Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2003. CONVENIÊNCIA BR Mania quer ter mais de 130 novas lojas este ano DIOGO SINHOROTO A BR Mania, loja de conveniência dos postos BR, tornou-se a sétima maior rede de franquias do País, com 540 lojas em 2002. A meta para esse ano é ultrapassar as 670 lojas, com um projeto de expansão por franchising para todo o Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, já existem 80 unidades da BR Mania (representando 15% do total de revendedores BR) e o objetivo é inaugurar, pelo menos, mais 17 lojas. Para abrir uma franquia da BR Mania é preciso ser um revendedor dos postos BR. Existe, porém, a possibilidade de um investidor interessado se associar ao dono de um posto com bandeira BR, unicamente para abrir e gerenciar uma loja BR Mania. Nesse caso, porém, a Petrobras não participa da negociação com o sócio, apenas com o dono do posto de gasolina. O investimento para abrir uma franquia BR Mania é de R$ 1.400 por metro quadrado de loja. Como a metragem média das lojas é de 70 metros quadrados, o investimento gira em torno de R$ 98 mil, cobrindo a obra civil, estoque e projeto visual da loja. Além disso, há uma taxa de franquia variável de R$ 8 mil a R$ 16 mil, de acordo com o tamanho. A taxa de royalties é de 6% para lojas acima de 70 metros quadrados e de 5% para lojas menores. Destes, 2% são destinados ao Fundo de Marketing, que é utilizado para ações no ponto-de-venda. O retorno do investimento é esperado dois anos após a inauguração da loja. Faturamento As lojas BR Mania são um serviço que só os postos BR podem oferecer. Para avaliar o potencial de um ponto de implantação da loja, é realizado estudo que indica o posicionamento adequado da unidade, a previsão de faturamento e outros serviços que devam ser implantados. Qualquer posto BR pode ser submetido ao estudo, se o revendedor desejar. Já existe até mesmo uma unidade da BR Mania flutuante, em pleno Rio Negro. Segundo o gerente de Produtos e Serviços de Conveniência da Petrobras, Carlos Vieira de Mello, abrir uma loja BR Mania em um posto BR é garantia de aumento na lucratividade do posto todo. "Pesquisas apontam que a implementação de uma loja de conveniência incrementa em 20% a freqüência do posto de serviços. Além disso, a implantação da loja geralmente envolve reforma no posto", diz. Segundo a Petrobras, cada vez mais os clientes demandam serviços agregados, não somente automotivos, como troca de óleo ou lavagem do veículo, mas todo o tipo de facilidade para o seu dia-a-dia. Entre os serviços que os Postos BR e as lojas de conveniência BR Mania procuram oferecer estão banco 24h, videolocadora, farmácia, lavanderia e até livraria. Paulo Jorge Dias Elias nunca havia trabalhado no varejo, mas decidiu abrir uma franquia da rede BR Mania. Em acordo com o dono do Posto BR Parque das Rosas, na Barra da Tijuca, Paulo e um sócio se dedicam integralmente à loja de conveniência. "A rede oferece ampla assistência, mas ter seu próprio negócio é como comprar um aparelho novo. Você quer vê-lo funcionando e não ficar lendo o manual", brinca o franqueado. O consultor Antônio César Carvalho de Oliveira, presidente da Acomp Consultoria e Treinamento, analisa os prós e contras do negócio. "A marca BR é forte, consolidada no mercado, e tem a simpatia do público, o que ajuda bastante no sucesso do empreendimento. Além disso, lojas que oferecem um serviço conveniente são boas oportunidades de investimento", diz. O alto preço praticado nas lojas do segmento são apontadas pelo consumidor como a maior desvantagem. SERVIÇO Raio X >> Negócio: Loja de conveniência ------------------------------------------------------------ Clique aqui e conheça o Estudo da ACOMP sobre Lojas de Conveniência Veja aqui o Perfil do Eng. e Prof. Antônio César ------------------------------------------------------------ Outras Reportagens com Dicas do Eng. e Prof. Antônio César O lazer voltou para dentro de casa Veja outras Reportagens e Dicas sobre Varejo, nas seções Notícias e Depoimentos no portal ACOMP www.acomp.com.br ------------------------------------------------------------
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