Quarta-feira, 06 de junho de 2007.


Varejo comemora o Dia do Meio Ambiente

Consultores, no entanto, recomendam não ignorar Dia dos Namorados, realizado na próxima semana


Renata Leite

O meio ambiente está na pauta de grandes empresas, de jornais e também do varejo. Este último setor, que costuma aproveitar ao máximo datas comemorativas para as vendas, acrescentou ao calendário o Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira. Mesmo estando às vésperas do Dia dos Namorados, shoppinaquecergs reservaram espaços para eventos que remetem à importância da biodiversidade e da sustentabilidade, e lojistas prepararam promoções e itens especiais para a data.

Marlene Mattos, que assumiu no último mês a Direção de Marketing do Barra Garden, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, foi radical. Deixou de lado as referências ao Dia dos Namorados e às festas juninas para realizar a Semana da Ecologia no shopping. "Não poderia atropelar essa data tão importante, que tem inclusive uma função didática", justifica a executiva. A programação ecológica terá a exibição de filmes, como Tainá e o documentário Estamira, exposições e oficinas. Tudo gratuito, com o pedido de doação de 1 quilo de alimento não perecível. Aulas de tai chi chuan, ioga e alongamento terão início nesta semana, mas irão se tornar freqüentes.

Para o Dia dos Namorados, a diretora prevê a campanha "É tempo de cuidados", que, embora já estampe alguns busdoors, só deve ter início na segunda-feira, véspera da data. Marlene não considera a estratégia perigosa. "Percebo a oferta de informação de qualidade como uma chance de fidelizar esses clientes", avalia.

Já Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria, não concorda com a diretora. Para ele, uma data forte como o Dia dos Namorados só pode ser deixada em segundo plano caso o segmento de atuação do varejista não se beneficie em nada com a comemoração, como vendedores de produtos agrícolas, ou fornecedores navais. O consultor não aconselha nem mesmo a comemoração das duas datas simultaneamente, pois pode causar uma confusão para os consumidores, a não ser que seja feita com muito cuidado e harmonia.

COMUNIDADE. Oliveira acredita ser mais eficiente abordar questões de meio ambiente em campanhas durante o ano inteiro, pois essas ações estão relacionadas à imagem da empresa e não diretamente ao aumento de fluxo em determinadas épocas. "É preciso realizar ações de relacionamento com a comunidade e responsabilidade social, mais do que comemorar uma data festiva", explica.

O Jóia Brasil, evento paralelo ao Fashion Rio, semana de moda carioca que termina na sexta-feira, incorporou conceitos de sustentabilidade em todas as suas edições, que trouxeram elementos naturais em muitos dos itens reunidos. O projeto reuniu peças de 39 designers, que foram expostos no Museu de Arte Moderna (MAM) no encontro da moda deste ano. Entre as vantagens apontadas por Anna Clara Herrmann, organizadora e curadora do Jóia Brasil, de se assumir como bandeira o incentivo ao uso de materiais orgânicos no projeto estão o barateamento dos itens, a aproximação ao cotidiano dos consumidores e a maior facilidade de uso no dia-a-dia.

"Serve ainda como alerta da necessidade de preservação para que as próprias pedras preciosas continuem existindo", complementa Anna Clara. Este ano, o Jóia Brasil expôs suas peças em parceria com a Jóia Carioca, projeto do Sebrae para aproximar as grifes de modas das joalherias, suscitando coleções conjuntas. A proposta d estes fabricantes é também mencionar aspectos do meio ambiente. Tanto a decoração do espaço quanto os materiais utilizados vão destacar a importância da preservação da natureza com madeiras e couros ecológicos, vídeos-arte e iluminação especial que mostram elementos lembrando o aquecimento global, a era glacial, as florestas e a água.

Os empreendimentos relacionados diretamente ao meio ambiente não poderiam deixar de aproveitar a data. O restaurante Vegetariano Social Clube, localizado no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, lançou nesta semana sete sucos especiais. Cada um deles possui propriedades especiais que garantem sensações de bem-estar e saúde. "Tenho o costume de aproveitar datas que não são tão tradicionais, como o Dia do Amigo, o ano novo judaico e o ano novo hindu. É uma forma de chamar atenção para o restaurante, que é vegetariano, mas está inserido em contextos diversos", afirma Michel Mekler, sócio do empreendimento.

EMPREENDIMENTOS VERDES. Mekler garante que o restaurante tem preocupações com o meio ambiente durante o ano todo, especialmente com o descarte de resíduos. "Temos uma máquina que tira todo o metal pesado da água antes de ela ser eliminada", exemplifica. Apesar do envolvimento maior com a Semana do Meio Ambiente, em função do nicho de atuação do negócio, o Dia dos Namorados não passará em branco. "Estamos lançando um suco afrodisíaco", afirma.

O Mundo Verde tem menção ao meio ambiente até no nome e, por isso, também preparou ações especiais em comemoração a data. Nos dias 4, 5 e 6 de junho, a empresa levou o projeto "Mundo do Faz de Conta" a sete instituições assistencialistas que trabalham com crianças, falando do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A contadora de histórias Tia Dulce abordou temas como cidadania, ecologia, alimentação natural, solidariedade e responsabilidade social, de uma maneira lúdica e divertida.

------------------------------------------------------------

NOTA da ACOMP:

Conheça nossos Serviços de Planejamento Estratégico de Marketing, e as Palestras da ACOMP Consultoria e Treinamento.

Clique aqui para saber como o PLANO ACOMP Shopping pode ajudar seu Shopping Center ou sua Rede de Lojas, a ser um Sucesso

Consulte-nos. Tel. (21) 2445-5444.

 

Para mais informações, Clique Aqui !

 

 

Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP

 

ACOMP Consultoria e Treinamento
"Soluções em Negócios"
Tel. 55 (21) 2445-5444 / 9676-9040

www.acomp.com.br - O site do Empresário !