Manual de Compliance - Código de Ética e Conduta

Manuais ACOMP


A ACOMP disponibiliza em janeiro 2014, mais um serviço de consultoria empresarial para seus clientes, que é a elaboração do Manual de Compliance - Código de Ética e Conduta da sua empresa ou instituição.

Para atender a Lei 12.846/2013, também chamada de Lei Anticorrupção, que entrou em vigor em 29/01/2014, é imprescindível que sua empresa ou instituição tenha uma política clara e inequívoca implantada e que possa ser comprovada, para evitar sérios riscos ao seu empreendimento, e mitigar possíveis problemas em licitações e negociações com o poder público, e em um caso extremo até mesmo reduzir as penalidades.

Em seu parágrafo único, a Lei esclarece que se aplica o disposto às sociedades empresárias e às sociedades simples, personificadas ou não, independentemente da forma de organização ou modelo societário adotado, bem como a quaisquer fundações, associações de entidades ou pessoas, ou sociedades estrangeiras, que tenham sede, filial ou representação no território brasileiro, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente.

Com as novas regras, União, Estados e Municípios têm autonomia para abrir processos contra empresas suspeitas de corromper a administração pública brasileira ou internacional, de tentar atrapalhar investigações, ou prejudicar licitações.

Compliance

As boas práticas de compliance preveem o cumprimento de exigências legais, mas também de diretrizes e políticas, especialmente as políticas de conduta e ética adotadas pelas empresas.

A legislação exige, portanto, um controle corporativo amplo e rigoroso sobre processos, inclusive com os terceirizados, representantes e parceiros, o que demanda um Manual de Compliance, um mínimo de Treinamento, e processos de auditoria interna.

Responsabilidade Objetiva - A Lei permite que as empresas sejam punidas mesmo que os donos não tenham conhecimento das irregularidades cometidas. Somada à responsabilidade conjunta de controladoras e/ou controladas, de consorciadas, bem como de sucessoras em operações de fusões e aquisições, faz com que as referidas companhias adotem medidas internas preventivas em face de possíveis atos de corrupção praticados por seus diretores e gerentes.

As punições são pesadas, poderão ser aplicadas multas de 0,1% a 20% do faturamento bruto da empresa no exercício anterior ao da instauração do processo administrativo ou, na impossibilidade da utilização desse critério, as multas poderão variar de R$ 6 mil a R$ 60 milhões.

Essas multas aplicadas na esfera administrativa, não afastam a responsabilização judicial, na esfera civil, dos agentes de tais atos de corrupção, a qual poderá resultar em perdimento dos bens, suspensão ou interdição parcial de atividades, dissolução compulsória da pessoa jurídica, o que está sendo chamado pelo mercado de "pena de morte" empresarial, proibição de receber incentivos, subsídios, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas.

O ministro Jorge Hage da Controladoria - Geral da União informou à Imprensa que "A regulamentação não é condição para a vigência da lei", ponderando que o detalhamento das regras facilita a aplicação da lei. O ministro espera que, em fevereiro, a regulamentação seja divulgada.

Os técnicos que discutem alguns pontos da regulamentação sugeriram, por exemplo, que um processo de punição deverá durar em média 180 dias e que as empresas serão obrigadas a ter código de ética e a dar transparência às doações para políticos e partidos.

A nova lei também prevê que o governo firme um acordo de leniência com as empresas que colaborarem com a investigação. Apesar de o auxílio reduzir em até dois terços o valor da multa, a empresa será obrigada a ressarcir o dano causado ao patrimônio público.

Nós desenvolvemos estes manuais e treinamentos totalmente customizados, respeitando à Lei, porém, de tal forma que possam se adequar perfeitamente à realidade de sua empresa ou instituição, e aos seus processos e operações comerciais.

Bem, vou ficar por aqui, mas se você quiser saber mais sobre O Manual de Compliance - Código de Ética e Conduta, Manuais de Normas & Procedimentos e Manuais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), além de Manuais Técnicos específicos desenvolvidos pela ACOMP, entre em contato no horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, pelo tel. (21) 2445-5444.

Cordialmente

Eng°. e Prof. Antônio César

 

Veja abaixo mais informações sobre outros Manuais elaborados pela ACOMP.

Em 2012 a ACOMP Consultoria e Treinamento lançou Novos Manuais de Normas e Procedimentos, muito importantes para o crescimento e desenvolvimento sustentado de Empresas e Instituições já estabelecidas, que pretendem se organizar e crescer. Alguns dos Clientes do Plano ACOMP já receberam ao longo deste ano, alguns destes Novos Manuais.

Até o momento, os mais solicitados foram O Manual de TI ACOMP, Manual de Tecnologia da Informação e Comunicação, que é segmentado conforme o ramo de atividade, customizado, é totalmente personalizado, conforme sua necessidade e a aplicação na sua Empresa, seja ela uma Indústria - Fábrica, Comércio - Varejo, Lojas e Redes, Distribuidora, Prestadora de Serviços, Colégio - Escola, Associação, Banco ou Escritório, e o Manual de Normas & Procedimentos - Operações.

Por que você deve ter na sua Empresa os Manuais da ACOMP ?

1- Para ter mais Segurança nas suas Operações, evitando comprometer o dia a dia do negócio com erros e falhas repetitivas, ou por vezes, críticas, e que poderiam facilmente ser evitados;

2- Os Manuais da ACOMP são totalmente customizados, e se aplicam a qualquer empresa, independentemente do ramo do negócio, das Pequenas às Grandes Empresas;

3- Para assegurar um Padrão de Serviço, Processo ou Produto;

4- Para obter Certificações posteriores, e conquistar novos e mais Clientes;

5- Para reduzir custos com Segurança;

6- Para melhorar o Resultado Operacional do Negócio como um todo;

7- Para evitar implicações Legais contra sua Empresa ou Você, por falta de conhecimento de seus Colaboradores;

8- Para Você ter mais tempo para cuidar do que é essencial ao seu Negócio, e menos problemas repetitivos;

9- Para motivar sua Equipe, que passará a saber exatamente o que fazer, e como fazer suas tarefas;

10- Para não ficar para trás no Mercado, e depois ter que gastar muito mais, sem o devido retorno do que investiu;

11 - Não há um exemplo de Média, Grande Empresa ou Multinacional que não tenha seus Manuais.


Por ser a ACOMP Consultoria e Treinamento, uma Empresa de Engenharia Consultiva, ou seja, de Consultoria Empresarial e de Engenharia, nós desenvolvemos vários tipos de Manuais muito importantes para as Empresas se estruturarem adequadamente e terem Sucesso de forma consistente e duradoura. São eles:

> Manual de Normas & Procedimentos

> Manual de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação

> Manual de Operação e Manutenção

> Manual de Treinamento

> Manuais para Franquias e Redes

> Manuais de Procedimentos Técnicos

> Manual de Segurança e Meio Ambiente

> Manuais Técnicos Específicos e sob consulta


Para obter agora mais informações sobre este e outros Serviços, visite nosso site, www.acomp.com.br nas seções Apresentação, Serviços, Treinamento, e Perguntas e Respostas.

Para ver Depoimentos de quem já contratou nossos Serviços, visite a seção Depoimentos em nosso site, e veja também mais de 250 (duzentas e cinquenta) Reportagens e Entrevistas e Artigos do Eng. e Prof. Antônio César sobre a ACOMP e seus Serviços, e aí Você vai entender porque somos Notícia - Nossos Serviços são de Qualidade superior.

Nós desenvolvemos "Soluções em Negóciós" para que as Empresas e os Executivos Brasileiros tenham Sucesso em suas atividades, o que se traduz em mais oportunidades trabalho e renda, melhorando a Economia em nosso País e a Sociedade como um todo, com Segurança, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e respeito ao Meio Ambiente.

Outro diferencial relevante - Nossos Serviços são acessíveis às Pequenas Empresas.

Mais informações podem ser obtidas pelo Tel. (21) 2445-5444, no horário comercial, de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas.

Fique com Deus, e sucesso em suas atividades !

Cordialmente

Eng°. e Prof. Antônio César


Colabore para que possamos ampliar as
Dicas de Negócios gratuitas do portal ACOMP !



Indique a ACOMP para seus amigos e parceiros !

www.acomp.com.br

O site do Empresário !


 

ACOMP Consultoria e Treinamento

• A Primeira e Única Consultoria do Mundo que
disponibiliza
mais de 20 Serviços Úteis e Gratuitos On-line

 

www.acomp.com.br

• 1º site do Mundo em Marketing Cruzado

• O site mais visitado por Empresários do Rio de Janeiro

 

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
“Soluções em Negócios”
Tel. + 55 (21) 2445-5444
www.acomp.com.br - O site do Empresário
!

 

 


© Copyright 2017 - ACOMP - Todos os direitos reservados.