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Sexta-feira, 16
de Março de 2001
Jornal
do Lojista
Preciso
de férias !
Rotina estressante é motivo suficiente
para fazer o lojista parar
Débora Oliveira
Dedicação de até 15 horas por dia, sete dias da semana, 365 dias por ano.
Esta é a rotina de quase todo pequeno lojista. Uma realidade onde férias
é apenas um sonho bom. Preparar um gerente para assumir a coordenação
do negócio, aproveitar feiras e congressos para se afastar, fazer viagens
curtas, para cidades próximas ao ponto-de-venda, são algumas das formas
de driblar a falta de tempo e garantir uma vida mais saudável.
Não é difícil encontrar comerciante que nem se lembra mais quando foram
as últimas férias. Proprietário da Casas & Festas, Nir Gershony, precisa
parar para pensar antes de responder. "A loja tem três anos. Há pelo menos
quatro anos e meio não tenho alguns dias de descanso", conta, admitindo
que o principal obstáculo para sua ausência é a falta de alguém preparado
para assumir suas funções.
Um mal sinal, segundo o consultor de varejo da Acomp Consultoria e Treinamento
- que tem a Sendas entre seus clientes -, Antônio César Carvalho de Oliveira.
"Quando o empresário não tem quem o substitua mostra que há falha na administração.
O lojista deve ter alguém a quem possa delegar poderes, até para casos
de ausência por doença", explica.
Sem este cuidado, Gershony usa as feiras e congressos para descansar,
apesar de estar sempre ligado à loja. "O que posso ter como dono do negócio
é um almoço mais longo, uma folga no sábado ou aproveitar as viagens a
trabalho para passear nas horas livres", conta o proprietário da Casas
& Festas. Já a dona da Pano Profano, de moda feminina, Eilá Szafran, usa
os feriados prolongados para relaxar.
- Mais de dez dias de folga, apesar de trabalhar todos os dias por cerca
de 12 horas, nem pensar. Para ficar afastada por três ou quatro dias tenho
que trabalhar em dobro, deixando tudo esquematizado - afirma Eilá, que
conseguiu vencer o hábito de levar trabalho para casa. Uma atitude que
beneficiará também a família do lojista, segundo a consultora de varejo
do Sebrae-RJ, Eliane Martins. "É preciso ter algum tempo para passear
com os filhos, por exemplo", afirma Eliane.
O tempo de afastamento da loja dependerá da realidade de cada lojista,
mas o consultor da Acomp aconselha que os tradicionais 30 dias sejam divididos
em duas, três ou quatro vezes por ano.
"Assim, o lojista descansa sem se sentir culpado por estar longe do trabalho",
afirma, acrescentando que viagens para cidades próximas podem ser a saída.
O consultor da Acomp alerta que forçar férias prolongadas pode ter efeito
inverso sobre o empresário.
- Ele acaba ficando estressado porque está afastado da loja e nunca vai
conseguir relaxar - completa Oliveira. Já a consultora do Sebrae-RJ acredita
que o número de dias dependerá da personalidade de cada lojista. "É como
o tempo que cada um precisa, por dia, para dormir. Para alguns, bastam
seis horas; outros necessitam de oito".
A consultora do Sebrae-RJ lembra, ainda, que lojista precisa de tempo
livre não só para recuperar as energias como também para ter novas idéias
para a loja. "O estresse é muito grande e, se o empresário não se permite
parar por alguns dias, pode ter problemas de saúde e nunca conseguirá
pensar a loja de fora", diz a consultora do Sebrae/RJ. O ócio pode ser
celeiro de novos produtos, serviços e estratégias administrativas, e,
certamente, fonte de saúde.
PROGRAME O DESCANSO...
• Prepare um gerente ou supervisor para que ele seja capaz de assumir
as suas responsabilidades.
• Divida os tradicionais 30 dias em duas, três ou até quatro vezes por
ano, o que vai evitar a preocupação com a loja por causa de uma ausência
longa e permitirá melhor relaxamento.
• Use feriados prolongados para descansar, sem levar trabalho para casa.
• Faça pequenas viagens, de três a cinco dias, para cidades próximas ao
local onde está a loja.
• Aproveite também para passear ao visitar feiras ou congressos. Não haverá
culpa por estar longe do trabalho e a diversão pode acontecer nos momentos
livres.
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