Quarta-feira, 14, e quinta-feira, 15 de novembro de 2007.


No varejo, já é Natal

FIM DO ANO - Aquecimento da economia eleva as expectativas de aumento de vendas nas lojas. Alguns shoppings já inauguraram decoração natalina e consultores recomendam investir em promoções, preparação de vitrines e atendimento


Simone Garrafiel

Muitos shopping centers e lojistas já entraram no clima de Natal, decorando os espaços e iniciando as promoções de final de ano. Além disso, as equipes já passaram, ou estão participando, de treinamentos de vendas, ao mesmo tempo em que os vendedores temporários estão se preparando para garantir um bom desempenho. Diante do aquecimento da economia, a expectativa é que haja incremento de vendas entre 5% e 15%, comparando-se com o resultado de 2006. A afirmação é de Antônio César Carvalho de Oliveira, que acredita que o brasileiro vai comprar mais, pois, independentemente da condição financeira, é impulsionado pelo humor.

O diretor da Acomp Consultoria e Treinamento explica que, mais do que ter uma conta bancária recheada, o consumidor se comporta de acordo com o clima que o envolve no dia-a-dia. "Até mesmo um bom desempenho do Brasil em alguma competição esportiva é motivo para o brasileiro ficar bem-humorado. Acredito que o País está em uma boa fase e, então, teremos um bom resultado em vendas", arrisca Oliveira.

Ainda que o retorno de vendas sofra, naturalmente, um aumento nessa época do ano, Oliveira orienta que é preciso, entre outras ações, trabalhar com a flexibilização de pagamento e preparar o pessoal do caixa. "Se o valor da prestação couber no orçamento do cliente, a compra certamente será efetivada. Ao mesmo tempo, a agilidade na hora do pagamento é fundamental, pois erros de operação ou filas grandes podem comprometer a venda", salienta.

A vitrine é outro cuidado que o lojista deve ter. É importante que ela transmita a mensagem de Natal, estando em sintonia com o estilo da loja e com o perfil do consumidor. Oliveira informa que não há necessidade de fazer modificações na decoração, mas a reposição de peças é essencial.

DECORAÇÃO. No próximo dia 27, a Par.is, de moda feminina, localizada no Shopping Leblon, Zona Sul do Rio, vai inaugurar sua decoração de Natal, que será feita com cabides pendurados e estrelas prateadas, como se fossem uma árvore de Natal estilizada. Isabel Schmidt, proprietária da loja, diz que a idéia é trabalhar com o logotipo da marca, que é uma estrela.

Outra ação será uma promoção: quem comprar mais de R$ 500, ganhará uma sandália Havaiana especialmente confeccionada para a época, branca com estrelas pratas. "Eu queria algo que tivesse relação com as férias, com o Verão e com o conceito dos pés para o alto. Além disso, investi no treinamento da equipe, pois sei que este é um grande diferencial para qualquer negócio em varejo", ressalta Isabel.

Na Reserva, de moda masculina, Rony Meisler pretende proporcionar a interação com o cliente final, por meio de uma decoração tecnológica. O artista plástico Evans Queiroz fará uma instalação de luzes nas lojas, criando um visual fashion. "Este é nosso segundo Natal e não queria utilizar os clichês da época. Além da vitrine, montaremos um módulo de vendas, na loja de Ipanema, onde as pessoas que não quiserem experimentar as roupas poderão realizar suas compras. Chamado de Reserva Express, será uma opção para otimizar a escolha dos presentes", diz o sócio da marca.

Com expectativa de aumento de vendas de até 30%, Meisler acrescenta que, atualmente, está acontecendo a campanha de antecipação de vendas, na qual os clientes estão sendo convidados a efetuarem suas compras até o dia 25 de novembro, recebendo 10% de desconto no valor total.

Para suportar a demanda de Natal, é comum recorrer à contratação de vendedores temporários. Os processos seletivos costumam acontecer a partir de setembro, mas ainda há tempo de aumentar o quadro de colaboradores, conforme assegura Oliveira, da Acomp.

"Quanto maior a antecedência dessa contratação, melhor, pois há como fazer um treinamento mais apurado. Para quem optou em fazer a chamada agora, a orientação é não deixar de, pelo menos, desenvolver uma palestra motivacional e passar o conceito da marca", destaca o consultor.

Na Corpo & Alma, de moda feminina, a seleção será feita no final deste mês e a idéia é que cerca de 40 novos funcionários sejam chamados para trabalhar. O supervisor de vendas da marca, Reinaldo Viana, diz que a expectativa é que sejam aproveitados 60% dos temporários. "Contrataremos os que tiverem bom desempenho. Essa política permite fazer um agrado à equipe fixa, pois permite que eles tirem folga ou férias", revela ele.

Com a equipe de temporários já formada, a Colcci aumentou para 100 colaboradores sua equipe de cerca de 80 pessoas. Anísia Costa Vever, dona da rede, diz que todos passaram por treinamento intenso, para conhecer a metodologia e os produtos da empresa. "Foram dois dias de imersão. Eles começaram atuando no Top Fashion Bazar e, agora, foram espalhados pelas unidades. Serão três meses de experiência e os melhores serão efetivados", afirma a empresária.

SHOPPINGS. Ainda que o Natal gere, naturalmente, um aumento de demanda no comércio, as ações dos lojistas situados nos centros de compras são reforçadas pela decoração temática montada a cada ano e pelos eventos agendados para entreter e atrair público. Alguns shoppings já deram início às promoções, enquanto outros esperam o final deste mês para começar a movimentação.

Os recursos investidos variam de acordo com o porte e o potencial de mercado de cada um. No ano passado, os shoppings brasileiros investiram cerca de R$ 300 milhões nas ações promocionais de final de ano, conforme revela Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Na última semana, o Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste no Rio, inaugurou a decoração de luzes, que dá o tom natalino aos prédios do mall, e a Casa do Papai Noel, onde as crianças podem participar de diversas atividades, entre as quais a oficina de montagem de enfeites de Natal e a fábrica de doces. De acordo com a gerente de marketing, Maria Luiza Eberius, a estimativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas circulem pelas ruas do shopping, até o final do ano.

"Paralelamente a essas ações, foi criada uma campanha para que os consumidores façam compras conosco e fizemos um trabalho junto aos lojistas para estimulá-los a fazer promoções diferenciadas, oferecer brindes, decorar as vitrines e preparar a equipe de vendas. Queremos que tudo esteja no clima da festa", destaca Maria Luiza.

Apresentação de coral, oficinas de artesanato, aulas de culinária e baile para os mais idosos são algumas das atrações do Top Shopping, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Aline Cattem, gerente de marketing do mall, diz que, além disso, as crianças terão a casa do Papai Noel. "Temos mais de 50% dos lojistas com as lojas decoradas e, para quem fizer compras acima de R$ 200, estamos dando um saco de Papai Noel, para que as pessoas possam colocar os presentes", salienta ela.

A decoração também já está pronta no Shopping Tijuca, onde, no próximo dia 15, o evento de chegada do Papai Noel vai agitar o centro de compras. Corais e shows de jazz estão programados para entreter os clientes.

"O Natal do shopping estará em outdoors, na mídia televisiva e em um ônibus que locamos para circular em locais estratégicos, envelopados com a campanha. Para os lojistas, preparamos duas palestras motivacionais e tenho certeza de que as equipes de vendas participarão de ambas", ressalta Raul Barbosa, gerente de marketing do Shopping Tijuca.

O Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, entregou, no último dia 4, a sua decoração motivada no personagem infantil Shrek, esperando crescimento de vendas em até 20%. O valor investido nos atrativos para os consumidores é de R$ 1,7 milhão. Já o Central Plaza Shopping, também na capital paulista, já apresentou sua decoração ao custo de R$ 700 mil do total de R$ 1,6 investidos nas promoções para a época. A idéia, segundo a superintendência do mall é que as vendas aumentem em 12%, em relação a 2006.

Treinar vendedores é fundamental

Um bom treinamento pode garantir a fidelização de um cliente, acrescenta Antônio César Carvalho de Oliveira, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento. "Investir em treinamento significa não perder vendas. Muitas vezes, o consumidor pode deixar de comprar um produto porque o vendedor não lhe deu a atenção adequada. Ao contrário, se for bem atendido e realizar uma compra satisfatória, o retorno é praticamente certo", argumenta ele.

Oliveira orienta que os cursos ministrados para equipes de venda devem ser feitos por quem tem expertise no assunto. O consultor alerta que utilizar um bom vendedor para passar os ensinamentos é um erro e pode gerar um resultado desastroso. "Vender bem não significa ensinar bem. Aqui cabe o jargão que santo de casa não faz milagres. Pessoas que já são da equipe podem ter vícios e discursos desgastados, o que prejudica os novos colaboradores", afirma.

Ainda que a marca seja consolidada no mercado e tenha uma equipe fiel, fazer uma reciclagem em vendas é fundamental para atender a demanda de Natal. Oliveira diz que, assim como os novos vendedores, os efetivos também devem ser treinados. "Esse treinamento não pode ser feito com todos juntos. É preciso desenvolver a ação em dois momentos. Capacitar os temporários e aperfeiçoar os antigos funcionários. Em uma terceira etapa, para tornar a estratégia da empresa uníssona, realizar uma palestra motivacional com toda equipe", ressalta o diretor da Acomp.

O Plaza Shopping ofereceu palestras com os temas "Natal com atitude" e "Atendimento que faz a diferença" para cerca de 800 vendedores, supervisores, gerentes e proprietários. Rosely Balckau, gerente da loja O Boticário, conta que as seis vendedoras que trabalham em sua loja participam do treinamento.

"Sempre que são oferecidos cursos, nós participamos. Temos que estar preparados para atender os clientes, que estão cada vez mais informados e atualizados com as tendências do mercado", comenta a gerente.

------------------------------------------------------------

Para mais informações, Clique Aqui !

NOTA da ACOMP:

Conte com a ACOMP Consultoria e Treinamento para Treinar e Motivar tanto a sua Equipe de Vendas e Atendimento aos Clientes.

Consulte-nos. Tel. (21) 2445-5444 ( Horário Comercial ).

Treine sua Equipe ou seus Associados para obter melhores resultados > Contrate as Palestras do Eng. e Prof. Antônio César. Veja os Temas de Palestras no site da ACOMP www.acomp.com.br , na seção Treinamento. Veja também em nosso site: Dicas sobre Varejo, Pós-Vendas, Atendimento aos Clientes, Pesquisas de Mercado, Estudos sobre Varejo de Shopping Centers, de Supermercados, de Internet, de Lojas de Conveniência, e muito mais.


Clique Aqui !


Clique aqui para saber, como o PLANO ACOMP Shopping pode ajudar seu Shopping Center ou sua Rede de Lojas, a ser um Sucesso


 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 / 99676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !