|
Ano II - nº 491 - Segunda-Feira,
10 de Janeiro de 2000
Pesquisa avalia
os melhores negócios para investir em 2000
Quem não tem o sonho de comandar um negócio
próprio? A perspectiva de trabalhar por conta própria tem levado
milhares de pessoas todos os anos a se aventurarem no mundo dos
negócios. Mas, para evitar pesadelos, o futuro empresário precisa
conhecer bem o mercado e a área onde pretende atuar.
Há quatro anos, a Acomp Consultoria e Treinamento (www.acomp.com.br)
realiza uma pesquisa com empresários do Rio para identificar as
dez melhores e as dez piores áreas para quem está pensando em
abrir uma empresa. 'Falamos com 250 empresários sobre suas demandas
e ramos onde estão os maiores investimentos. Fizemos também uma
análise do cenário empresarial nacional e as tendências de mercado',
explica o consultor Antônio César Carvalho, da Acomp.
O setor de informática, com destaque para Internet ganhou com
tranqüilidade o primeiro lugar. É o ramo que mais cresce no mundo
e apresenta excelentes perspectivas no ano 2000. 'Com o fim do
risco do Bug do Milênio, as empresas que estavam segurando investimento
se preparam para injetar mais dinheiro no setor. Hoje, é impossível
imaginar uma empresa que não esteja informatizada e ligada à Internet',
avalia Antônio.
O segundo lugar na pesquisa ficou com os cafés, que operam no
conceito store in store - ligadas a redes de varejo e serviços.
Na avaliação de Antônio, a oferta de serviços de conveniência,
como o cafezinho e o lanche rápido, tem atraído cada vez mais
o consumidor. 'Os clientes identificam facilmente as redes que
estão preocupadas em oferecer conforto e dão preferência a elas.
Ganha o dono da loja, agregando serviço, e quem tem o café, se
aproveitando do fluxo intenso de pessoas', explica Antônio.
Sucesso absoluto no ramo, a Casa do Pão de Queijo, descobriu o
conceito store in store em 1997. Hoje, a rede já tem mais de 20
lojas ligadas a empresas de comércio e serviços no Rio. Gigantes
como as livrarias Saraiva e Siciliano, Lojas Americanas, Leader
Magazine e rede de cinemas UCI contam com lojinhas da Casa do
Pão de Queijo, entre 20 m² e 40 m², todas franqueadas. 'Vamos
dobrar o número de lojas este ano', aposta a gerente de operações
da empresa, Simone Viana Farah.
A concorrência no mercado de combustíveis no Brasil e a sonegação
de impostos tem dificultado a vida de quem opera posto de gasolina.
Segundo a pesquisa da Acomp, o segmento é o que apresenta as menores
chances de retorno rápido para quem quer entrar no ramo. O próprio
sindicato da categoria reconhece as dificuldades. 'Investir em
posto de gasolina é querer perder dinheiro. Está cada vez mais
difícil sobreviver neste mercado de forma honesta', avalia Odilon
Lacerda, presidente do Sindicato Varejista de Derivados de Petróleo.
'Percebemos as dificuldades quando vemos os postos oferecendo
ducha grátis para atrair a freguesia', ressalta Antônio.
O setor que aparece em terceiro lugar no ranking dos melhores
da Acomp - projetos de arquitetura - deve ser beneficiado pelas
mudanças que as empresas vêm promovendo em seus layouts internos
e externos.
'Todo mundo quer entrar no século 21 de cara nova', diz Antônio.
A moda da happy hour tem agitado o fim de tarde dos bares localizados
próximos a grandes empresas. Botequim com mesas ao ar livre é
negócio que promete no ano 2000. 'As pessoas estão fugindo de
ambientes fechados. A comida deve ser de boa qualidade para o
sucesso do empreendimento', aconselha Antônio.
Em sexto lugar no ranking dos melhores, segundo a Acomp, o segmento
de entrega a domicílio está pegando carona no crescimento do comércio
eletrônico. 'As empresas colocam os produtos à venda, mas não
têm como entregá-los. Quem presta este tipo de serviço vai crescer
muito este ano', aposta Antônio.
Crescimento é palavra que os empresários Patrick Eberherdt e Daniela
Klabin conhecem bem. Sua empresa, a Disk Cook, surgiu em 1998,
com investimento de R$ 800 mil, distribuindo alimentos produzidos
por restaurantes do Rio e de São Paulo, charutos e ingressos de
shows e peças de teatro. Hoje, já são 65 estabelecimentos cadastrados
e mais 70 tentando entrar no banco de dados da Disk Cook. A empresa
recebe cerca de 220 pedidos por dia, segundo Daniela. 'Este ano,
vamos entrar em Buenos Aires e Curitiba. Passaremos a entregar
também outros produtos', revela Daniela. A Disk Cook está preparando
também o lançamento de uma página na Internet, onde serão oferecidos
diversos produtos.
As Olimpíadas deste ano devem favorecer o segmento de marketing
esportivo e os incentivos do governo à exportação beneficiarão
este setor, na avaliação da Acomp.
Daniel Oiticica
© GAZETA
MERCANTIL
Veja
também no portal ACOMP www.acomp.com.br , na seção de Depoimentos, dezenas de outras Reportagens,
Entrevistas e Matérias sobre Negócios e Varejo, e na seção Novidades os Resultados das Pesquisas Anuais da ACOMP com os 10 Melhores Negócios para se montar, que elaboramos todos os anos.
Clique
aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
Desde 1994
• A única Consultoria
do Mundo que disponibiliza para Você,
Dicas de Negócios e mais de 20 Serviços úteis e gratuitos on-line.
•
1º site do Mundo em Marketing Cruzado.
• O site mais visitado por Empresários.
É
só acessar
www.acomp.com.br
O
site do Empresário !
Colabore
para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !
Contrate
os Serviços da ACOMP ou as Palestras
do
Eng.° e Prof. Antônio César, e indique para seus amigos e parceiros.
ACOMP
Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. + 55 (21) 2445-5444
www.acomp.com.br - O site do Empresário !
©
Copyright 2020 - ACOMP - Todos os direitos reservados.
|
|
|