MUDANÇA
DE HÁBITO Empreendimentos de manutenção estão entre os 10 melhores negócios no Rio para 2009 Luisa Girão
Os empreendimentos que lidam com a manutenção e reparos em geral aparecem na liderança do estudo da consultoria Acomp, que aponta os 10 melhores negócios no Rio em 2009. Além disso, 60% das melhores oportunidades estão ligadas à crise, entre elas as dos setores de contrução civil e contabilidade para grandes empresas. O diretor da Acomp e especialista em gestão de empreendimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antonio de Oliveira, confirma que esta é uma área que permeia todos os negócios - desde indústria até as oficinas mecânicas - e que a causa desta aumento na procura pelas áreas é o temor geral de desemprego. - Com a crise, as pessoas não querem contrair novas dívidas porque não sabem se terão seus empregos no próximo mês. Além disso, o fato de os bancos estarem mais rigorosos para cederem empréstimos favorece ainda mais o setor - explica Oliveira. Outro fator, segundo o diretor da Acomp, que também favorece a procura por este tipo de serviço é o menor fluxo de movimentação de materiais. - O próprio desaquecimento da produção industrial também possibilita às empresas maior disponibilidade de tempo para a realização de consertos - ressalta Oliveira. - Antigamente, uma empresa não esperava 40 dias para um caminhão ficar pronto porque precisava de agilidade para atender à demanada. Com a redução da procura, a companhia aproveita o tempo para fazer aquele conserto que tinha deixado de lado. Ferramenta O portal <www.manutenção.net>, ao notar a grande procura por serviços, criou a ferramenta <www.cagoroo.net>, uma espécie de busca de serviços de diversos tipos de consertos de acordo com a necessidade e a proximidade da casa do cliente. São 1,2 mil autônomos ou pequenas empresas cadastradas. - O usuário escolhe o que quer consertar e diz onde mora. Com estas informações, vemos qual é o melhor local para atendê-lo - conta o gerente de desenvolvimento do site, Fabiano Felipe. - Apesar ter sido criado no ano passado, a cada mês há um aumento de 3% nos acessos. REPAROS - Sandeberg Daniel, maleiro da fábrica de artigos de couro e mala Cinto Rápido há mais de quatro anos, diz que transformar o velho em novo é uma arte. A costureira Isa Sol e a cliente Edna Rolim. Moisés Sayeg, dono da Cinto Rápido, e Flávia Veiga. Economia, estilo e apego: manter peças compensa Com a crise, o consumidor carioca aumentou em 30% a 40% a procura por serviços de conserto e manutenção, segundo Moisés Sayeg, dono da fábrica de artigos de couro e mala Cinto Rápido. Flávia Veiga, de 27 anos, procura fazer manutenção em tudo para economizar. - Tento consertar tudo. Não gosto de simplesmente jogar a coisa fora e comprar outra, mas antes vejo se vale a pena - explica. Para Thiago Machado, de 21 anos, mandar o celular para o conserto vale mais a pena do que comprar aparelhos novos. - Meu telefone quebrou e só me custou R$ 40 para consertá-lo. Se eu tivesse de comprar outro, iria pagar o dobro. Vou esperar a operadora me dar um novo. Prometi que não vou comprar mais celular - brinca. Edna Rolim, 59 anos, acredita que é válido fazer manutenção em roupas. Diz que a moda muda muito e por isso prefere mandar ajeitar as peças para ficar com o seu estilo. - Conserto de roupas é a melhor coisa, pois podemos transformá-las em vários tipos. Eletrodoméstico, nem tento. Depois que volta da autorizada, o aparelho nunca volta a ser o mesmo - contou. Julieta Rocha, 88 anos, começando a adotar a mesma prática. Fez seu primeiro conserto de uma bolsa, um mimo de admirador antigo. - Crio um vínculo emocional com todos os meus produtos. Fico muito triste quando uma coisa quebra. Além disso, artigos antigos têm mais charme - defende. ( L.G. ) ===================================================
Notas da ACOMP : Outras Reportagens e entrevistas relacionadas: Agência Brasil - Estudo mostra que agravamento da crise favorece crescimento em vários setores Rádio Nacional - Oportunidades na crise TV Brasil - Os 3 melhores negócios para 2009 Rádio
CBN - Consultoria revela os 10 Melhores Negócios para o ano no
Rio =================================================== Conheça os Serviços da ACOMP Consultoria e Treinamento para o Varejo de Consumo, Shoppings Centers, Centros Comerciais, Lojas de Conveniência, e Supermercados. Ligue (21) 2445-5444. Leia
mais sobre Varejo e Tendências de Negócios em nosso site...
Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
|