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evista da ASSERJ

Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro

Março de 2009 - Ano 13 - N. 87

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Eng. e Prof. Antônio César

O Mercado Brasileiro como um todo vem sendo impactado pelas constantes mudanças, imprescindíveis para a sobrevivência das instituições, em um contexto econômico globalizado. Independentemente de serem indústrias, fábricas, distribuidoras, atacadistas, supermercados, redes, franquias ou associações, seus respectivos empreendedores, empresários, executivos ou diretores estão sobrecarregados pelas exigências destas mudanças e o seu ritmo frenético.

É muito mais difícil realizar lucro num ambiente em constante transformação. Imagine um maestro dirigindo uma orquestra, e antes que ela esteja totalmente afinada com as músicas inicialmente escolhidas, surge um outro ritmo preferido pelo público. Por vezes, é necessário continuar tocando as músicas que foram ensaiadas, até que as novas estejam devidamente assimiladas pela orquestra, para uma apresentação em público.

Além do trabalho dobrado, no caso brasileiro temos a agravante de um hiato educacional preocupante. O "jeitinho brasileiro", ou a criatividade de nosso povo, parece que ameniza um pouco a situação, mas não resolve, pois falta mesmo é capacitação, especialização e experiência, instrumentos indispensáveis para navegar pelas mudanças constantes. As exigências de Qualidade, Produtividade e Inovação, só fazem aumentar.

Tenho dito em minhas palestras pelo Brasil, que o momento é de priorizar o que é realmente estratégico e, portanto, relevante para operação do negócio. Isto significa também, estar conectado com as tendências que interferem na forma como sua empresa ou instituição se relaciona com o mercado. A crise externa traz reflexos para nosso país, e dependendo do setor ou segmento de atuação, ela pode ser um problema, mas para outros ela traz oportunidades.

A complexidade do mundo em que vivemos, não nos permite mais acompanhar tudo o tempo todo. Há muita informação, muita poluição, muitas interferências, várias informações que parecem importantes, mas quando são devidamente analisadas e avaliadas, chega-se à conclusão de que não possuem qualquer relevância, mas tomam um tempo precioso. Saber priorizar em quais atividades você deve se concentrar é fundamental para o seu sucesso e de sua empresa.

Não dá mais para centralizar todas decisões, mas ao mesmo tempo, mais do que nunca, sua empresa precisa de Você. Como fazer ?

 

 

Neste ambiente, a contratação de uma Consultoria é ainda mais importante, onde os principais benefícios e vantagens são:

. A Consultoria possui uma visão externa mais ampla, porque é baseada na experiência em situações idênticas ou semelhantes, em uma grande diversidade de contextos, atividades, clientes e serviços;

. Há neutralidade nos pareceres e nas propostas de solução, devido aos Consultores não fazerem parte da estrutura da instituição, ou de suas cadeias de lealdade e poder. Ou seja, não estão disputando cargos;

. A Experiência na solução de problemas semelhantes facilita encontrar o melhor Caminho, ou o "Caminho das Pedras";

. Concentração de Esforços por parte da Consultoria ou do Consultor, no Cliente, uma vez que esta é sua única tarefa. Melhor rendimento;

. Definição clara do projeto ou serviço, onde o escopo está perfeitamente entendido, facilitando a execução, acompanhamento e controle;

. Catalisação das ações, o que oferece um impulso extra, mais focado, para que as mudanças realmente aconteçam;

. Agilidade para execução de projetos ou serviços temporários, onde é mais rápido e econômico contratar uma Consultoria ou Consultor, do que admitir um especialista e depois dispensá-lo;

. Ampliação na Capacidade Intelectual da Instituição, Empresa ou Órgão, tornando-a mais apta para o sucesso.

O que tenho visto no mercado quando prestamos consultoria, assessoria e treinamento às empresas, é que a maioria tem uma interpretação equivocada sobre o assunto, e acredita que consultoria é para os novatos no ramo, ou para quem está em dificuldades financeiras. Isto é um perigo. Normalmente quando buscam ajuda, a situação já está caótica, e aí a solução será mais complexa.

A ACOMP Consultoria e Treinamento desenvolveu um formato inovador, perfeitamente adequado a este momento, e que foi amplamente testado ao longo de nossos 14 anos. É o Plano ACOMP. Este plano permite agregar mais benefícios além dos já apresentados, pelo fato de acompanhar profissionalmente a empresa, instituição ou órgão contratante, o que possibilita um grau de assertividade muito maior, com menor investimento, em um tempo reduzido.

Mais informações sobre o Plano ACOMP estão disponíveis on line, no site www.acomp.com.br.

Outras Dicas da ACOMP para o cenário atual são as seguintes:

>> Procure ajuda com a devida antecedência, mas priorize a Experiência. Não é vergonha alguma, reconhecer que você pode fazer melhor;

>> Cuidado com quem conhece muito, mas só do seu mercado, pois normalmente não se atualizam, e por não terem uma visão mais abrangente, podem ter dificuldades em implantar as mudanças necessárias;

>> Com tecnologia e conhecimento, ganhos de produtividade podem reduzir custos desnecessários;

>> Deve-se dar atenção especial neste momento ao Fluxo de Caixa;

>> Invista na Qualificação e Motivação de sua Equipe.

 

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Eng°. e Prof. Antônio César Carvalho de Oliveira
Diretor Comercial


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Capa da Revista da ASSERJ de Março de 2009

Esta Revista é uma publicação bimestral da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro - ASSERJ.

Presidente da ASSERJ: Dr. Aylton Fornari.

Secretário Executivo: Sérgio Maturo.

Editor da Revista: Jayme Côrtes Ribeiro.

Reportagens: Letícia de Oliveira e Waleska Quintela.

Site da ASSERJ: www.asserj.com.br


 

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