Quarta-feira, 06 de junho de 2007. Varejo comemora o Dia do Meio Ambiente Consultores, no entanto, recomendam não ignorar Dia dos Namorados, realizado na próxima semana
O
meio ambiente está na pauta de grandes empresas, de jornais e também
do varejo. Este último setor, que costuma aproveitar ao máximo
datas comemorativas para as vendas, acrescentou ao calendário o
Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira. Mesmo estando
às vésperas do Dia dos Namorados, shoppinaquecergs reservaram
espaços para eventos que remetem à importância da
biodiversidade e da sustentabilidade, e lojistas prepararam promoções
e itens especiais para a data. Marlene Mattos, que assumiu no último mês a Direção de Marketing do Barra Garden, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, foi radical. Deixou de lado as referências ao Dia dos Namorados e às festas juninas para realizar a Semana da Ecologia no shopping. "Não poderia atropelar essa data tão importante, que tem inclusive uma função didática", justifica a executiva. A programação ecológica terá a exibição de filmes, como Tainá e o documentário Estamira, exposições e oficinas. Tudo gratuito, com o pedido de doação de 1 quilo de alimento não perecível. Aulas de tai chi chuan, ioga e alongamento terão início nesta semana, mas irão se tornar freqüentes. Para o Dia dos Namorados, a diretora prevê a campanha "É tempo de cuidados", que, embora já estampe alguns busdoors, só deve ter início na segunda-feira, véspera da data. Marlene não considera a estratégia perigosa. "Percebo a oferta de informação de qualidade como uma chance de fidelizar esses clientes", avalia. Já Antônio Cesar Carvalho de Oliveira, da Acomp Consultoria, não concorda com a diretora. Para ele, uma data forte como o Dia dos Namorados só pode ser deixada em segundo plano caso o segmento de atuação do varejista não se beneficie em nada com a comemoração, como vendedores de produtos agrícolas, ou fornecedores navais. O consultor não aconselha nem mesmo a comemoração das duas datas simultaneamente, pois pode causar uma confusão para os consumidores, a não ser que seja feita com muito cuidado e harmonia. COMUNIDADE. Oliveira acredita ser mais eficiente abordar questões de meio ambiente em campanhas durante o ano inteiro, pois essas ações estão relacionadas à imagem da empresa e não diretamente ao aumento de fluxo em determinadas épocas. "É preciso realizar ações de relacionamento com a comunidade e responsabilidade social, mais do que comemorar uma data festiva", explica. O Jóia Brasil, evento paralelo ao Fashion Rio, semana de moda carioca que termina na sexta-feira, incorporou conceitos de sustentabilidade em todas as suas edições, que trouxeram elementos naturais em muitos dos itens reunidos. O projeto reuniu peças de 39 designers, que foram expostos no Museu de Arte Moderna (MAM) no encontro da moda deste ano. Entre as vantagens apontadas por Anna Clara Herrmann, organizadora e curadora do Jóia Brasil, de se assumir como bandeira o incentivo ao uso de materiais orgânicos no projeto estão o barateamento dos itens, a aproximação ao cotidiano dos consumidores e a maior facilidade de uso no dia-a-dia. "Serve
ainda como alerta da necessidade de preservação para que
as próprias pedras preciosas continuem existindo", complementa
Anna Clara. Este ano, o Jóia Brasil expôs suas peças
em parceria com a Jóia Carioca, projeto do Sebrae para aproximar
as grifes de modas das joalherias, suscitando coleções conjuntas.
A proposta d estes fabricantes é também mencionar aspectos
do meio ambiente. Tanto a decoração do espaço quanto
os materiais utilizados vão destacar a importância da preservação
da natureza com madeiras e couros ecológicos, vídeos-arte
e iluminação especial que mostram elementos lembrando o
aquecimento global, a era glacial, as florestas e a água. Os empreendimentos relacionados diretamente ao meio ambiente não poderiam deixar de aproveitar a data. O restaurante Vegetariano Social Clube, localizado no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, lançou nesta semana sete sucos especiais. Cada um deles possui propriedades especiais que garantem sensações de bem-estar e saúde. "Tenho o costume de aproveitar datas que não são tão tradicionais, como o Dia do Amigo, o ano novo judaico e o ano novo hindu. É uma forma de chamar atenção para o restaurante, que é vegetariano, mas está inserido em contextos diversos", afirma Michel Mekler, sócio do empreendimento. EMPREENDIMENTOS
VERDES. Mekler garante que o restaurante tem preocupações
com o meio ambiente durante o ano todo, especialmente com o descarte de
resíduos. "Temos uma máquina que tira todo o metal
pesado da água antes de ela ser eliminada", exemplifica. Apesar
do envolvimento maior com a Semana do Meio Ambiente, em função
do nicho de atuação do negócio, o Dia dos Namorados
não passará em branco. "Estamos lançando um
suco afrodisíaco", afirma. O
Mundo Verde tem menção ao meio ambiente até no nome
e, por isso, também preparou ações especiais em comemoração
a data. Nos dias 4, 5 e 6 de junho, a empresa levou o projeto "Mundo
do Faz de Conta" a sete instituições assistencialistas
que trabalham com crianças, falando do Dia Mundial do Meio Ambiente
(5 de junho). A contadora de histórias Tia Dulce abordou temas
como cidadania, ecologia, alimentação natural, solidariedade
e responsabilidade social, de uma maneira lúdica e divertida. ------------------------------------------------------------
NOTA da ACOMP: Conheça nossos Serviços de Planejamento Estratégico de Marketing, e as Palestras da ACOMP Consultoria e Treinamento. Consulte-nos. Tel. (21) 2445-5444.
Clique aqui para conhecer os Serviços da ACOMP
ACOMP
Consultoria e Treinamento
|