Sexta-feira, 02 de outubro de 1998
Empreendimentos ainda são viáveis
Consultores acreditam que a crise é passageira e apostam nas novas empresas
Roberta Cecchetti
Ao contrário de algumas previsões, a crise financeira internacional e seus reflexos no mercado brasileiro não devem desestimular a multiplicação de novos empreendimentos. Segundo especialistas, mesmo com a possibilidade do surgimento de um quadro que combine recessão e deflação, a abertura de negócios continuará sendo viável, desde que o empreendedor tenha capital próprio, ou seja, que não precise buscar recursos em instituições financeiras.
Boas opções
O Consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, da Acomp, vai mais além: "Aconselho ao empreendedor a esperar passar o carnaval. Antigamente, era fácil vender qualquer coisa em uma economia desestabilizada. O consumidor tinha que comprar, pois na semana seguinte o preço do produto estaria mais caro. Hoje, o cliente dita a regra do jogo".
Antônio César Oliveira acredita no potencial dos setores de telecomunicações e de informática. "A pessoa que vai abrir uma empresa não deve copiar o concorrente. O know how está na operação. Fazer um estudo de viabilidade econômica, pesquisar o mercado e procurar um diferencial, especialmente no atendimento ao cliente, são fatores fundamentais".
O consultor diz que não há motivos para ter medo. "A economia não irá desandar. Porém, só haverá espaço para quem trabalha de forma profissional. O amador está fadado ao insucesso. Não dá mais para brincar de colocar loja e oferecer qualquer coisa". O comércio, devido à concorrência, incluindo a estrangeira, está cada vez mais profissional. "O mercado está bom, mas não é para aposta. O empreendedor que ingressar em um negócio sem saber exatamente o que está fazendo, se dará mal. Antes, o ganho era no over e hoje o lucro é operacional. É necessário muito know how", explicou Antônio César Carvalho de Oliveira.Os dez melhores
- Telecomunicações
- Informática
- Comércio eletrônico
- Softwares especializados
- Estacionamento
- Produtos e serviços para home-offices
- Alimentação especializada
- Entretenimento e lazer (especialmente para crianças e idosos)
- Agência de marcas e patentes
- Sapateiros e alfaiates
Os dez piores
- Oficinas mecânicas não especializadas
- Videolocadoras
- Contador
- Franquia dos Correios
- Consertos de eletrodomésticos
- Papelaria não especializada
- Lojas de auto-peças
- Lojas de brinquedos
- Comércio de roupas sem marca
- Farmácias e drogarias
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