O GLOBO

Domingo, 21 de agosto de 2005

Caderno Boa Chance


Pesquisa revela as dez tendências de negócios


Jacqueline Costa

Pequeno varejo e serviços para executivos estão entre os empreendimentos que devem ganhar mercado em 2005

Depois de entrevistar 428 pessoas, entre empresários, empreendedores e executivos, a Acomp Consultoria e Treinamento, empresa parceira do Senac e do Sebrae, divulgou esta semana a décima edição de uma pesquisa anual que aponta os dez negócios que tendem a ganhar mercado no ano seguinte. O setor de petróleo, mostra a pesquisa, continua em alta. Assim como o pequeno varejo. Outro destaque: serviços exclusivos para executivos.

Apesar da indicação propícia, quem estiver interessado em investir em alguma dessas áreas, alerta o sócio-diretor da Acomp, Antônio César Carvalho de Oliveira, não pode abrir mão de uma pesquisa que diga se há mercado para aquele empreendimento no local escolhido:

- Também é imprescindível a execução de um estudo de viabilidade do negócio, definindo custos e ponto de equilíbrio, por exemplo.

Confira as áreas que, segundo a pesquisa, representam boas oportunidades para 2006:

SERVIÇOS TÉCNICOS: Especializados nas indústrias naval, química e de petróleo. Segundo Oliveira, estes setores estão investindo e contratando, mas são muito exigentes em relação à qualidade do serviço oferecido. Ele dá como exemplo empresas que façam projetos e instalações de máquinas, tubulações e motores.

VAREJO: Pequenos mercados e mercearias de conveniência. Oliveira diz que, com o tempo reduzido e a renda apertada, o consumidor está mudando seus hábitos e migrando para lojas menores. Segundo o consultor, há espaço para este tipo de investimento no Recreio e em alguns bairros do subúrbio do Rio.

TELEFONIA: Há demanda para conteúdo, jogos e serviços para celulares. O consultor diz que o acesso a computadores ainda é restrito e o custo de celulares é relativamente baixo.

EM CASA: Serviços personalizados em domicílio, como arrumação e organização de armários, consertos de roupas.

CONSTRUÇÃO: Empreiteiras de construção civil para obras residenciais e obras para os Jogos Pan-Americanos.

MEDICINA: A complementar e/ou a alternativa, com formação mínima. Exemplos: empresas especializadas em exames, podologia e acupuntura.

AUTOMÓVEIS: Postos de serviços automotivos franqueados. Oliveira explica que são lugares que contam com a parceria dos fabricantes de carro para realização de serviços especializados - da troca de vidro à injeção eletrônica.

TURISMO: De negócios, com foco no suporte receptivo (de tradutor a aluguel de carro).

FOTOGRAFIA: Equipamentos e serviços para fotografia digital, como lojas especializadas na venda de cartuchos e tratamento de imagens.

EXECUTIVOS: Serviços exclusivos para executivos, como personal stylist, locação de carro com motorista, curso de etiqueta e aluguel de notebook, entre outros.

==========================================================

Nota da ACOMP: No sub-título da matéria o ano saiu trocado, 2006 ao invés de 2005. No texto acima já está corrigido.

Saiba mais: Clique aqui e veja o Resultado da Pesquisa Anual da ACOMP sobre os 10 Melhores Negócios para 2005.

 

 

Leia mais ...

 

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 


ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. 55 (21) 2445-5444 / 9676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !