Brasil Econômico - Edição de 13/01/2012

Juro e inflação menores já deram um gás no consumo

Pesquisa do IBGE mostra que houve recuperação das vendas em 2011, o que dá fôlego para economia crescer neste ano

Daniel Oiticica

Com vendas acima do esperado, redes correm para repor itens em falta

A recuperação das vendas do varejo em novembro, anunciada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), favorece as projeções para um crescimento maior do que o esperado nas vendas em 2011. A redução da taxa básica de juros, a Selic, conjugada com a diminuição da inflação, levaram o varejo a registrar um crescimento de 1,5% no índice da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), ampliado em novembro, na comparação com outubro. "Não esperávamos um número tão expressivo. Nossa projeção era de um crescimento de 0,4% com viéis de alta", afirma o economista Felipe França, do Banco ABC Brasil.

O bom resultado eleva as projeções para o acumulado dos doze meses de janeiro a dezembro, que segundo Felipe pode chegar a 6,7%, já ajustado pela sazonalidade de fim de ano. "Os indicadores coincidentes que usamos para calcular o varejo estão mostrando tendência de recuperação, como o número de consultas ao SPC e o indicador de vendas do comércio da Serasa", afirma Felipe.

Na série com ajuste sazonal, divulgada pelo IBGE, houve resultados positivos em nove das 10 atividades pesquisadas, com destaque para o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria, com taxa de 8,6%; seguido por equipamentos de escritório, informática e comunicação, com 6%; veículos e motos, partes e peças, com aumento de 4,6%; combustíveis e lubrificantes, 1,6%; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 1,3%; material de construção, com 1,3%; artigos de uso pessoal e doméstico, 1,2%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, 1%; e móveis e eletrodomésticos, 0,3%. O único resultado negativo foi em tecidos, vestuário e calçados - recuo de 0,5%. No acumulado em 12 meses, o segmento de equipamentos de escritório, informática e comunicação foi o que mais cresceu: teve alta de 16,9%.

A política fiscal do governo para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) influencia a PMC. A redução do IPI da linha branca contribuiu para o forte aumento das vendas de móveis e eletrodomésticos: 16,9% entre novembro de 2010 e novembro de 2011 e 12,3%, na comparação com novembro de 2010.

Já o aumento do IPI para veículos importados de fora do Mercosul e do México ou que tenham menos de 65% de conteúdo brasileiro, pode provocar desaceleração das vendas de veículos na próxima pesquisa, em dezembro. Em novembro, segundo a PMC, as vendas de veículos e motos, partes e peças registrou alta de 4,6%, na comparação com outubro, mas caiu 2,9% na comparação com novembro de 2010. "A recuperação das vendas de veículos não alterou o cenário negativo, reflexo das medidas que afetam o setor, bastante dependente de crédito", afirma o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Nilo Lopes.

O aquecimento do mercado imobiliário também contribui para o aumento das vendas do segmento de móveis e eletrodomésticos. "Os investidores em muitos casos também têm que mobiliar os imóveis", afirma Antônio César Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento, especializada em varejo. Em sua pesquisa anual dos 10 melhores negócios para investir, a Acomp aponta o setor de móveis como um dos mais promissores para 2012.

=================================================

Eng. e Prof. Antônio César

Antônio César da ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Palestras e Treinamentos da ACOMP - Clique Aqui, para mais informações !

 

Vários outros fatores também influenciam diretamente as vendas, como o correto Treinamento da Equipe, bons produtos e serviços, atendimento, adequação das formas de pagamento, e por aí vai.

Pense nisso ! Ligue para a ACOMP e saiba mais sobre como podemos ajudar você, nesta missão de operar um empreendimento comercial de forma eficaz. Ligue >> Tel.(21) 2445-5444.

Veja também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Notícias, várias outras Reportagens, Entrevistas e Matérias sobre Varejo.


Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Entenda como nós podemos ajudar você, a ter Sucesso em seu Empreendimento:

Você está planejando montar seu primeiro Empreendimento ou Loja, ou pretende Expandir seus Negócios atuais com assertividade e segurança ?

A ACOMP pode prestar assessoria completa personalizada:

> Estudos de Viabilidade

> Por que contratar uma consultoria ?

> Análise e Seleção do melhor Ponto Comercial

> Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Manuais

> Palestras, Treinamentos e Cursos Especiais

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Orientação Empresarial

> Plano ACOMP Empresa

São 4 tipos de Plano ACOMP Empresa, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades. Sua Empresa terá um acompanhamento profissional e personalizado. Se preferir, contrate nossos serviços de Mentoria e Coaching Empresarial e Executivo. Seu sucesso será uma consequência natural.

Visite a seção Serviços do portal ACOMP. Clique aqui e saiba mais.

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

------------------------------------------------------------

Você é um Empreendedor de Shopping Center, Construtor, Investidor, Administradora de Shoppings, Associação de Lojistas, ou Síndico de um Centro Comercial ?

A ACOMP pode desenvolver para seu Empreendimento:

> Estudo de Viabilidade Comercial

> Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes

> Avaliação de Atendimento das Lojas

> Palestras para os Lojistas

> Treinamento para as Equipes de Venda das Lojas

> Plano ACOMP Shopping para o sucesso do Empreendimento

São 4 tipos de Plano ACOMP Shopping, um com certeza se adapta às suas necessidades. Atendemos todos os tipos de Shopping Centers (vendidos e alugados), Shoppings de Rua (a céu aberto), Shoppings Regionais, Temáticos, de Vizinhança, Flea Markets e Outlets, entre outros.

Podemos também prestar apenas a Assessoria Comercial, para que Você invista com mais segurança e assertividade, ou gerencie seu shopping center profissionalmente. Clique aqui e saiba mais.


Plano ACOMP Shopping - Clique Aqui !

------------------------------------------------------------

Você só quer algumas Dicas ?

Visite o Portal ACOMP e veja as seções: Serviços, Depoimentos, Treinamento e Notícias. São mais de 200 (duzentas) entrevistas com Dicas de Negócios da ACOMP, disponíveis on line.

Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César

Veja a reportagem - Por que contratar uma consultoria ?

Leia mais sobre outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

Contrate a Assessoria da ACOMP Consultoria e Treinamento para executar o Planejamento Estratégico de seu Empreendimento, ou melhorar os Métodos e Processos e a Operação. Com a expertise da ACOMP, seus lucros aumentam, Você trabalha menos, sua Equipe fica mais motivada, e o resultado global é muito melhor.

------------------------------------------------------------



Clique aqui para mais informações !

 

Consulte-nos >> Tel. (21) 2445-5444.

 



 

ACOMP Consultoria e Treinamento

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 /
Celular: (21) 9676-9040
www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2012 - ACOMP - Todos os direitos reservados.