Segunda-feira, 23 de março de 2009

Estudo mostra que agravamento da crise favorece crescimento em vários setores


Thaís Leitão

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O agravamento da crise financeira mundial traz prejuízos para muitos, mas também cria oportunidades de crescimento para vários setores da economia. A conclusão é de levantamento feito por uma empresa de consultoria do Rio de Janeiro, segundo o qual seis dos dez melhores oportunidades para investir em 2009 estão relacionados à situação econômica atual.

Segundo o estudo, o líder do ranking é o setor de manutenção e reparos em geral, que no ano passado nem aparecia na lista. De acordo com Antônio César Carvalho, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento e especialista em gestão de empresas, a restrição ao crédito e a incerteza da manutenção dos empregos foram fatores fundamentais para que esse tipo de negócio aparecesse em primeiro lugar.

“Hoje vivemos uma realidade bem diferente da do ano passado, quando as pessoas preferiam trocar, por exemplo, um aparelho de ar condicionado a consertar uma peça que estivesse com defeito, porque seria possível financiá-la em 20 ou 30 vezes”, afirmou Carvalho. Hoje, no entanto, com mais dificuldade de acesso ao crédito e medo de perder o emprego, a população prefere consertar os aparelhos e evita contrair novas dívidas, porque não sabe se poderá honrá-las, acrescentou.

De acordo com o estudo, vêm se destacando no atual cenário econômico, áreas como a de tecnologia da informação, puxada pela necessidade das empresas de otimizar a produção e reduzir custos. Também aparecem com bom desempenho as lojas de conveniência, já que a prioridade passa a ser de compras pequenas, conforme as necessidades vão surgindo, ao invés de compras em grandes redes para fazer estoque de produtos em casa; e o setor de marketing industrial, influenciado pela necessidade das companhias de aumentar o escoamento de seus produtos.

O turismo interno é outro setor com bons resultados, já que as viagens internas são mais baratas e podem ser pagas em moeda nacional; assim com o de netbooks (computadores portáteis menores e menos potentes do que os notebooks), que têm custo menor do que equipamentos similares.

Antônio César Carvalho disse que esse panorama foi verificado no Rio de Janeiro, mas ressaltou que as oportunidades se aplicam a praticamente todo país, principalmente aos grandes centros de consumo, que têm características econômicas equivalentes. Ele destacou, no entanto, que, diferentemente de outras regiões, os efeitos da crise podem ter demorado um pouco mais a serem percebidos na capital fluminense.

“A pesquisa foi feita especificamente no Rio, mas essa é uma realidade que pode facilmente ser reproduzida em outros locais. A diferença que enxergamos na capital fluminense é o momento em que a crise passa a ser sentida com mais força. Por aqui, a parceria entre os governos federal, estadual e municipal, além da grande quantidade de aposentados e de funcionários públicos e do forte apelo turístico, especialmente nesse início de ano ajudaram a postergar um pouco os impactos da crise”, afirmou.

23 de Março de 2009 - 15h21 - Última modificação em 23 de Março de 2009 - 15h21

======================================================

Notas da ACOMP :

A sinopse da Pesquisa Anual da ACOMP, com o texto e mais informações, já estava disponível em nosso site desde 03/03/2009, como de costume na seção Novidades, Estudos e Pesquisas.

Este é mais um Serviço de Utilidade Pública da ACOMP Consultoria e Treinamento, para ajudar às Pessoas Físicas que desejam se estabelecer como Empresários, aos Micro e Pequenos Empresários e também às Pequenas e Médias Empresas a direcionarem seus Negócios corretamente, prova irrefutável de nossa Responsabilidade Social.

Só para Você ter uma idéia, o custo de uma Pesquisa de Mercado e Opinião deste porte, com referência estadual e mais o Estudo da ACOMP com abrangência nacional, é semelhante ao de um pequeno apartamento. A ACOMP faz os dois e os divulga gratuitamente há 14 (quatorze) anos consecutivamente, para ajudar Você a ter Sucesso em seus Negócios, portanto, aproveite bem e lembre-se de nos contatar ou indicar para seus amigos. Afinal de contas, não é todo dia que Você tem uma oportunidade destas.

A ACOMP entende que ninguém ganha nada, quando um Micro ou Pequeno Empresário tem dificuldades em estabelecer e manter seu primeiro empreendimento, ou mesmo quando aqueles mais experientes passam por situações delicadas em virtude das contingências do Mercado atual, globalizado e extremamente competitivo, sujeito a interferências intempestivas de Economias de outros países, além das dificuldades mais sérias com as altas taxas de juros e os excessivos e mal aplicados tributos em nosso País. O ambiente como um todo acaba sendo hostil ao empreendedorismo, além de outras deficiências na educação, e o pouco incentivo à pesquisa e inovação, tão necessários nos dias de hoje em qualquer nação.

Se conseguirmos que cada vez mais Empresários tenham sucesso em suas atividades, sejam elas de qualquer segmento, porte ou idade, estaremos assim contribuindo para a manutenção e geração de mais Oportunidades de Sucesso para todos. São as Empresas que podem em um curto espaço de tempo, gerar mais oportunidades de Trabalho e Renda, maior volume de Impostos com menores taxas per capita, mais Opções de Fornecedores, mais Parceiros e maior Desenvolvimento em nosso Estado como um todo, e por conseguinte no Brasil.

Esperamos que Você também nos prestigie e consulte, quando necessitar de Consultoria Empresarial, Assessoria Comercial, Estudos de Viabilidade, Reengenharia de Negócios, Palestras e Treinamentos, ou Pesquisas Mercado e de Satisfação de Clientes para sua Empresa ou seu futuro Negócio.

Se a ACOMP ajuda gratuitamente aos milhares de usuários de seu site, muitos nem sabemos quem são, oferecendo Dicas de Negócios que normalmente são Notícias, Reportagens ou Matérias dos mais renomados Veículos de Comunicação do País, imagine o que poderemos fazer por Você e por seu Empreendimento, se Você for um Cliente da ACOMP.

Agradecemos os contatos elogiando nossa entrevista e a Pesquisa Anual da ACOMP. Foram dezenas telefonemas e e-mails que recebemos. Você pode ficar certo de que estaremos sempre fazendo mais e melhor. Mas não se esqueça de que contamos com sua preferência, para que este trabalho continue e possa evoluir.

Bons Negócios em 2009, é o que lhe deseja a Equipe da ACOMP.


Pesquisa Anual da ACOMP
Os 10 Melhores Negócios para o ano de 2009

1- Manutenção e Reparos em Geral
2- TI - Tecnologia da Informação
3- Construção de Casas Populares
4- Lojas de Conveniência
5- Marketing Industrial
6- Turismo interno
7- Venda de Netbooks
8- Obras para o PAC, Petrobrás e Canais Digitais
9- Contabilidade para Grandes Empresas
10- Vestuário que permita customização.


"Não confunda Disponibilidade e Acesso às Informações, com Experiência".

Lembre-se de consultar a ACOMP, quando necessitar de Consultoria Empresarial, Assessoria Comercial, Estudos de Viabilidade, Palestras e Treinamentos, Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes.

Nós fazemos mais por Você e pelo seu Sucesso !

www.acomp.com.br


Notas:

1- Alguns dos itens acima se aplicam em todo o País. Consulte-nos para mais informações.

2- Foram excluídos desta Pesquisa Anual da ACOMP, Negócios somente acessíveis às Grandes empresas ou Grupos de investimento, como: Negócios Financeiros ( Bancos ), Prospecção e Exploração de Petróleo e etc., os quais obviamente são bons negócios atualmente, porém inacessíveis aos novos empreendedores de pequeno ou médio portes.

3- O Resultado desta Pesquisa é válido para todo o ano de 2009, até Janeiro de 2010, quando a ACOMP estará divulgando a Nova Pesquisa para 2010. ( Caso sejam verificadas em Janeiro de 2010 alterações significativas em Leis Brasileiras, Medidas Governamentais, ou qualquer outro fator interno ou externo recente, que impacte significativamente no resultado da Pesquisa da ACOMP, a divulgação do resultado de nossa pesquisa poderá ser postergada para os meses de Fevereiro ou início de Março, pois o resultado terá que ser ajustado levando-se em consideração as respectivas mudanças ).

4- Nossos sinceros agradecimentos à Equipe da Agência Brasil, que colaborou para que esta entrevista fosse ao ar.

A Agência Brasil é um canal da EBC - Empresa Brasil de Comunicação.

Título da Reportagem: Estudo mostra que agravamento da crise favorece crescimento em vários setores

Repórter: Thaís Leitão.

Link para o site da Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br

===================================================

Clique aqui e veja a síntese da Pesquisa Anual da ACOMP de 2009

Leia mais em nosso site, sobre outras Pesquisas e Estudos da ACOMP

===================================================

Outras Reportagens e entrevistas relacionadas:

Rádio Nacional - Oportunidades na crise

TV Brasil - Os 3 melhores negócios para 2009

O Globo - Polo de resistência

Rádio CBN - Consultoria revela os 10 Melhores Negócios para o ano no Rio

Jornal do Brasil - Setor de consertos a todo vapor

===================================================



 

 

 

 

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 /
Celular: (21) 9676-9040
www.acomp.com.br - O site do Empresário !