crise, pois as pessoas não deixam de comer. Como vendem a granel, os preços são mais baratos, pois não contam com o custo das embalagens. Além disso, o cliente consegue levar a quantidade que deseja, ajustando a compra ao orçamento – destaca Carvalho. Mas o setor ainda cresce abaixo do varejo. De acordo com dados do IBGE, a venda do grupo supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou alta de 1,7% em agosto, abaixo do avanço de 3,6% do índice geral. É por isso que, dizem especialistas, as empresas estão buscando diversificar sua atuação. Foto: Ana Branco Expansão. O centro de distribuição das Casas Pedro, em São Cristovão, na Zona Norte, inaugurado em 2015, em plena recessão da economia brasileira. Para ver toda a reportagem, visite o site do Jornal O Globo. ================================================= Veja abaixo mais dicas da ACOMP sobre este assunto. Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento
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