Sábado - 04 de fevereiro de 2006

Economia & Negócios

Fiado, só no mercado da esquina

Pagamento facilitado traz consumidor de volta às mercearias, que crescem dez vezes mais do que grandes redes de supermercados

Bruno Rosa

Redes reduzem lojas


Do outro lado, as grandes redes têm buscado alternativas como a aquisição de companhias locais e investimento no conceito de espaços menores. Para competir com as mercearias, o Carrefour lançou, em São Paulo, o Carrefour Bairro. O espaço é compacto e foi desenvolvido seguindo a lógica da compra do cliente. Em apenas um ambiente, o cliente encontra itens para casa, decoração, limpeza, cama, mesa e banho, seguindo a lógica de uma lista de compras.

- Queremos uma loja que tenha vida e movimento. Vamos ter lançamentos, novas propostas, enfim, diferenciais para surpreender os clientes - diz Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente do grupo Carrefour no Brasil.

A Sendas, comprada pelo Pão de Açúcar há dois anos, possui vários formatos de lojas no Rio de Janeiro. Cerca de 20 espaços possuem menos de 300 metros quadrados, pouco para os padrões da rede. Para Omar Ferreira, diretor operacional da rede, essas pequenas lojas possuem uma grande proximidade com o cliente. Os preços são os mesmos das lojas maiores.

- As lojas menores têm uma boa rentabilidade. Até mesmo nesses pequenos espaços as compras são mensais e não semanais, já que entregamos em casa, o que agrada aos clientes. Abriremos uma pequena filial sempre que tivermos um bom espaço disponível - explica Ferreira.

Estima-se que existam mais de 10 mil mini-mercados, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em 2004, as quatro maiores redes do país detinham 40% do mercado. Em 2005, com a saída de um grupo do Brasil, a fatia se restringiu aos três grandes remanescentes - Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart).

- A saída para as grandes companhias é se aproximarem do consumidor. E o consumidor não tempo para fazer grandes compras - diz Antônio Cesar Carvalho, diretor da Acomp Consultoria e Treinamento. Ele lembra que a pesquisa Os 10 Melhores Negócios com mais chances de Sucesso em 2005, feita pela consultoria, aponta os Pequenos Mercados e Mercearias de Conveniência como o segundo segmento com mais potencial de crescimento.

 


 

Pesquisas de Mercado da ACOMP. Para mais informações - Clique Aqui !

Clique aqui e saiba mais sobre as Pesquisas de Mercado e de Satisfação de Clientes da ACOMP


Clique aqui para ver dados da Pesquisa da ACOMP para a ASSERJ: Grau de Satisfação dos Consumidores do Rio de Janeiro quanto aos Supermercados

 


 

Estudos de Viabilidade ACOMP - Clique Aqui para mais informações !

 

ACOMP Consultoria e Treinamento

Desde 1994

A única Consultoria do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line
.

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado.

• O site mais visitado por Empresários.

 

É só acessar

www.acomp.com.br

O site do Empresário !

 

 

Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !


Contrate os Serviços da ACOMP ou as Palestras do

Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.

 


 

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"

Tel. + 55 (21) 2445-5444

www.acomp.com.br - O site do Empresário !

 

© Copyright 2021 - ACOMP - Todos os direitos reservados.