A vez das franquias de celulares

Após período de estagnação, franqueadores comemoram e cadastram interessados

Roberta Cecchetti

  O mercado de telecomunicações no Brasil está crescendo a olhos vistos desde a privatização do sistema Telebrás, em julho último. Os investimentos das operadoras previstos para o próximo ano ultrapassam a casa dos US$ 15 bilhões. Com um montante dessa natureza envolvido, nada mais natural que surjam oportunidades de negócio no mercado de aparelhos celulares para atender a demanda de novas linhas nas bandas A e B.

  Depois de um período de estagnação, o mercado começa a se aquecer. As franquias que passavam momentos complicados enquanto o setor esperava a digitalização, tomaram impulso com o novo cenário de competição que caracteriza o mercado pós-privatização. Os consumidores estão correndo às lojas para comprarem novos aparelhos e acessórios ou mesmo para habilitar linhas recém-concedidas.

 
Concorrência não é problema

  Em relação à concorrência com os grandes estabelecimentos, Abrahão não vê problemas. "O mercado é amplo e cada um tem seu espaço. As grandes lojas estão preocupadas apenas em vender e as butiques, digamos assim, primam pelo atendimento personalizado e com maior chance de fidelizar o cliente, além de poder oferecer serviços diferenciados".

  Já Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria, é mais cauteloso quanto às franquias e em relação ao atual momento. "O Ponto Frio, a ATL e a Telerj Celular, por exemplo, estão vendendo os mesmos aparelhos e por serem grandes cadeias, conseguem repassar o produto para o consumidor com um preço muito baixo".

  Porém, Antônio Cesar concorda com Abrahão Saffer que apesar das possíveis dificuldades o candidato à franquia poderá despontar no mercado se procurar diferenciais, como o atendimento personalizado. "Acredito que as lojas também devam ampliar o mix e tentar fidelizar o consumidor".

  Antes de escolher a franquia, o candidato deve fazer uma série de perguntas para que consiga uma identidade com o franqueador. "Verificar se a empresa terá condição de investir pesado em propaganda é uma questão. A concorrência será cada vez mais acirrada e esse ponto será fundamental para que a franquia desponte no mercado", avalia Antônio Cesar.

  Se a rede de franquias for consolidada, há possibilidade de conseguir bons preços nas compras. "O interessado deverá conferir se há uma central de compras. Desta forma, se houver um número considerável de unidades franqueadas, o poder de barganha será maior e os preços para o consumidor serão mais competitivos", explica Antônio Cesar.

 


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